O que é growth hacking e o que ele pode fazer por você?

o que é growth hacking

O que é growth hacking e o que ele pode fazer por você?

Você tem andado insatisfeito com os resultados da sua empresa? Parece que sua equipe está patinando e os números não melhoram? Não se aflija! Neste artigo vamos contar o que é growth hacking e como a técnica pode te ajudar.

Baseado em hipóteses e experimentos constantes, a estratégia busca alavancar o crescimento dos negócios. Para tanto, é preciso muito planejamento, diretrizes específicas e ferramentas de testagem.

Entenda tudo a seguir!

Você sabe o que é growth hacking?

Em 2010, o ex-líder de Growth do Dropbox, Sean Ellis, foi quem usou o termo “growth hacking” pela primeira vez. A metodologia se baseia na realização frequente de experimentos e seu objetivo é proporcionar crescimento em ritmo acelerado.

Porém, isso deve acontecer de forma econômica. Através dos testes aplicados, os pontos críticos da empresa são identificados e se torna possível reverter aquilo que não vai bem.

Assim, a equipe formada por Growth Hackers e ao menos um profissional de marketing, é responsável por encontrar as “brechas” que entravam o sucesso do negócio.

Quais são os pilares do growth hacking?

Antes de mais nada, saiba que entender o que é growth hacking e sair por aí copiando estratégias prontas… é tiro no pé! 

Afinal, cada empresa tem suas particularidades, metas e gargalos e, por isso, todo processo deve ser personalizado. Entretanto, o growth hacking possui alguns pilares que sempre estão presentes em qualquer situação:

Crescimento

É impossível desassociar crescimento de growth hacking — inclusive por conta do “growth”, que em inglês significa “crescimento”. Este é o pilar mais robusto do método

 

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Métrica norte

A métrica norte é essencial para direcionar a estratégia e manter o foco nas ações que são prioridade. Qualquer empecilho que esteja impedindo a empresa de crescer, será identificado através deste parâmetro.

Como exemplo, podemos citar alguns tipos de métrica norte: vender mais, ter mais lucro, ter mais usuários ativos, atrair leads qualificados e por aí vai. Tudo dependerá do seu modelo de negócio e das suas metas.

Experimentos

Outro pilar que sustenta um plano de growth hacking são os experimentos. Isso porque, eles fornecem os dados necessários sobre o que funciona e não funciona nas operações da instituição.

Os Testes de Otimização (ou Testes A/B) são muito comuns no processo e têm como finalidade aprimorar a dinâmica de algo que já existe.

Além das 3 principais colunas de sustentação, o growth hacking também se baseia em:

  • SEO;
  • Marketing de conteúdo;
  • Redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • Inbound Marketing;
  • Softwares para automatização de experimentos.

Por que é importante ter uma estratégia de growth hacking?

Qual é a empresa que não deseja ter crescimento rápido? Compreender a fundo o que é growth hacking e colocar em prática a técnica pode ser determinante no aumento do faturamento e na redução de custos, por exemplo.

Se fosse só isso, já seria o bastante para recorrer ao método de experimentação. Porém, o growth hacking oferece mais, como feedbacks recorrentes e detalhes importantes sobre cada KPI que é incansavelmente testado.

A partir disso, decisões mais precisas podem ser tomadas, baseadas em informações reais. Em outras palavras, a empresa elimina achismos e suposições que têm origem em interpretações precipitadas.

Como iniciar a aplicação do growth hacking?

O growth hacking pode ser iniciado na sua empresa no momento onde é clara a necessidade de mudança. Contudo, não espere as coisas começarem a degringolar para recorrer ao método. 

Quanto antes o investimento for feito, melhores e mais rápidos serão os resultados. O ideal é contar com as práticas mesmo quando tudo vai bem, de forma preventiva para não cometer nenhum deslize ao longo do caminho.

Confira 5 passos básicos para implementar o growth hacking no seu empreendimento:

1. Análise de dados

O primeiro passo é usar ferramentas digitais para coletar e analisar dados do seu segmento, dos seus clientes e da concorrência. Após a análise dessas informações, os dados devem ser cruzados com os seus objetivos e interpretados.

2. Brainstorming

Rabisque, imagine, sonhe, ouça opiniões, defina prioridades e coloque no papel tudo aquilo que vier à cabeça. Nesse primeiro momento, não se preocupe se as coisas fazem sentido, apenas anote tudo para não perder nenhuma boa ideia.

3. Definição de metas

No terceiro passo, é necessário uma abordagem ainda mais prática. Ou seja, é hora de colocar a mão na massa e aplicar, de fato, o growth hacking! Afinal, já é possível formular diversas hipóteses.

Esta é a fase de pensar em oferecer um desconto, por exemplo, e verificar como as vendas reagem. Ou cogitar investir em ADS para comparar o alcance e os resultados das diferentes redes sociais.

4. Realização de experimentos

Agora sim, o ápice! É chegado o momento de testar as hipóteses que você definiu. Portanto, se você já pensou sobre “o que” quer fazer, agora é a fase do “como” fazer. 

Elabore a metodologia de testagem, como o Teste A/B, pesquisa de satisfação, testes de produtos ou serviços, testes de venda, entre outros.

5. Mensurar e ajustar resultados

Por fim, é preciso mensurar, interpretar e ajustar os resultados obtidos conforme as metas estipuladas. Feito isso, o ciclo começa de novo: análises, ideias, hipóteses, testes e resultados. 

As mudanças que surgirão a partir do método, com certeza, farão toda diferença!

Oportunidades de crescimento estão por toda parte

Agora que você entendeu o que é growth hacking e sabe como adotá-lo, sua empresa não precisa mais ficar estagnada!

No entanto, talvez você sinta que está precisando de ainda mais dicas e estudo sobre o assunto, o que é sempre muito bem-vindo! Nesse caso, é importante olhar ao redor e identificar boas oportunidades.

Em um ambiente coworking, por exemplo, você estará cercado de ideias, experiências e profissionais de diferentes áreas que, com certeza, têm muito a contribuir com o crescimento da sua marca.

Além disso, os escritórios compartilhados promovem redução de custos, networking, parcerias, flexibilidade e muito mais! Resumidamente, são espaços perfeitos para o impulsionamento que você procura.

Entenda por que trabalhar em um coworking pode te ajudar a crescer mais rápido!

 

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