Três colegas de trabalho, dois homens e uma mulher, conversam em um coffee break na empresa.

O que é e por que fazer Networking Interno?

O networking é uma estratégia de desenvolvimento importante para empresas de todos os portes, mas ele não precisa ser somente externo. O networking interno também existe, servindo para estreitar relações. 

Manter uma rede de contatos é fundamental quando se trata de relacionamentos comerciais, mas é ainda mais importante manter uma equipe entrosada e unida. 

Neste post, você vai entender melhor como esses laços podem ser fortalecidos dentro da empresa.

O que é o Networking?

O networking é um conceito que visa a criação de uma rede de contatos para trocas profissionais. Isso não diz respeito a trocas físicas, mas sim de conhecimento, vivência e estratégias de negócio. 

Geralmente, um networking externo trabalha no modelo business to business, onde ambos os lados são beneficiados. Mas, ao contrário do modelo comercial, este não possui relações financeiras. 

O networking é como uma troca de experiências e conselhos entre empresas parceiras, que acontece a fim de agregar valor e experiência a cada uma delas. 

Essa estratégia é muito utilizada por empresas de sucesso, permitindo que estejam sempre cientes das atualizações do mercado e dos novos métodos que surgem, bem como suas aplicações. 

A importância do networking para as empresas é notável, influenciando na velocidade com a qual crescem e se tornam grandes competidoras no mundo corporativo. 

E o que é o Networking Interno?

O networking interno, por sua vez, é o modelo no qual essas trocas são feitas dentro da própria empresa, entre os seus colaboradores. 

Elas permitem que as relações entre os profissionais de uma mesma organização sejam consolidadas. Pensando em um trabalho em equipe, ter esse tipo de conexão é uma excelente opção!

O networking interno pode ser feito de forma espontânea, como em coffee breaks, ou então organizada pela empresa, como no caso de eventos específicos e meetings. 

Esse tipo de troca entre os colaboradores da instituição promove uma gestão mais homogênea, onde todos são capazes de influenciar na forma como o negócio é administrado e em suas atividades. 

Além disso, o networking interno permite aos funcionários expressarem aquilo que desejam e pensam sobre a instituição onde trabalham. Dessa forma, podem ajudar a melhorar processos e resultados. 

O networking interno não precisa, necessariamente, ser presencial. Ele também pode ser feito no formato online, através de redes sociais, sites e blogs direcionados aos colaboradores.

Em casos de trabalhos em coworking, essa é a alternativa mais aplicada para garantir uma rede de contatos interna eficiente. 

Para que serve o Networking Interno?

Além de fornecer uma troca de conhecimentos, o networking interno também agrega valor às tarefas exercidas pelos colaboradores. 

Isso porque, a sua contribuição para com a empresa passa a ser muito mais do que a sua ocupação profissional, ou seja, as relações se tornam mais firmes e os funcionários se aproximam. 

Outra funcionalidade dessa ferramenta é garantir uma troca em formato de feedback, onde os próprios trabalhadores avaliam a empresa, dizendo o que funciona bem e o que não funciona. 

Por fim, o networking interno também exerce a mesma função do networking externo. Isto é, promove compartilhamento de conhecimento e abertura a oportunidades para a empresa em todos os âmbitos. 

3 Motivos para aderir ao Networking Interno 

Já vimos um pouco do que é o networking interno e para que ele serve, certo? Então, agora podemos citar motivos que devem ser considerados para aderir a essa estratégia. 

Veja:

1. Feedback

O feedback interno possui um valor imensurável dentro de um negócio! Ninguém conhece melhor a funcionalidade e efetividade de um trabalho do que quem o faz todos os dias. 

Portanto, um dos motivos para a adoção dessa rede de contatos internos é justamente obter esse retorno tão importante de forma direcionada. 

Quando se trata de uma boa gestão, um bom feedback faz toda a diferença!

2. Satisfação 

Os colaboradores gostam de ser ouvidos e gostam de ver as suas sugestões e reclamações serem resolvidas. Sendo assim, a satisfação interna que o networking promove é excepcional!

Funcionários satisfeitos tendem a produzir mais e, produzindo mais, a empresa também melhora seus resultados. 

3. Novas ideias

Existem mentes brilhantes e inventivas em qualquer lugar. Dentro da sua empresa, não é diferente e, com certeza, muitos talentos estão presentes!

O networking interno permite que ideias e insights surjam ou ganhem voz e destaque.

Essas sugestões podem ser exatamente o que a empresa precisa naquele momento para solucionar um problema ou aumentar seu rendimento.

Por fim, se você está à procura de estratégias que te ajudem a fazer um bom networking, leve seu time para o MyCW Coworking, o lugar perfeito para trocar experiências e alavancar o sucesso do seu negócio!

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