Rotina de Trabalho: 9 dicas para ter mais conforto

Mulher, em sua rotina de trabalho, sentada em frente ao computador, alonga os braços e as costas.

Rotina de Trabalho: 9 dicas para ter mais conforto

Ter uma rotina de trabalho é fundamental para gerenciar o tempo corretamente e conseguir realizar todas as tarefas diárias que envolvem as obrigações ocupacionais.

No entanto, muitos profissionais não conseguem organizar sua rotina de trabalho da maneira que deveriam.

Assim, acabam prejudicando não somente a vida pessoal, como a vida profissional, uma vez que a inexistência de bons hábitos no trabalho causa redução da produtividade.

Felizmente, existem algumas dicas que podem ser adotadas no dia a dia, visando uma melhora na gestão do tempo e, consequentemente, horários de trabalho mais adequados.

Confira, a seguir, 9 dicas para ter uma boa rotina bem estabelecida e conseguir ter equilíbrio em todas as áreas da sua vida!

1- Organize os Horários de Expediente

Esta dica é essencial para evitar horários de trabalho descompensados. Atualmente, muitas atividades permitem ter uma jornada mais flexível.

Contudo, na prática, tal comodidade está contribuindo para o surgimento de um novo problema: a falta de organização dos horários.

É comum encontrar profissionais que trabalham um número de horas mínimas num dia e no dia seguinte precisam correr para dar conta das obrigações atrasadas, resultando em acúmulo de tarefas.

Nesse sentido, é essencial estabelecer o horário de entrada e saída do trabalho, ou seja, procure começar e terminar as atividades sempre no mesmo horário.

2- Gerencie o Trabalho Home Office

Fazer o gerenciamento de rotina no trabalho home office tem muitos benefícios, como a economia de tempo com deslocamento e a maior liberdade na condução das obrigações, por exemplo.

Porém, quem trabalha em casa tem certa dificuldade na hora de separar o trabalho doméstico do trabalho remunerado.

Esta dificuldade é um dos fatores que tem contribuído para o aumento dos casos de Síndrome de Burnout, doença caracterizada pela sobrecarga física e mental, relacionada ou não ao trabalho.

Como o regime home office é realizado no mesmo ambiente que se vive, é preciso fazer tudo de forma muito disciplinada!

De tal modo, é indicado que as atividades profissionais, nesse contexto, sejam realizadas de maneira isolada. Isto é, jamais tente realizar várias obrigações diferentes ao mesmo tempo.

3- Adote Soluções Práticas

Agendas, aplicativos, planilhas de obrigações e cronograma de tarefas futuras são ótimas estratégias para ter mais conforto na rotina de trabalho.

No dia a dia, tais alternativas facilitam o entendimento de quais atividades devem ser tratadas como prioridade e quais podem ser deixadas para depois.

Além disso, o planejamento de trabalho é muito importante no cumprimento de prazos, evitando atrasos em tarefas que precisam ser feitas e entregues rapidamente.

Se você gosta de soluções tecnológicas, aplicativos como o Google Agenda, Notion, Monday e o Trello são de grande ajuda. 

4- Faça Pausas e Evite os Excessos

Você tem feito pausas entre uma atividade e outra?

Pois saiba que um estudo da Microsoft apontou que muitas reuniões em sequência contribuem muito para a fadiga mental.

Enquanto isso, a realização de pequenas pausas de 5 a 10 minutos consegue manter os níveis de estresse mais estáveis e controlados. 

Então, é de suma importância não exagerar no número de reuniões diárias, assim como procurar fazer várias pausas ao longo do dia, principalmente no modelo de trabalho remoto.

Não se esqueça de incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo, pois a incidência de fadiga mental influencia até mesmo no trabalho em equipe.

5- Garanta uma Postura Ergonômica 

Uma das negligências mais comuns de quem trabalha sentado é a falta de postura adequada. Os cuidados ergonômicos não devem ser menosprezados em nenhuma hipótese.

Atualmente, as lesões músculo-esqueléticas, dores nas costas e as lesões por esforço repetitivo (LER) já são uma das 3 principais causas de afastamento no trabalho.

Dados como estes apenas demonstram porque é tão importante adotar uma postura correta.

Procure sentar-se de forma reta e evite trabalhar deitado na cama ou em mesas e cadeiras desconfortáveis. Equipamentos de escritório ergonômicos também podem ajudar no processo e já estão acessíveis para grande parte da população.

6- Realize uma Tarefa de Cada Vez 

O acúmulo de tarefas simultâneas acaba potencializando as chances de construir uma má rotina de trabalho, comprometendo as habilidades técnicas e a qualidade na execução das tarefas.

Em algumas situações, quanto mais projetos são desenvolvidos, melhor é para o crescimento profissional. Todavia, procure fazer isso de uma forma inteligente e alcançável. Para tanto, procure trabalhar em um projeto de cada vez.

Lembre-se que a qualidade do trabalho é um dos principais aspectos para a fidelização de clientes.

7- Alimente-se Bem e Descanse

É necessário respeitar o tempo do seu corpo quanto às suas necessidades básicas e fisiológicas. Assim sendo, o horário de café e do almoço não podem ser trocados por nenhum outro afazer profissional.

Não existe um profissional que consegue executar um bom serviço sem respeitar os limites físicos e as necessidades primordiais.

Então, para manter uma rotina de trabalho confortável e equilibrada, não deixe de cuidar dessas questões.

De acordo com as normas regulamentadoras, o horário para almoço deve ser de 60 a 120 minutos para uma jornada diária acima de 6 horas por dia.

Se a carga horária for menor que essa, deve existir um intervalo mínimo de 15 minutos no meio do expediente.

8- Cuide da sua Comunicação 

Ter uma boa rotina de trabalho demanda algumas habilidades de comunicação, pois o desalinhamento entre a equipe (ou a família, no caso do home office) pode causar retrabalho e até a perda de clientes.

Dessa maneira, a comunicação que acontece entre os colegas de trabalho, nas dependências do escritório, ou em casa, deve ser clara e objetiva. Nada de ficar deduzindo que as outras pessoas já sabem do que você precisa.

Além disso, seja cordial e atencioso, demonstrando conhecimento e preocupação em resolver os problemas dos envolvidos.

9- Conte com o MyCW

Redução de custos, localização privilegiada e a facilidade de fazer networking são apenas algumas das principais vantagens de trabalhar no MyCW.

Aqui, você consegue ter uma rotina de trabalho saudável, confortável e produtiva, com móveis ergonômicos, infraestrutura adequada e um espaço para descanso físico e mental.

Como se não bastasse, você ainda tem serviços exclusivos, como telefonia e atendimento personalizado, secretária virtual, gestão de correspondências e salas privativas.

O MyCW está localizado na capital paulista, coração do Brasil, e há 13 anos vem desenvolvendo e aperfeiçoando a melhor gestão em escritórios compartilhados que você já viu.

Portanto, invista em uma rotina de trabalho satisfatória com a ajuda de um dos maiores espaços de coworking do País.

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