6 Estratégias de Comunicação para falar com o seu cliente

Homem de headset e camiseta azul conversa online com o cliente adotando boas estratégias de comunicação.

6 Estratégias de Comunicação para falar com o seu cliente

Se você é dono de um negócio, com certeza já teve que pensar em estratégias de comunicação para alcançar e manter clientes. Afinal, esse é um ponto muito importante em qualquer empresa, e pode ser decisivo!

Existem diversos canais de comunicação sendo usados no mercado com o fim de prospectar clientes com maior facilidade. Cabe ao gestor escolher aquele que melhor atende às necessidades do seu público.  

Além disso, com um mercado acirrado, o planejamento estratégico é essencial na hora de se comunicar. 

Diante da relevância do assunto, no post de hoje você vai descobrir quais são as principais estratégias de comunicação.

Acompanhe!

Por que a Comunicação com o cliente é fundamental?

Contar com uma comunicação eficaz é a melhor ferramenta para atrair novos clientes, tanto a curto quanto a longo prazo.

Em adição, manter os canais de comunicação da empresa abertos é importante para que seja possível estabelecer um contato mais transparente e genuíno.

Uma relação mais estreita permite que o negociante se mantenha sempre por perto de seus clientes, que tendem a ser mais fiéis e ficar mais satisfeitos.

Sendo assim, a empresa pode utilizar uma das melhores estratégias de marketing existentes desde os primórdios da humanidade: o famoso “boca a boca”. 

O marketing digital funciona muito bem, mas, de fato, nenhuma estratégia de divulgação supera uma indicação. E, para receber uma indicação de um cliente não basta somente realizar um bom trabalho, mas sim oferecer uma boa experiência. 

O que é uma Estratégia de Comunicação?

Uma boa estratégia de comunicação deve fazer parte das prioridades de qualquer negócio.

Não à toa, o ato de comunicar é uma ferramenta utilizada, por exemplo, pela assessoria de imprensa de uma empresa, com objetivo de estreitar relações com o mercado.

Em outras palavras, a estratégia de comunicação visa aprimorar e direcionar a troca de informações entre membros da organização, clientes, parceiros e investidores. 

Como consequência, é possível criar a cultura comunicativa da empresa e as suas características de relacionamento, além de aumentar a produtividade e melhorar os resultados da marca. 

Descubra 6 Estratégias de Comunicação para adotar

Podemos citar algumas das principais estratégias de comunicação empresarial direcionadas aos clientes. 

Algumas delas são facilmente implementadas e, outras, necessitam de uma atenção maior.

Veja:

1. Amplie os Canais de Comunicação

Essa é uma ótima estratégia para alcançar um número maior de clientes e estabelecer uma relação mais íntima com aqueles que já são consumidores. 

As redes sociais têm sido muito usadas para estreitar essas relações e são uma ótima opção. Por trazer uma linguagem mais informal e acessível, esses canais aproximam o comprador da empresa. 

Além disso, um fornecedor que possui diversos canais de comunicação tem muito mais chances de receber um contato de um potencial cliente. Isso se dá, principalmente, devido à facilidade que esses diferentes meios oferecem. 

Mas é claro que não basta somente possuir diversos canais, todos devem receber atenção, e as solicitações precisam ser respondidas para trazerem bons resultados. 

2. Trace Estratégias de Marketing

É preciso abandonar as velhas práticas de marketing e ir atrás de novas que chamem a atenção do público. Tendências vêm e vão em todas as épocas e a melhor estratégia é procurar “surfar na mesma onda”.

Portanto, busque utilizar as redes sociais, também, para te ajudar na divulgação do seu produto, e não somente como um canal de comunicação. Elas são meios de divulgação poderosos e podem impulsionar o crescimento do negócio. 

Também aposte nas tendências de divulgação, buscando sempre um meio de adaptar a sua estratégia de marketing àquilo que está sendo mais comentado e pesquisado no momento. 

É importante estar antenado nas novidades do mercado para entender de que forma você pode fazer adaptações nas suas estratégias para atingir um público maior e mais específico. 

3. Seja Claro e Objetivo 

Deixe bem claro, a todo momento, qual é o produto ou serviço que a sua empresa está comercializando. Alguns meios de divulgação podem gerar ambiguidade se usados de forma incorreta. 

É preciso que seu cliente entenda exatamente o que a sua marca oferece e quais são as vantagens de optar por ela. 

Seja objetivo nas suas estratégias de marketing e não dê margem para dúvidas, seu público-alvo precisa entender o que você tem a oferecer.

E, é claro, você pode usar diversos métodos de divulgação sem ter nenhum problema. Basta adaptá-los com atenção ao produto oferecido e aplicar de forma correta e clara. 

4. Saiba o que seu Cliente Procura

O primeiro passo para elaborar uma estratégia de comunicação é entender quais são as necessidades e vontades do seu cliente. 

Se souber o que o comprador procura em um produto ou serviço, a empresa é capaz de ser mais específica, indo direto ao ponto que interessa para o consumidor. 

Sendo assim, fique atento àquilo que o comprador mais procura. Você pode usar ferramentas para isso, como os sites de guia de pesquisa, que mostram as palavras mais pesquisadas relacionadas a um assunto. 

Existem diversas maneiras de descobrir o que o seu público precisa, mas não se esqueça de que uma boa comunicação ainda é a mais importante delas. 

5. Esteja Aberto a Feedbacks

Depois de oferecer todos os serviços adequados e bons canais de comunicação, você precisará contar com feedbacks frequentes dos seus clientes para saber se o negócio vai bem. 

Isso significa que você deve permitir que eles sejam capazes de avaliar os serviços prestados pela empresa de forma prática, segura e acessível. 

Adicionar ao final de uma compra realizada virtualmente, por exemplo, uma aba destinada à avaliação do serviço é uma das opções.. 

O feedback por parte do cliente é essencial para que ele se sinta ouvido e priorizado. 

6. Conte com o MyCW Coworking

Por fim, se você deseja aplicar todas essas estratégias no seu negócio e entender, na prática, como elas funcionam, invista em um espaço compartilhado.

Os ambientes colaborativos promovem o networking e, consequentemente, facilitam a comunicação.

Então, se você busca melhorar a sua relação com seus clientes, conheça os serviços do MyCW Coworking!

Nosso site usa cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência de navegação. Para mais informações, consulte abaixo nossa Política de Privacidade.
Aceitar