6 Hábitos saudáveis no ambiente de trabalho

hábitos saudáveis no ambiente de trabalho

6 Hábitos saudáveis no ambiente de trabalho

Veja, no post de hoje, 6 hábitos saudáveis no ambiente de trabalho que podem melhorar muito sua vida e a dos seus colegas.

 

A qualidade de vida na rotina de trabalho é cada vez mais importante para garantir bons resultados.

Pensando dessa forma, o primeiro passo é garantir o bem-estar no dia a dia, com simples atitudes que podem nos dar uma vida mais saudável.

Seja em home office ou alocado na empresa, as dicas de hoje vão ajudar a alcançar o bem-estar na vida profissional.

 

6 Dicas para hábitos saudáveis no ambiente de trabalho

1 – Evite o sedentarismo

É muito comum passarmos o dia inteiro sentados em frente ao computador, mas isso é ruim para nossa saúde.

Várias doenças ocupacionais surgem a partir do sedentarismo, especialmente se o profissional não pratica nenhuma atividade física fora do trabalho.

Então, a primeira dica de bons hábitos para ter no ambiente de trabalho é levantar de vez em quando, dar uma volta na empresa, nem que seja para pegar um café ou uma água.

Se possível, tente sair e respirar ar fresco. Diversas empresas já possuem acompanhamento para a prática de ginástica laboral, mas se a sua não tem, então faça isso por si mesmo!

 

2 – Não dissemine o estresse

Estresse no ambiente de trabalho é algo comum e que pode surgir em qualquer empresa ou função.

Entretanto, é essencial que você saiba como controlar os seus impulsos e emoções para não disseminar e espalhar essa energia.

Quando estamos estressados, uma palavra errada ou uma entonação atravessada pode comprometer relações, projetos, vendas e até carreiras inteiras.

Então, mesmo que você esteja em um dia estressante, tente não espalhar isso para quem está ao seu lado.

Seja gentil com as pessoas, como você gostaria que elas fossem com você.

 

3 – Hidrate-se e alimente-se bem

No dia a dia, em meio à correria, é comum que nos esqueçamos de beber água entre uma tarefa e outra.

Entretanto, é fundamental nos hidratarmos para manter não apenas a saúde, mas também a produtividade e o bem-estar.

Uma boa dica é deixar um copo d’água ou uma garrafinha na sua mesa de trabalho, ao lado do computador.

Isso vai te lembrar de beber água mais frequentemente.

Além disso, certifique-se de não comer alimentos muito pesados na hora do almoço, pois eles te dão sono e deixam seu metabolismo lento.

Dê preferência a uma alimentação bem balanceada e sem exageros.

 

4 – Faça as coisas com calma

Por mais que você tenha um mundo de trabalho para entregar em um só dia, não vale a pena correr com suas tarefas.

Isso tem vários motivos:

  • A qualidade do trabalho fica prejudicada;
  • O resultado é inferior ao esperado;
  • Você atrapalha seus colegas;
  • Clientes e parceiros se sentem incomodados;
  • Aumentam as chances de erros e, assim, de retrabalho.

Portanto, compensa muito mais realizar cada tarefa com calma, focando apenas em uma coisa de cada vez.

Peça para que seus gestores entendam que você está dando o melhor de si, mas que precisa fazer suas atividades com calma se quiser garantir a qualidade do trabalho.

 

5 – Atente-se à ergonomia

Um dos fatores mais importantes, tanto nas empresas quanto em home office, é a ergonomia.

Infelizmente, muitas pessoas não prestam atenção a ela e acabam tendo dores, problemas de coluna e até mesmo sendo afastadas do trabalho.

A ergonomia é a disciplina científica que estuda a relação entre o ser humano e os elementos que ele utiliza.

Certifique-se de que a sua cadeira possui todos os ajustes necessários para se adaptar ao seu corpo, e de que sua mesa está na altura correta para manter o topo do monitor na altura dos seus olhos.

Além disso, seus braços devem estar relaxados ao lado do corpo, e os joelhos precisam ficar dobrados com os pés apoiados completamente no chão.

 

6 – Pense mais no próximo

Por fim, o último dos hábitos saudáveis no ambiente de trabalho é pensar um pouco mais em quem está ao seu redor.

Lembre-se que vivemos ao lado de pessoas iguais a nós, com sentimentos, emoções, expectativas, sonhos, qualidades e defeitos.

Toda a dinâmica do relacionamento profissional pode ser afetada positiva ou negativamente, baseada no quão disposto você está a entender e considerar as necessidades do seu colega, parceiro ou cliente.

 

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