Como reduzir a inadimplência de clientes?

Vendedora conversa com sua cliente, lhe mostrando algo em um tablet.

Como reduzir a inadimplência de clientes?

Qualquer empresa que se preocupe com as suas condições financeiras tem como objetivo reduzir a inadimplência de clientes. Esse é um dos principais pontos a serem resolvidos para garantir a segurança financeira do negócio. 

Quando falamos sobre a gestão financeira de uma organização, diminuir a inadimplência é o maior desafio a ser enfrentado, pois depende não somente da empresa mas sim, da sua relação com o cliente. 

O que é inadimplência de clientes?

Um cliente inadimplente é aquele que não cumpriu seu compromisso financeiro com a empresa. Esse compromisso pode ser o pagamento de uma parcela de cartão de crédito, um boleto bancário, carnês e qualquer outra modalidade de recebimento.

Esse consumidor, por algum motivo, não pagou pelos serviços que obteve da empresa e, por isso, é classificado como devedor. 

Um consumidor inadimplente prejudica os lucros da empresa, alterando o fluxo de caixa, recebimentos e contas a pagar. Portanto, é preciso estar sempre atento às taxas de inadimplência do seu negócio. 

O cliente pode e deve ser cobrado em casos de dívidas vencidas em aberto, no entanto, tenha cautela em realizar a cobrança, pois aquele cliente em inadimplência pode ser muito importante para o seu negócio.

Por que a inadimplência ocorre?

Essa será uma resposta que somente o cliente poderá dar.

A falta de pagamento por parte do consumidor pode ser proveniente de uma crise financeira, problema pessoal ou até mesmo o esquecimento da data de vencimento. 

Por outro lado, a inadimplência do seu cliente também pode estar associada com a sua empresa. Os métodos de pagamentos utilizados, insatisfação com os produtos oferecidos, discordância de valores e outros fatores.

Dessa forma, é muito importante que você busque, não somente o acerto de contas, mas também saber o motivo pelo qual seus clientes estão se tornando inadimplentes. 

Em pequenas e micro empresas, a inadimplência tem atrapalhado o desenvolvimento do negócio, e a falta de treinamento para saber lidar com essa situação pode trazer problemas. 

Relação empresa e cliente

Um dos principais pontos que devem ser revisados quando se tem um grande número de inadimplências é a sua relação com o seu cliente. 

Todo cliente gosta de receber um bom atendimento, enxergar o seu cliente além da relação comercial é uma ótima ferramenta para entender com o que você está lidando.

Busque estar sempre o mais próximo possível do seu consumidor. Oferecer um serviço personalizado e condições especiais para clientes com boas práticas de pagamento incentivam a diminuição da inadimplência.

O fato é que, quem realmente sustenta o seu negócio é o seu cliente, por isso, dê uma atenção extra à ele e escute o que ele tem a dizer. Um feedback dos seus serviços pode salvar a sua empresa de uma crise.

Outro ponto importante que deve ser ressaltado aqui é a necessidade da empresa de conhecer e trabalhar com o código de defesa do consumidor. 

Trabalhar diante das leis que protegem o cliente irá mostrar que a sua empresa se compromete a cumprir essas normas e oferecer um bom tratamento. 

Isso também irá auxiliar na hora de realizar todos os processos de cobrança de clientes inadimplentes. 

Dicas para diminuir a inadimplência

Se você busca extinguir ou diminuir a inadimplência na sua empresa, aqui vão algumas dicas valiosas do que pode ser feito.

Análise de crédito do cliente

Ao realizar cadastros em uma empresa, loja ou comércio você pode ter recebido, em algum momento, uma notificação de que sua condição de liberação de crédito foi analisada.

Esse é um recursos que muitas empresas utilizam para serem capazes de prever, de acordo com as boas maneiras financeiras do cliente, se ele será potencialmente inadimplente ou não. 

A análise de crédito e as consultas online sobre o cliente permitirão dar uma visão diferente às finanças do seu negócio. 

Se você cadastrar um novo cliente em sua empresa e verificar que a possibilidade de crédito dele é baixa, poderá ser capaz de tomar certos cuidados e prever eventualidades com aquele cliente. 

Alertar sobre o vencimento 

Enganos podem acontecer. Quem nunca esqueceu que tinha que pagar aquele boleto? O seu cliente não será diferente. 

Dê uma atenção especial quando houver contas a receber e lembre os seus clientes de realizar o pagamento até a data do vencimento. 

Fique atento, no entanto, com a linguagem que usar. Seja amigável e delicado e não deixe parecer que está cobrando o pagamento. Realizar cobranças é normal, mas alguns clientes podem se ofender. 

Por isso utilize meios de eufemizar essa cobrança. Quando se trata de comunicados mais informais, as redes sociais podem ser uma grande aliada, pois entregam informações de uma forma mais leve e menos impactante. 

Esclarecer as desvantagens da inadimplência

Se o seu cliente assinou um contrato de prestação de serviços que dependerá de uma mensalidade, vale incluir nas cláusulas do contrato as desvantagens em caso de inadimplência. 

Não há somente desvantagens no caso de uma assinatura de contrato, a falta de pagamento também pode trazer malefícios em outras modalidades de comércio. 

O bloqueio financeiro daquele indivíduo, protesto do nome e prejuízos em relações com instituições financeiras são algumas dessas desvantagens. 

Mesmo que não seja responsabilidade da empresa educar financeiramente seu cliente, oferecer as informações básicas garantirá uma menor taxa de inadimplência e um bom relacionamento financeiro com o consumidor. 

Sazonalidade do mercado 

Qualquer gestor já reparou que existem épocas de grandes vendas e épocas de “estiagem” no comércio. É importante estar atento a elas para controlar a inadimplência na sua empresa também.

Esses períodos, geralmente, são épocas nas quais os consumidores estão com o seu poder de compra reduzido. Podemos pensar no primeiro mês do ano como exemplo.

O mês de Janeiro é o qual são realizados pagamentos dos principais impostos governamentais e regulamentares. Por isso, os clientes podem estar um pouco mais apertados financeiramente.

Cabe à empresa pensar em alternativas para esses períodos mais delicados, oferecendo condições especiais de pagamento, descontos, promoções e negociações. 

Notifique a inadimplência e negocie com o cliente

Assim que a conta vencer, notifique seu cliente o quanto antes. Lembre-se do que foi dito anteriormente, a forma de abordagem usada será essencial para o bom relacionamento.

Procure entender quais foram os motivos que levaram o consumidor à inadimplência e ofereça opções. O principal ponto fraco das empresas é esse. 

Realizar cobranças não é fácil, mas nem por isso deve ser um obstáculo. Evitar cobrar seus clientes só transformará seus problemas financeiros em uma grande bola de neve.

Seja humano e esteja sempre à disposição do seu cliente para resolver uma situação de inadimplência da melhor forma possível.

Por fim, a redução de custos sempre ajuda a lidar com momentos difíceis quando há clientes inadimplentes. Pensando nisso, trabalhar em coworking é uma ótima forma de reduzir os custos da empresa sem afetar sua qualidade.

Conheça as vantagens de trabalhar em coworking.

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