Descubra como fazer uma análise de custos

como fazer uma análise de custos

Descubra como fazer uma análise de custos

Descubra um passo a passo para fazer uma análise de custos eficiente e veja quais são os benefícios para sua empresa.

 

A boa gestão financeira de uma empresa é imprescindível para a saúde da organização.

Nesse sentido, podemos entender a importância da análise de custos, que pode trazer uma visão mais concreta de como as finanças da empresa se comportam.

Devido à sua complexidade, essa análise é um problema para grandes e pequenas empresas.

Por isso, no post de hoje, vamos te mostrar, passo a passo, como desenvolvê-la.

 

Conceitos importantes da análise de custos

Antes de explicarmos como é a análise de custos, precisamos esclarecer alguns conceitos importantes sobre esse assunto.

Primeiro, vamos falar sobre os dois tipos de custos que toda empresa possui:

  • Custos fixos: são aqueles que não variam conforme a produção ou venda da empresa. Alguns exemplos são aluguel, limpeza e internet;
  • Custos variáveis: são os que variam conforme a produção ou venda da empresa. Exemplos são matéria-prima, embalagens, comissão de vendedores e material de impressão.

Além dessa classificação, existe outra que também é importante:

  • Custo direto: relacionado diretamente à atividade da empresa, como matéria-prima;
  • Custo indireto: relacionado indiretamente, como energia elétrica ou internet.

 

Como funciona a análise de custos?

A análise de custos é feita com o levantamento de todos os custos envolvidos na produção de bens ou serviços.

Ou seja, quanto você gasta para oferecer seus produtos ou serviços ao seu cliente?

Esses custos são diferentes dependendo do tipo de atividade da empresa.

Se você fabrica um produto, terá custos diferentes de quem somente o vende, que terá custos diferentes de alguém que oferece um serviço.

Assim, a análise de custos de um fabricante de roupas é muito diferente da de um advogado, por exemplo.

Além disso, os indicadores de eficiência também podem ser diferentes, uma vez que um advogado não fabrica nada, da mesma forma que um vendedor não tem que arcar com custos de documentação judicial.

Após fazer o levantamento dos custos, começa uma gestão focada em métodos de custeio da empresa.

Veja, abaixo, um passo a passo para fazer a gestão de custos.

 

1 – Defina o objetivo da análise

Embora o principal objetivo seja, geralmente, demonstrar se você tem mais ganhos do que perdas, ele nem sempre é o único.

Busque identificar quais são os objetivos da sua análise de custos para poder realizá-la da melhor forma possível.

Entre esses objetivos, podem estar, por exemplo:

  • Identificar os maiores custos da empresa;
  • Melhorar o processo de tomada de decisão;
  • Entender o melhor momento para investir;
  • Criar um planejamento de liquidação de dívidas.

 

2 – Crie métricas de análise

É impossível entender um custo que não pode ser mensurado. Dessa forma, você precisa de referências para entender se determinado custo está satisfatório, acima ou abaixo da expectativa.

A gestão de custos envolve todas as áreas da empresa. Não ter indicadores torna a análise muito vaga.

Portanto, crie padrões para determinar se os resultados precisam melhorar ou não.

Alguns exemplos são custos fixos X custos variáveis, liquidez e margem de lucro.

 

3 – Saiba onde estão seus recursos

Para conseguir reconhecer todos os custos da empresa e fazer algo com eles, é necessário, primeiro, entender onde eles estão.

A empresa deve ter uma visão panorâmica de todo o negócio, identificando quais são e onde estão os custos.

Assim, torna-se possível encontrar aqueles que não agregam valor ao produto ou serviço.

Uma vez encontrados, eles podem ser ajustados ou eliminados, de acordo com o objetivo da empresa.

 

4 – Defina o método de custeio

O método de custeio é a forma como você vai realizar a análise de custos.

Existem diferentes métodos e a escolha de um deles vai depender da estruturação da sua empresa.

Independentemente de qual for o escolhido, você precisa ter um banco de dados de indicadores bastante sólido, além do conhecimento geral de custos.

As três metodologias mais comuns utilizadas são:

  • Custeio por absorção: identifica todos os custos envolvidos na produção de um produto ou serviço, sendo eles fixos, variáveis, diretos e indiretos;
  • Custeio direto ou variável: considera somente os custos diretos de produção em um determinado período. O objetivo é separar com clareza os custos entre fixos e variáveis;
  • Custeio baseado em atividades: também conhecido como método ABC, este método considera separadamente várias atividades da empresa, identificando os custos envolvidos em cada uma.

 

Quais as vantagens de fazer uma boa análise de custos?

A análise de custos feita da forma correta consegue trazer inúmeros benefícios à empresa. Abaixo, listamos os principais.

 

1 – Classificação dos custos

Com a análise, a empresa consegue ter uma classificação bastante precisa dos custos de cada setor.

Dessa forma, todas as informações levantadas se tornam mais claras. Os custos são mais facilmente identificados e analisados, e a identificação de falhas fica muito mais clara.

 

2 – Precisão de dados

A análise também permite aumentar a precisão dos dados levantados. Assim, os indicadores da empresa se tornam mais eficientes.

Isso melhora a capacidade de identificar ameaças e oportunidades. Além disso, com mais precisão nos indicadores, planos de ação podem ser criados e utilizados com maior facilidade.

 

3 – Agilidade no diagnóstico financeiro

A organização dos custos traz mais agilidade no diagnóstico financeiro, o que permite tomadas de decisões mais ágeis para resolver problemas.

Com isso, se obtém uma expressiva diminuição de perdas, tanto financeiras quanto humanas e físicas.

 

4 – Alocação de recursos

Finalmente, a empresa consegue encontrar algum critério de rateio de recursos, alocando-os de maneira mais inteligente e em prol do desenvolvimento dos negócios.

Essa gestão de recursos mais eficiente e embasada leva a um melhor funcionamento e rendimento da empresa.

 

E agora que você já sabe como fazer uma análise de custos, veja também esses outros assuntos importantes que vão ajudar a otimizar a gestão da sua empresa:

  1. 7 Formas de reduzir custos na empresa
  2. Os benefícios de levar minha empresa para um coworking corporativo
  3. Como otimizar processos e economizar tempo nos negócios?

 

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