5 Estratégias de gestão e organização empresarial indispensáveis

Equipe discute estratégias de gestão e organização empresarial usando post-its colados na parede. 

5 Estratégias de gestão e organização empresarial indispensáveis

Estratégias de gestão e organização empresarial são indispensáveis para que empresas possam reduzir custos e ter um funcionamento otimizado, visando prosperar cada vez mais.

Esse crescimento contínuo é vital no mercado, para que o negócio possa se manter vivo na competição e na busca por novos clientes. 

Uma empresa bem gerenciada, com processos claros e eficientes é capaz de alcançar excelentes resultados!

Mas, para isso, não basta adotar qualquer tipo de estratégia, é preciso entender a essência de cada movimento e saber o que serve ou não para o seu negócio.

No post de hoje, você confere 5 dicas que podem te ajudar nessa missão!

O que é Gestão Empresarial e qual a sua importância?

A gestão empresarial de um negócio consiste em um conjunto de normas e práticas referentes à cultura organizacional que são aplicadas a fim de alcançar melhores resultados. 

Além disso, a abordagem abre portas na questão financeira, sendo capaz de esclarecer situações que parecem nebulosas e promovendo um maior controle sobre os recursos disponíveis. 

Todo esse gerenciamento permite que a empresa possa se desenvolver baseada em projeções concretas e de forma segura, seguindo as indicações de especialistas. 

Outro papel da organização e gestão empresarial é alinhar todas as atividades do empreendimento, de maneira a simplificar processos e identificar pontos fortes e fracos dentro das operações. 

Dessa forma, podemos dizer que nenhuma empresa é capaz de ir tão longe sem uma gestão estratégica ideal!

Quais são os principais tipos de Gestão Empresarial?

Apesar de ser particular a cada empresa, a gestão possui alguns modelos famosos que são mais comuns e utilizados em diversas organizações de sucesso. 

Veja alguns deles:

Cadeia de Valor

O modelo de cadeia de valor surgiu baseado em conceitos do ideólogo Michael Porter na década de 80. Esse modelo busca situar a empresa na concorrência do mercado. 

Para tanto, usa análises das atividades exercidas na empresa que agregam valor para o seu consumidor, tornando possível realizar cortes de gastos, aumentar a rentabilidade e a competitividade. 

Ciclo de Inovação 

O ciclo de inovação é um modelo mais criativo, que busca atualização e adoção de novos métodos. Isso significa que o principal foco é a criação, implementação e capitalização das suas ideias. 

O que se tem a ganhar com isso é o aumento da capacidade competitiva em diversos ramos do mercado. 

Ciclo de Deming

Esta abordagem leva o nome de seu idealizador, William Edwards Deming, que acreditava que toda situação era cíclica e apostou nisso para criar o modelo.

De tal modo, o Ciclo de Deming estabelece que qualquer ação deve passar por quatro fases: planejamento, desenvolvimento, checagem e ação. 

A partir disso, é possível identificar melhorias e obter uma gestão mais eficiente, com ações mais ágeis e melhores resultados contínuos.

Conheça 5 Estratégias de Gestão e Organização Empresarial 

Se você já definiu qual o perfil da sua empresa e escolheu o tipo de gestão que mais se adequa a ela, agora é hora de adotar as estratégias que vão ajudar seu negócio na tomada de decisões. 

Muitas empresas se esquecem desta etapa e acreditam que somente a gestão controlada é o suficiente, o que é um terrível engano! 

A estratégia adequada é uma ferramenta poderosa, e deve sempre andar em conjunto com a gestão. Essa união é essencial e capaz de oferecer tudo o que um negócio precisa. 

Confira 5 ideias que têm muito a contribuir para o sucesso de uma organização:

1. Uso de indicadores de desempenho

Uma das estratégias de organização e gestão mais eficientes é o uso dos indicadores de desempenho (KPIs). 

Os KPIs são aqueles que irão apontar onde a empresa é mais produtiva, onde estão seus pontos fortes e fracos e onde precisa melhorar. 

Quem escolhe quais serão os pontos de referência é a própria gestão, apontando os índices de extrema importância dentro do empreendimento.

No geral, os indicadores de desempenho são aqueles que refletem a produtividade de toda empresa e o crescimento do negócio. 

2. Adoção de tecnologias

A automatização do trabalho está se tornando tendência nas empresas já há algum tempo. Adotar tecnologias novas para facilitar as atividades e otimizar recursos é uma ótima ideia para uma boa gestão. 

As tecnologias permitem ao gestor ter um maior controle do que ocorre em cada setor. Isso garante pouca variabilidade e uma previsão mais precisa de como será o rendimento da empresa. 

3. FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças)

O FOFA é uma técnica de organização criada pelo líder de pesquisa da Stanford, Albert Humphrey, e é usada para avaliar a competitividade de uma empresa. 

Dentro da letra F (forças), estão todas as virtudes da empresa, as quais a tornam competitiva no mercado. As oportunidades (letra O) são aquelas que trazem uma perspectiva do que o negócio pode ser no futuro. 

Enquanto isso, o segundo F (fraquezas) representa os pontos fracos do empreendimento, que geram menor rendimento e prejuízos. Por fim, as ameaças (letra A) são aqueles fatores de concorrência que oferecem riscos ao negócio.

Essa é uma estratégia de análise complexa, e demandará uma boa gestão para colocá-la em prática. 

4. Redução de custos

Pode não parecer uma estratégia, mas a redução de custos é considerada uma ótima ferramenta para a gestão e organização de uma empresa. 

Existem inúmeras formas de reduzir custos dentro de um negócio, mas sempre será um assunto muito específico. Ou seja, cabe à gestão identificar os pontos que podem ser financeiramente otimizados.

É importante lembrar que a redução de custos nem sempre significa um corte na folha de pagamento ou a extinção de um processo. Pode ser que, ao reduzir um pequeno custo, você obtenha melhores resultados. 

No entanto, para funcionar, a estratégia em questão exige muito planejamento, estratégia e análise.

5. Uso do coworking

Sendo uma ferramenta inovadora que traz grandes resultados, o uso do coworking está sendo disseminado nas mais diversas áreas do mercado.

Os espaços compartilhados possibilitam que a empresa tenha as funções dos seus colaboradores bem definidas, mostrando cada vez mais a sua importância individual para o coletivo.

Outro benefício do uso do coworking é a redução de custos. Diferentes setores da empresa podem migrar para os ambientes colaborativos, o que traz economia com infraestrutura e mais produtividade ao time.

Portanto, se você busca prosperidade para o seu negócio, conheça os serviços do MyCW Coworking!

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