Como prospectar clientes com mais facilidade?

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Como prospectar clientes com mais facilidade?

Se você quer aumentar suas vendas e seus lucros, precisa saber como prospectar clientes mais rapidamente e com menos dificuldade.

É claro que os bons resultados de uma empresa dependem do quão bem ela vende. Afinal, a verdade é que sem vender, a empresa não existiria.

Mas uma dificuldade frequente de empreendedores e empresas é a prospecção.

Afinal, como conseguir alcançar meus potenciais clientes? Como entrar em contato? Como aproveitar as oportunidades de vendas?

Se você quer melhorar sua prospecção, leia todas as dicas que temos hoje para você!

 

Como prospectar clientes com mais eficácia?

1 – Saiba quem é seu público

O primeiro passo para chamar a atenção do seu potencial cliente é, simplesmente, saber quem ele é.

Em vendas, é comum encontrar empresas que tentam vender seus produtos ou serviços para basicamente todo mundo, mas essa é uma forma errada de vender.

Todo nicho de negócio tem um público-alvo, aquele perfil de cliente ideal que compraria de você sem muita resistência.

É essencial que você entenda quem são essas pessoas para que suas campanhas de marketing sejam direcionadas a elas.

De forma geral, você deve saber que tipo de cliente mais compra de você.

 

2 – Descubra onde está seu público-alvo

É bom deixar claro que conhecer o seu público não é a mesma coisa de saber onde ele está.

Dessa vez, estamos nos referindo aos canais de comunicação que você vai usar para alcançá-lo.

Seu público está nas redes sociais? Talvez no Google? Ou ele costuma procurar soluções no YouTube? Ou, ainda, em fóruns e grupos de opiniões?

Faça um estudo ou uma pesquisa de mercado para saber quais são as melhores formas de estar onde seu público está.

Assim, você se faz presente e consegue oferecer suas soluções com mais eficácia.

 

3 – Oriente suas campanhas corretamente

De nada adianta você saber quem é seu público, onde ele está e não orientar suas campanhas a ele.

Falando sobre público-alvo, automaticamente precisamos deixar claro que é fundamental “dizer o que o cliente quer ouvir”.

Ou seja, você precisa entender de que forma ele gosta de ser abordado, quais são os benefícios mais valiosos para ele, quais soluções podem deixá-lo mais satisfeito e quais ofertas seriam irrecusáveis.

A partir daí, você consegue criar campanhas personalizadas, com base nos gostos, necessidades e desejos do cliente.

Tudo isso transforma suas ações em estratégias infalíveis.

 

4 – Use o marketing digital

É no marketing digital que estão as estratégias mais relevantes atualmente. Para prospectar clientes, você precisa estar presente na internet.

Afinal, estamos vivendo em um mundo digital. Ficar de fora dele só vai atrasar o inevitável.

Então, aqui estão alguns conceitos para você explorar e colocar em prática:

  • Marketing de conteúdo para o seu blog;
  • Funil de vendas;
  • E-mail marketing;
  • Mídias sociais;
  • Anúncios pagos.

Esse pacote de ações é o básico do marketing digital e já é o suficiente para você conseguir seus primeiros clientes pela internet.

Ao passo que seu conhecimento aumenta e suas estratégias se desenvolvem, sua prospecção vai ficando cada vez melhor.

 

5 – Participe de eventos e feiras

Nem só de marketing digital vive a prospecção de clientes. Algo que pode ajudar – e muito – é estar presente onde as coisas acontecem.

Uma boa forma de se fazer presente é participando de feiras e eventos relacionados ao seu nicho, ou a áreas que têm relação com a sua.

Isso faz parte de uma estratégia chamada networking, onde você começa a desenvolver relações profissionais com diversas pessoas e empresas.

Quanto mais pessoas souberem quem você é, maiores são suas chances de conseguir clientes.

 

6 – Tenha um cartão de visita

Agora, imagine que você está em uma feira ou evento e alguém que parece muito promissor pede seu contato.

Então, essa pessoa anota o contato no celular, mas depois acaba se esquecendo de quem é você.

Certamente, esses não são seus planos, correto? Então, o próximo passo é ter sempre à mão um cartão de visitas para entregar às pessoas.

Essa é a melhor forma de fazer com que elas se lembrem de quem é você.

Além disso, o cartão de visita pode trazer suas principais formas de contato, direcionando o cliente a entrar em contato pela sua forma preferida.

 

7 – Ofereça real valor ao cliente

Algo que pode fazer a diferença na hora de prospectar clientes é quando eles sabem que você oferece valor em suas soluções.

E como eles vão saber disso?

Bom, através da experiência de outras pessoas. Hoje, as avaliações de clientes contam muito para o momento da decisão de compra.

É como em uma loja virtual. Se todas as avaliações de um produto são ruins, então provavelmente você não vai querer comprar, pois não quer ter uma experiência ruim e, possivelmente, perder dinheiro.

Agora, se o produto ofereceu valor agregado e boa qualidade, então ele terá avaliações positivas, e você mesmo terá o desejo de comprar também.

No mundo dos negócios é a mesma coisa. Quando você oferece valor ao seu cliente, sua reputação cresce em volta disso.

Eventualmente, você se torna conhecido por oferecer boas soluções e por ser um ótimo profissional, e isso ajuda muito na prospecção de clientes.

 

8 – Faça de seu atendimento uma prioridade

Algo que pode alavancar ou arruinar todas as suas estratégias é o atendimento que você presta ao cliente.

Se for um atendimento despreocupado, indiferente ou até mesmo preguiçoso, você estará fechando várias portas, não apenas para esse cliente, mas para outros que vão ouvir falar do seu descaso.

Em contrapartida, se o seu atendimento for encantador, entusiasmado e simpático, você também receberá o mesmo de volta.

Ou seja, para conseguir atrair a atenção dos clientes, ofereça um ótimo atendimento.

Essa é a chave para se tornar uma referência em sua área de atuação, seja qual for.

 

9 – Trabalhe em um coworking

O coworking é um ambiente onde várias empresas e profissionais compartilham o mesmo escritório.

Existem dois modelos: as posições compartilhadas ou as salas privativas.

Independentemente de qual você escolher, estará fazendo um ótimo negócio por você mesmo.

Isso porque o coworking é simplesmente o melhor tipo de ambiente para fazer contatos profissionais.

Lá, você consegue oportunidades, parcerias, clientes e indicações facilmente.

Sempre tem alguém precisando dos seus serviços dentro de um coworking. Mas não para por aí.

Além de tudo isso, o coworking ainda ajuda a reduzir custos, já que possui toda uma infraestrutura de alto padrão por uma mensalidade muito mais baixa.

Quer ver? Então saiba por que trabalhar em uma sala privativa!

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