5 Dicas de Marketing Digital para iniciantes: como começar?

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5 Dicas de Marketing Digital para iniciantes: como começar?

A transformação digital fez com que as marcas vissem na internet uma ferramenta de conversão cada vez mais potente! Então, para quem empreende, é hora de contar com algumas dicas de Marketing Digital para iniciantes.

Isso porque, é impossível ignorar a realidade que nos cerca, onde os clientes estão online a maior parte do dia.

Portanto, se você precisa saber por onde começar no universo virtual, confira este conteúdo até o final. Vamos falar sobre as estratégias de Marketing Digital que não podem faltar na sua empresa! 

Afinal, o que é Marketing Digital?

Podemos definir o Marketing Digital como sendo o processo estratégico de uma empresa, realizado através da internet, que visa atrair clientes

Em outras palavras, se trata de um estudo criterioso que envolve a análise de concorrentes, fornecedores e do mercado como um todo. 

O principal objetivo, assim, é compreender as demandas e preferências do público-alvo, a fim de gerar conversões através da divulgação de produtos e/ou serviços da marca. 

Qual a relevância do Marketing Digital?

Os dados referentes ao Marketing Online são categóricos e mostram que, de fato, o melhor lugar para ser visto, notado e lembrado é o mundo virtual!

De acordo com o IBGE, no Brasil:

  • 3 em cada 4 pessoas acessam a internet;
  • 90% acessam a internet todos os dias;
  • 39% realizam compras em lojas virtuais.

Resumidamente, não dá para negar, o digital já faz parte do dia a dia do brasileiro e resistir a isso, é ficar para trás! 

Até porque, a tendência é que cada vez mais gente se renda aos encantos e à praticidade dos e-commerces.

Existem diferentes tipos de Marketing Digital?

Antes de apresentarmos as dicas de Marketing Digital para iniciantes que preparamos, você precisa saber que esse mercado oferece muitas possibilidades. 

Dessa maneira, conheça algumas delas a seguir:

Social

Certamente, este é um dos tipos mais populares de Marketing Digital. Seu principal intuito é chamar a atenção dos usuários de redes sociais através de conteúdos relevantes que atraem o interesse e promovem engajamento.

Pago

Os anúncios divulgados pela marca podem ser pagos, o que potencializa seu o alcance, fazendo com que sejam exibidos para mais internautas em blogs, buscadores e sites em geral. Entretanto, investir dinheiro não é imprescindível.

Orgânico

Sem dúvida, esta é uma das estratégias mais visadas do Marketing Digital, já que tem como objetivo gerar resultados de forma gratuita, através da interação do usuário. 

Obviamente, a técnica exige maior empenho, conhecimento e leva mais tempo para surtir efeito.

Conheça as principais vantagens do Marketing Digital 

Estar sempre de olho nas dicas de Marketing Digital para iniciantes é indispensável para quem quer ver seu negócio prosperar! 

Todavia, conhecer os benefícios que as estratégias proporcionam também é, certamente, um aspecto que desperta a curiosidade.

Então, vamos aos principais:

1. Mensuração dos resultados

O Marketing Digital permite que os dados sejam minuciosamente analisados, por meio de gráficos, estatísticas, projeções e comparações. 

De tal modo, é possível medir o desempenho do negócio e identificar, com precisão, as estratégias que devem ser alteradas e aquelas que devem permanecer conforme os resultados.

2. Baixo investimento

Outro aspecto muito vantajoso do Marketing Digital é o custo-benefício. Mesmo que a abordagem adotada seja o pagamento de anúncios, o investimento financeiro vale muito a pena quando comparado ao retorno.

Além disso, também não dá para esquecer da busca orgânica. Apenas para ilustrar, através das estratégias de Marketing de Conteúdo mais clientes podem chegar até sua marca de forma gratuita.

3. Amplo alcance

Quantas pessoas você acha que passam em frente à sua loja física por dia? Mas quantas não têm tempo para parar ou não têm disposição ou sequer conhecem o seu ponto? 

O Marketing Digital rompe todas essas barreiras!

Afinal, o alcance de um simples link pode ser impressionante e chegar a milhares, a milhões de pessoas que terão acesso aos seus produtos e com um único clique, no conforto do seu sofá, realizarão as compras. 

5 Dicas de Marketing Digital para iniciantes

Agora sim, chegamos, enfim, às 5 dicas de Marketing Digital para iniciantes que irão te ajudar a começar hoje mesmo a sua estratégia!

Vamos lá?

1. Crie sua persona

O primeiro passo para dar início à divulgação virtual da sua marca é criar o perfil do seu cliente ideal, ou seja, sua persona. Imagine uma pessoa que é a média do público que se interessa pelo seu produto/serviço.

A partir daí, será mais simples trabalhar na produção de conteúdo direcionado para atingir, especificamente, o cliente em potencial. Além disso, isso ajudará a te posicionar nos buscadores tais como o Google.

2. Encontre seu público-alvo

Conhecendo sua persona, é hora de expandir os horizontes e identificar onde está o seu público-alvo. Para tanto, é fundamental saber quais redes sociais, por exemplo, ele mais utiliza

Assim, você poderá concentrar suas energias no lugar certo!

3. Estude seu segmento

Busque cada vez mais conhecimento sobre sua área de atuação, estude sobre Marketing Digital e suas aplicações. Ademais, esteja atento, por exemplo, às palavras-chaves adequadas para usar em seus conteúdos. 

Afinal, quanto menos específicas elas forem, mais investimento elas vão exigir para trazer algum retorno.

4. Mantenha a constância

Uma das dicas de Marketing Digital para iniciantes mais importantes, sem dúvida, é: seja consistente nas suas publicações. Desde conteúdos para blog a posts nas redes sociais, mantenha a constância, tenha uma frequência e uma rotina.

Isso não só aumenta a credibilidade da sua marca, fortalecendo sua presença digital, como também é muito bem visto pelos mecanismos de buscas.

5. Acompanhe os números

De nada adiantará colocar todas essas estratégias em prática e não acompanhá-las. 

Portanto, analise seus resultados, faça uma boa leitura das métricas, conclua se sua abordagem está correta e prossiga. Caso as coisas não estejam fluindo bem, recalcule a rota! 

Por fim, é necessário saber que o Marketing — seja ele digital ou não — demanda empenho, estudo e paciência. Não ache que a aplicação de uma ou outra dica será responsável por alavancar milagrosamente seus negócios.

Continue se esforçando diariamente, consuma conteúdos gratuitos e de qualidade com este e não descarte um curso de Marketing Digital. Conhecimento nunca é demais!

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