Redução de custos na advocacia: 5 dicas imperdíveis

redução de custos na advocacia

Redução de custos na advocacia: 5 dicas imperdíveis

Veja 5 dicas imperdíveis sobre redução de custos na advocacia e melhore a eficiência nos negócios.

 

Todo profissional liberal precisa estar constantemente atento com as despesas no próprio trabalho. 

Com advogados, não é diferente. Afinal, em um escritório de advocacia os gastos podem corroer boa parte da receita.

Às vezes, por mais capacitado que seja o profissional e sua equipe, isso é algo que pode ser determinante para a prosperidade do negócio. 

Mesmo que o escritório não esteja passando por dificuldades, ainda assim a economia é essencial para a construção da reserva financeira do profissional, fundamental em tempos de crise ou para financiar o crescimento do escritório.

Dessa forma, pensar em redução de custos na advocacia é fundamental: e a boa notícia é que hoje em dia há muitas alternativas que podem ajudar nessa tarefa. 

Com o uso da tecnologia e de novas possibilidades de contratação e rotina de trabalho é possível praticar o corte de gastos e otimizar os recursos financeiros.

Quer saber mais? 

 

Confira 5 dicas imperdíveis para a redução de custos na advocacia:

1. Conheça as despesas com detalhes

Qualquer pessoa que queira reduzir despesas, sejam pessoais ou profissionais, precisa passar por essa etapa, tanto na área do direito quanto em outras áreas.

O motivo é evidente: só é possível reduzir custos conhecendo quais setores geram mais despesas.

Sem essa etapa, a economia pode vir em lugares errados, que podem não gerar o impacto esperado. 

Nesse processo, não há segredo: é preciso tabelar todos os gastos e separar as despesas em categorias, como folha de pagamento, tributação, material de escritório, prestadores de serviços, etc. 

Em alguns casos, despesas pessoais e profissionais se confundem, o que torna necessário, caso essa prática ainda não esteja presente, a criação de contas bancárias separadas.

A partir dessa noção dos gastos, a economia pode ser desenvolvida de fato.

 

2. Procure negociar com os prestadores de serviços

Muitos serviços são contratados para manter o funcionamento de um escritório. Por exemplo: internet, telefonia, website, serviços bancários, serviços contábeis, etc.

Uma estratégia para a redução desses custos é negociar com os prestadores de serviços, buscando que uma mesma empresa possa realizar o máximo de tarefas possíveis em diversas áreas. 

Um mesmo banco, por exemplo, pode fazer toda a gestão das contas pessoais e empresariais do advogado, pagamento de funcionários, automatização de cobrança com os clientes, etc.

Hoje em dia, há muita concorrência nesses setores de prestação de serviços. Negociar com cada empresa pode, no fim das contas, reduzir muito os gastos ao longo de um ano.

 

3. Automatize os processos

Outra ótima dica para economizar gastos é automatizar a rotina do escritório o máximo possível. 

Isso permite maior otimização do tempo, aumentando a receita, e pode reduzir o custo com contratação de funcionários.

Existem diversos softwares jurídicos que podem auxiliar o advogado de diversas maneiras. 

Uma das soluções possíveis dessas ferramentas é facilitar o contato e contratação de correspondentes jurídicos, o que agiliza muito na resolução de tarefas pontuais.

Softwares também podem ser usados no acompanhamento de processos, digitalização de documentos e em diversos outros aspectos. 

Além disso, softwares de contabilidade também podem ser empregados, para agilizar as tarefas administrativas e orçamentárias.

 

4. Reduza os gastos com material de escritório

A manutenção do local físico onde o advogado trabalha também é um aspecto que gera bastante despesas. Por isso, é muito importante que o advogado se atente a esses gastos e busque alternativas para reduzi-los.

É possível, por exemplo, estipular regras para uso de xerox e impressões, evitando que os colaboradores os utilizem sem necessidade. 

Outra alternativa é abolir o uso de copos descartáveis no local, o que gera economia e também está alinhado com boas práticas de sustentabilidade.

Além disso, considere também a possibilidade do trabalho remoto dos colaboradores. 

Isso pode reduzir bastante o tamanho do escritório e a necessidade de investimento em equipamentos.

 

5. Considere o coworking

Por fim, a ideia que pode trazer o maior impacto na economia é trocar o escritório de advocacia ou o home office pelo coworking. 

Essa alternativa é ótima por evitar diversos custos excessivos que a manutenção de um escritório de advocacia impõe, como gastos com segurança, limpeza, manutenção, etc. 

Além disso, essa mudança proporciona muito mais praticidade ao advogado, que fica isento de diversas preocupações. 

Afinal, toda a infraestrutura do local de trabalho passa a ser de responsabilidade do espaço de coworking, incluindo contas de consumo, como internet, luz e água.

Outra grande vantagem é a versatilidade desses espaços. É possível, por exemplo, trabalhar sozinho, com um ou mais profissionais, ou alugar uma sala, se preferir ter uma equipe completa. 

Além disso, coworkings oferecem espaços para reuniões que podem ser alugados à parte, evitando os custos de manter salas que são utilizadas esporadicamente.

O coworking também é bastante versátil em relação ao período de trabalho. 

Advogados que viajam bastante, por exemplo, podem utilizar esses espaços por diárias, ou semanalmente, evitando o custo de um aluguel mensal de escritórios de advocacia. 

 

Além disso, coworkings são ótimos espaços para networking, oferecendo oportunidade de conhecer novos profissionais, novos clientes e de aprender novas habilidades.

O MyCW oferece soluções completas para advogados trabalharem com todo conforto, tranquilidade e a segurança que necessitam.

Conheça as vantagens de alugar uma sala privativa para advogados no MyCW.

Aproveite e leia também:

Coworking para advogados: quais as vantagens e desvantagens?

Benefícios do escritório virtual para os negócios

Escritório compartilhado em São Paulo: dicas para escolher

Nosso site usa cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência de navegação. Para mais informações, consulte abaixo nossa Política de Privacidade.
Aceitar