Não é de hoje que a tecnologia vem sendo utilizada para aprimorar processos e melhorar resultados. Porém, a pandemia lançou luz sobre a necessidade urgente da implementação da transformação digital em diversas esferas.
Acompanhar os avanços tecnológicos já não é mais um diferencial para as empresas, mas sim um requisito mínimo. Obviamente, as marcas que não estiverem interessadas em se adequar à nova realidade, ficarão, cada vez mais, para trás!
Portanto, conheça neste artigo os principais desafios que a transformação digital enfrenta nas corporações.
Você conhece o conceito de transformação digital?
Diferentemente do que muita gente pode imaginar, a transformação digital não é simplesmente sobre tecnologia em si. O conceito abrange algo mais profundo: a necessidade de inovar o pensamento.
Para tanto, além de toda atenção dedicada à infraestrutura do setor de TI, é imprescindível que a mentalidade estratégica do negócio seja atualizada.
De tal modo, não se trata apenas de implementar novas tecnologias digitais e softwares avançados. É preciso haver uma mudança na essência da empresa. A partir daí, a produtividade e os resultados podem ser impactados positivamente.
Quais são os benefícios promovidos pela tecnologia?
Conforme já citamos superficialmente, um dos principais ganhos promovidos pela transformação digital é o aumento da produtividade. Entretanto, existem muitos outros que podem ser elencados:
- Facilita o relacionamento com o cliente;
- Promove o aprimoramento de produtos e serviços;
- Aumenta o desempenho da equipe;
- Aumenta o faturamento;
- Evita desperdício de recursos;
- Refina a tomada de decisões;
- Estimula a capacidade de cooperação;
- Fortalece a presença da marca diante do mercado.
Conheça os 4 principais desafios da transformação digital
Decerto, a transformação digital pode oferecer enormes desafios para as empresas que foram criadas na era analógica. Não à toa, resolvemos listar os 4 principais.
Acompanhe a seguir.
1. Armazenamento de dados
Diante da enxurrada de informações que tomam conta das nossas telas diariamente, não é difícil imaginar que armazenar e tratar esses dados de forma eficiente é uma tarefa complexa.
Assim, as empresas devem ser capazes de sistematizar esse emaranhado de conteúdo em uma central de dados. Dessa maneira, as informações podem ser analisadas e utilizadas para estabelecer mudanças e melhorar serviços.
2. Cultura empresarial
Outra dificuldade bastante latente em ambientes corporativos, diz respeito à “herança comportamental” que a empresa carrega.
Sem a compreensão de que a dinâmica deve ser colaborativa e sem os esforços necessários sendo empreendidos para realizar tal adaptação, a transformação digital fica de “mãos atadas”.
Por isso, é necessário que haja investimento de tempo e recursos por parte da organização, a fim de romper paradigmas.
3. Receio e resistência ao novo
Por falar em necessidade de mudança, é justamente aí que muitos gestores e colaboradores enroscam. Isso porque, a resistência apresentada ao lidar com as transformações faz com que a instituição fique patinando e não saia do lugar.
Em muitos casos, os trabalhadores têm medo de perder o emprego para os computadores e resolvem apenas ignorar a evolução. Consequentemente, esse passa a ser um grande obstáculo da transformação digital nas empresas.
De tal forma, é indispensável que fique claro à equipe que o trabalho humano é fundamental e que todos devem fazer parte do crescimento e do processo evolutivo do negócio.
4. Segurança digital
Uma das questões que mais entrava o processo de transformação digital é a dificuldade de lidar com a preservação de dados.
Por não saberem como evitar a perda de arquivos, o vazamento de informações confidenciais e o ataque de hackers, muitas empresas preferem apenas ficar de braços cruzados torcendo para que isso não ocorra com elas.
É evidente que um sistema de proteção deve ser implementado, contando com criptografia de dados e backups frequentes. Além disso, deve existir investimento em softwares confiáveis e treinamentos adequados.
Descubra as tecnologias que são tendência no mercado
De acordo com uma notícia do Convergência Digital, até mesmo os bancos estão investindo cada vez mais em novas tecnologias.
O universo tecnológico é dinâmico e, por isso, várias ferramentas podem ser apontadas como grandes tendências do mercado. Porém, podemos citar as 3 principais:
- Big Data;
- Realidade Virtual;
- Inteligência Artificial.
A tecnologia Big Data é responsável por auxiliar no armazenamento de grandes quantidades de dados. Em seguida, essas informações são analisadas com o intuito de identificar cenários adequados para que investimentos sejam realizados.
Enquanto isso, a Realidade Virtual proporciona a possibilidade de clientes visualizarem produtos que estão em estoque ou o resultado final de um projeto que ainda está na planta, por exemplo.
Por fim, a Inteligência Artificial tem a capacidade de ajudar na definição de parâmetros e preferências do público-alvo. A partir dessa análise, há um maior entendimento a respeito desses consumidores, possibilitando um melhor atendimento.
Combinadas a essas três tecnologias, ainda podemos citar outras duas: o Machine Learning e a Internet das Coisas. Ambas produzem um efeito muito significativo na forma como as empresas atuam.
O que fazer para implementar a transformação digital?
Conhecer o conceito de transformação digital é essencial para que se possa entender quais são os principais desafios envolvidos. Feito isso, já é possível seguir algumas dicas que podem ajudar na sua implementação.
Confira abaixo:
Adote sistemas em nuvem
Definitivamente, não dá para tentar aderir às práticas digitais e continuar realizando tarefas em arquivos offline e cadernos de anotações.
Uma das primeiras medidas que devem ser adotadas é a utilização de softwares com armazenamento em nuvem. Isso automatiza diversas tarefas, facilita revisões em tempo real e aumenta a segurança das informações.
Recalcule a rota
Criar um plano de ação e até mesmo atualizar o modelo de negócio da sua empresa são ideias muito válidas. Através da visualização de novas necessidades tecnológicas, os processos ficam mais claros.
O uso de um sistema de gestão integrada (ERP) e a criação de um chatbot para estreitar a relação com os clientes do site também são ações preciosas para quem deseja dar os primeiros passos tecnológicos.
Invista em treinamentos
Por último, mas não menos importante, estão os treinamentos. A falta de familiaridade com o mundo digital é capaz de arruinar qualquer projeto de implementação de tecnologias.
Assim sendo, invista em treinamentos até que os colaboradores possam se sentir confortáveis e seguros para utilizar novas ferramentas.
Somente dessa maneira será possível experimentar uma transição mais leve e com menos falhas.
Para encerrar, reforçamos que o processo de transformação digital exige dedicação e boa vontade. A globalização e o avanço tecnológico arrastam as empresas na direção da renovação.
Portanto, não fique para trás, se atualize e acompanhe as mudanças do mercado!
Veja esses outros três artigos importantes para melhorar a sua gestão: