Entenda qual a importância do bom atendimento ao cliente

a importância do bom atendimento ao cliente

Entenda qual a importância do bom atendimento ao cliente

Todo empreendedor, independentemente de qual seja sua área de atuação, sabe que um dos bens mais valiosos do seu negócio são as pessoas que consomem seu produto ou serviço. O que explica a importância do bom atendimento ao cliente!

Em outras palavras, a satisfação do consumidor final é a força motriz de uma empresa. Logo, investir em técnicas e estratégias que garantam um atendimento de excelência é primordial.

Mas o que será que pode ser feito para que esse resultado seja obtido? Como atender ao público de forma eficiente e assertiva para gerar mais lucro?

Confira neste post as dicas que preparamos para você parar de perder vendas e ter mais sucesso só atendendo do jeito certo!

O que caracteriza o atendimento ao cliente?

Embora possa parecer óbvio, é fundamental que o conceito seja definido de forma clara. Só assim o conhecimento que vem na sequência pode ser melhor assimilado.

Portanto, é chamado de atendimento ao cliente o suporte que sua empresa oferece ao público que consome seu produto ou serviço. 

Resumidamente, podemos dizer que o ato de atender tem a ver com a experiência do consumidor e com o relacionamento e a confiança que são estabelecidos entre ele e a marca.

Com isso, fica claro que o processo não é apenas a venda em si mas, principalmente, a capacidade que a equipe de atendimento possui de esclarecer dúvidas, ouvir com atenção e solucionar os problemas do cliente.

Quais transformações ocorreram nas formas de atendimento?

Para entender, de fato, a importância do bom atendimento ao cliente, antes também é preciso nos atualizarmos quanto às novas maneiras que surgiram de atender ao consumidor.

Diante do enorme avanço tecnológico, é cada dia mais comum as negociações via internet, seja por e-mail, redes sociais ou chamadas de vídeo, por exemplo. Assim sendo, é imprescindível que as empresas se atualizem e acompanhem o mercado.

Ou seja, para garantir um serviço de qualidade, devem ser pensados novos modelos de se relacionar e atender às demandas do público. Afinal, os clientes desejam cada vez mais atenção e agilidade, onde tudo é mais dinâmico.

Além disso, com a facilidade das compras online, fica muito fácil entrar em contato com inúmeras marcas ao mesmo tempo e escolher aquela que apresente, não só o melhor preço, mas também o atendimento mais personalizado.

Qual a importância do bom atendimento ao cliente?

Se o consumidor procura a empresa, as expectativas quanto à efetivação da venda são ainda maiores. Isso porque, ele já demonstra aí que necessita, de alguma forma, desse produto/serviço. Teoricamente, já é “meio caminho andado”.

Porém, não raro, é durante o processo de atendimento que as marcas deixam o cliente escapar por entre os dedos. Um tom impaciente, um gesto inadequado, falta de conhecimento… tudo isso pode colocar o negócio a perder.

De tal modo, ter um time treinado e capacitado para atender bem, faz toda diferença! 

O atendente deve conseguir expressar seu conhecimento, sua educação, atenção e, o principal, resolver os problemas do potencial cliente.

Sabendo disso, a empresa deve se empenhar, investir em treinamentos e na elaboração de estratégias que proporcionem ao consumidor uma experiência agradável e que realmente se destaque da concorrência.

Como garantir um bom atendimento ao público?

Bom, agora que não restam mais dúvidas quanto à importância do bom atendimento ao cliente, é necessário entender o que deve ser feito para obter resultados satisfatórios.

Até porque, não basta cruzar os braços e esperar que novos clientes cheguem e gostem da abordagem da sua empresa, não é mesmo?

Muito pelo contrário, é preciso ter planejamento, traçar metas e estudar as características que podem ajudar a quebrar objeções, mostrar valor e, de modo geral, superar expectativas.

Confira, portanto, as 5 características inerentes a um atendimento de qualidade:

1. Empatia

O atendente deve se colocar no lugar do cliente e tentar entender qual a sua real “dor”, o que ele está tentando solucionar e como o produto/serviço vendido “cura” esse sentimento, preenchendo um vazio.

2. Solicitude

A abordagem deve sempre ser educada, solícita e cortês. O tom de voz precisa ser firme, seguro, porém, fraternal. É fundamental estar à disposição do cliente, mas, é claro, sem sufocá-lo ou persegui-lo.

3. Comunicação

Ter uma boa comunicação é a base para qualquer tipo de relação, por isso, ter um vocabulário adequado, uma boa dicção e falar com propriedade, por exemplo, é essencial, principalmente no primeiro contato.

4. Conhecimento

Educação, boa postura e simpatia, infelizmente, não bastam para classificar um atendimento como satisfatório. É primordial ainda, que o atendente tenha domínio sobre o produto/serviço vendido e consiga esclarecer todas as dúvidas do cliente.

5. Acompanhamento

Independentemente do consumidor ter ou não fechado negócio, é necessário se “manter no radar”, pois “quem não é visto, não é lembrado”. Esteja sempre em contato, oferecendo informações sobre novos produtos e estreitando laços.

Por que um escritório virtual melhora o atendimento?

Depois de ter clareza quanto à importância do bom atendimento ao cliente, temos uma dica extra para garantir a satisfação do consumidor e fazer com que seu negócio prospere.

Sabendo que os clientes procuram soluções imediatas e tendem a dar preferência à marca que mais dê atenção a ele, seu negócio não pode dar bobeira nesses aspectos. 

Sendo assim, você precisa saber o que fazer para atingir tal objetivo, certo?

Nesse sentido, contratar um escritório virtual — serviço oferecido por coworkings — é uma excelente estratégia! O conjunto de atividades envolve atendimento, gestão de correspondências, opção de secretariado executivo e muito mais!

Através dessas facilidades, os clientes podem ser atendidos por uma equipe profissional e treinada para oferecer aquilo que eles buscam. 

Contratando um escritório virtual, o espaço compartilhado estará à disposição para recebê-los, sendo um local limpo, bem iluminado, decorado e com toda estrutura necessária a um atendimento de excelência. 

Além disso, a equipe do coworking fica responsável por tirar dúvidas, responder e-mails, organizar correspondências e só direcionar o que for realmente necessário à gestão.

Dessa forma, sobra mais tempo para dedicar à elaboração de planos de ação, estratégias de marketing e outras atividades relacionadas aos “bastidores” do negócio.

Gostou da ideia? Então leia mais e descubra outros detalhes a respeito do assunto:

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