Todo empreendedor, independentemente de qual seja sua área de atuação, sabe que um dos bens mais valiosos do seu negócio são as pessoas que consomem seu produto ou serviço. O que explica a importância do bom atendimento ao cliente!
Em outras palavras, a satisfação do consumidor final é a força motriz de uma empresa. Logo, investir em técnicas e estratégias que garantam um atendimento de excelência é primordial.
Mas o que será que pode ser feito para que esse resultado seja obtido? Como atender ao público de forma eficiente e assertiva para gerar mais lucro?
Confira neste post as dicas que preparamos para você parar de perder vendas e ter mais sucesso só atendendo do jeito certo!
O que caracteriza o atendimento ao cliente?
Embora possa parecer óbvio, é fundamental que o conceito seja definido de forma clara. Só assim o conhecimento que vem na sequência pode ser melhor assimilado.
Portanto, é chamado de atendimento ao cliente o suporte que sua empresa oferece ao público que consome seu produto ou serviço.
Resumidamente, podemos dizer que o ato de atender tem a ver com a experiência do consumidor e com o relacionamento e a confiança que são estabelecidos entre ele e a marca.
Com isso, fica claro que o processo não é apenas a venda em si mas, principalmente, a capacidade que a equipe de atendimento possui de esclarecer dúvidas, ouvir com atenção e solucionar os problemas do cliente.
Quais transformações ocorreram nas formas de atendimento?
Para entender, de fato, a importância do bom atendimento ao cliente, antes também é preciso nos atualizarmos quanto às novas maneiras que surgiram de atender ao consumidor.
Diante do enorme avanço tecnológico, é cada dia mais comum as negociações via internet, seja por e-mail, redes sociais ou chamadas de vídeo, por exemplo. Assim sendo, é imprescindível que as empresas se atualizem e acompanhem o mercado.
Ou seja, para garantir um serviço de qualidade, devem ser pensados novos modelos de se relacionar e atender às demandas do público. Afinal, os clientes desejam cada vez mais atenção e agilidade, onde tudo é mais dinâmico.
Além disso, com a facilidade das compras online, fica muito fácil entrar em contato com inúmeras marcas ao mesmo tempo e escolher aquela que apresente, não só o melhor preço, mas também o atendimento mais personalizado.
Qual a importância do bom atendimento ao cliente?
Se o consumidor procura a empresa, as expectativas quanto à efetivação da venda são ainda maiores. Isso porque, ele já demonstra aí que necessita, de alguma forma, desse produto/serviço. Teoricamente, já é “meio caminho andado”.
Porém, não raro, é durante o processo de atendimento que as marcas deixam o cliente escapar por entre os dedos. Um tom impaciente, um gesto inadequado, falta de conhecimento… tudo isso pode colocar o negócio a perder.
De tal modo, ter um time treinado e capacitado para atender bem, faz toda diferença!
O atendente deve conseguir expressar seu conhecimento, sua educação, atenção e, o principal, resolver os problemas do potencial cliente.
Sabendo disso, a empresa deve se empenhar, investir em treinamentos e na elaboração de estratégias que proporcionem ao consumidor uma experiência agradável e que realmente se destaque da concorrência.
Como garantir um bom atendimento ao público?
Bom, agora que não restam mais dúvidas quanto à importância do bom atendimento ao cliente, é necessário entender o que deve ser feito para obter resultados satisfatórios.
Até porque, não basta cruzar os braços e esperar que novos clientes cheguem e gostem da abordagem da sua empresa, não é mesmo?
Muito pelo contrário, é preciso ter planejamento, traçar metas e estudar as características que podem ajudar a quebrar objeções, mostrar valor e, de modo geral, superar expectativas.
Confira, portanto, as 5 características inerentes a um atendimento de qualidade:
1. Empatia
O atendente deve se colocar no lugar do cliente e tentar entender qual a sua real “dor”, o que ele está tentando solucionar e como o produto/serviço vendido “cura” esse sentimento, preenchendo um vazio.
2. Solicitude
A abordagem deve sempre ser educada, solícita e cortês. O tom de voz precisa ser firme, seguro, porém, fraternal. É fundamental estar à disposição do cliente, mas, é claro, sem sufocá-lo ou persegui-lo.
3. Comunicação
Ter uma boa comunicação é a base para qualquer tipo de relação, por isso, ter um vocabulário adequado, uma boa dicção e falar com propriedade, por exemplo, é essencial, principalmente no primeiro contato.
4. Conhecimento
Educação, boa postura e simpatia, infelizmente, não bastam para classificar um atendimento como satisfatório. É primordial ainda, que o atendente tenha domínio sobre o produto/serviço vendido e consiga esclarecer todas as dúvidas do cliente.
5. Acompanhamento
Independentemente do consumidor ter ou não fechado negócio, é necessário se “manter no radar”, pois “quem não é visto, não é lembrado”. Esteja sempre em contato, oferecendo informações sobre novos produtos e estreitando laços.
Por que um escritório virtual melhora o atendimento?
Depois de ter clareza quanto à importância do bom atendimento ao cliente, temos uma dica extra para garantir a satisfação do consumidor e fazer com que seu negócio prospere.
Sabendo que os clientes procuram soluções imediatas e tendem a dar preferência à marca que mais dê atenção a ele, seu negócio não pode dar bobeira nesses aspectos.
Sendo assim, você precisa saber o que fazer para atingir tal objetivo, certo?
Nesse sentido, contratar um escritório virtual — serviço oferecido por coworkings — é uma excelente estratégia! O conjunto de atividades envolve atendimento, gestão de correspondências, opção de secretariado executivo e muito mais!
Através dessas facilidades, os clientes podem ser atendidos por uma equipe profissional e treinada para oferecer aquilo que eles buscam.
Contratando um escritório virtual, o espaço compartilhado estará à disposição para recebê-los, sendo um local limpo, bem iluminado, decorado e com toda estrutura necessária a um atendimento de excelência.
Além disso, a equipe do coworking fica responsável por tirar dúvidas, responder e-mails, organizar correspondências e só direcionar o que for realmente necessário à gestão.
Dessa forma, sobra mais tempo para dedicar à elaboração de planos de ação, estratégias de marketing e outras atividades relacionadas aos “bastidores” do negócio.
Gostou da ideia? Então leia mais e descubra outros detalhes a respeito do assunto:
Como o escritório virtual ajuda a otimizar a sua gestão?