Saiba como começar a empreender do zero e alcançar o sucesso

como começar a empreender do zero

Saiba como começar a empreender do zero e alcançar o sucesso

Já passou pela sua cabeça ser dono do seu próprio negócio? A ideia, de fato, é bastante tentadora e é o sonho de muita gente! Mas como começar a empreender do zero? Será que é assim tão difícil quanto imagina?

Se você tem apenas uma boa ideia em mente, saiba que isso já é mais do que meio caminho andado! 

No artigo de hoje, vamos te mostrar um passo a passo perfeito para tirar seu projeto do papel e abrir uma empresa. Porém, caso ainda não tenha nenhuma ideia, também vamos te mostrar o que fazer para despertá-la.

Fique com a gente até o final!

Como começar a empreender do zero em 7 passos?

Traçar um plano claro e descobrir como começar a empreender do zero pode parecer muito complexo num primeiro momento. Entretanto, seguindo um “roteiro”, tudo se torna mais palpável.

Acompanhe os 7 passos que separamos para te ajudar a dar o pontapé inicial:

1. Tenha uma ideia de negócio

Como se pode imaginar, o primeiro passo diz respeito à ideia de negócio. Muitas pessoas têm um sonho ou um propósito desde muito cedo. No entanto, caso esse não seja o seu caso, você vai precisar pensar em algo.

Não é necessário focar apenas em criar coisas novas. Dá para aperfeiçoar e ressignificar muitos produtos ou serviços que já existem

Veja alguns pontos que podem ser levantados para estimular a imaginação:

  • O que ninguém vende?
  • E por que ninguém vende?
  • O que é popular, mas pode ser melhorado?
  • Como tornar um serviço existente mais funcional?
  • Qual o problema daquele produto que não tem “saída”?

A partir daí, você vai ver que muitas ideias vão “pipocar” na sua cabeça! Tome nota de tudo. Afinal, não dá para começar a empreender sem se organizar!

2. Comece pelo conhecido

Outra excelente maneira de pensar em um negócio que gostaria de investir, é fazer um levantamento sobre os assuntos que são familiares para você.

Dessa forma, tente se lembrar de coisas que despertam o seu interesse ou despertavam durante a infância. Talvez seja uma atividade, um projeto da escola ou da faculdade, um hobby, tudo pode se tornar sua fonte de renda!

A propósito, para aprender como começar a empreender do zero, é fundamental que nenhuma ideia seja subestimada. Muito menos nesta etapa do processo!

 

Leia também:

Como encontrar o meu perfil de cliente ideal, passo a passo?

5 Dicas de marketing digital para iniciantes

 

3. Estude o mercado

Depois de encontrar algo que faça seu coração bater mais forte, é hora de aprofundar os conhecimentos!

Um dos maiores vilões do empreendedorismo é a falta de estudo sobre o mercado. Muitas ideias que parecem geniais não têm procura. Ou seja, parecem incríveis para você. Mas só para você!

Portanto, é imprescindível a realização de uma pesquisa de mercado capaz de identificar qual o interesse do público no seu produto ou serviço. 

Faça perguntas aos seus amigos e familiares sobre o tema, enquetes em redes sociais e analise dados já existentes na internet.

O resultado pode fazer você seguir em frente ou recalcular a rota!

4. Liste o que precisa para começar

É natural e esperado que muitas dúvidas surjam no momento de abrir uma empresa. Afinal, ninguém nasceu sabendo como começar a empreender do zero, todo mundo precisou aprender um dia, não é mesmo?

Dessa forma, depois de entender qual a demanda do seu produto/serviço no mercado, comece a listar tudo o que precisa ter para fazer o negócio funcionar.

Anote tudo: equipamentos que precisa comprar (como computador e maquininha de cartão), abertura do CNPJ, nome da marca, quantos funcionários vai precisar, onde será o estabelecimento e etc.

Esta é a fase do famoso brainstorming

Ou seja, não deixe passar nada e não se preocupe com o “como” vai fazer/ter. Concentre-se apenas em “o que” precisa fazer/ter.

5. Elabore o plano de negócio

Para que seja possível começar um negócio, depois de elencar todas as informações citadas até aqui, é preciso ter um planejamento claro.

De tal modo, este é o momento de elaborar seu plano de negócio! Em outras palavras, você precisará desenvolver e organizar uma espécie de “receita de bolo”. Porém, voltado à abertura da sua empresa, claro.

Confira algumas informações que não podem faltar no projeto:

  • Nome da empresa;
  • Segmento/área de atuação;
  • Métricas sobre a concorrência;
  • Descrição do produto ou serviço ofertado (o que será vendido);
  • Definição do público-alvo (para quem será vendido);
  • Modelo de negócios (como será vendido);
  • Plano operacional;
  • Plano financeiro;
  • Plano de marketing.

6. Estude sobre gestão

Depois de todo planejamento, você pode estar pensando: 

“Agora pronto, é só colocar para rodar!”.

Todavia, esse é outro grande equívoco de empreendedores iniciantes.

Afinal de contas, para ter um negócio de sucesso, é preciso saber muito sobre gestão. Por isso, não perca mais tempo e comece logo seus estudos! Não precisa ser, necessariamente, uma faculdade. 

Porém, busque qualificação, procure aprender sobre:

  • Estratégias de vendas;
  • Técnicas de abordagem e prospecção;
  • Liderança;
  • Controle de estoque;
  • Fluxo de caixa;

Enfim, domine tudo aquilo que envolve o universo da sua marca!

7. Aposte na tecnologia

Para fechar nosso passo a passo de como começar a empreender do zero com chave de ouro, a dica é muito simples, mas valiosa: aposte no digital!

Independentemente se seu negócio será físico ou online, marque presença na internet. Isso fortalece sua identidade visual e atinge clientes que não conseguiriam conhecer sua marca de outra forma.

Assim sendo, tenha perfis nas redes sociais, site e blog. Além disso, se possível, invista em links patrocinados e anúncios.

Tudo isso, em conjunto, trará muitos resultados!

Dica bônus: comece em um coworking

Você sabia que começar em um espaço compartilhado pode ser decisivo para a saúde financeira do seu novo negócio?

Pois é, o coworking possui custos fixos, através de uma taxa única é possível ter acesso a escritórios, endereço fiscal, serviços de copa e limpeza, infraestrutura moderna, salas de reunião, networking e muito mais!

Além de economizar uma grana com tudo isso, você ainda se livra do aluguel caríssimo de salas comerciais e transmite credibilidade e profissionalismo ao mercado consumidor e investidor.

Por fim, aplicando algumas dicas e colocando a mão na massa, você vai perceber que seu empreendimento começará a fluir.

Comece sua história de sucesso no MyCW!

 

Nosso site usa cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência de navegação. Para mais informações, consulte abaixo nossa Política de Privacidade.
Aceitar