Descubra como criar e nutrir uma Rede de Contatos

Mulher sentada à mesa, trabalhando em seu notebook, olhando para o lado e pensando. Ao fundo, há um quadro branco e algumas prateleiras com livros.

Descubra como criar e nutrir uma Rede de Contatos

Criar uma boa rede de contatos é fundamental para quem deseja ter oportunidades valiosas no mundo dos negócios. Para tanto, é preciso dar uma atenção especial ao assunto, a fim de que esse networking seja genuíno e efetivo. 

Utilizar eventos presenciais para obter contatos é uma boa opção, mas mantê-los exige um pouco mais de esforço para ser onipresente e estar sempre acessível. 

Aqui, iremos descobrir como criar uma rede de contatos consolidada e como mantê-la sempre bem alimentada com novas informações, ideias e experiências.

Confira! 

O que é uma Rede de Contatos?

Antes de tudo, precisamos entender o que é uma rede de contatos. 

Essa ferramenta é associada ao networking, e consiste em uma rede de relacionamentos que uma empresa ou gestão possui com outras organizações, a fim de trocar experiências e conhecimentos. 

Podemos dizer que é como um grupo de amigos compartilhando suas vivências, mas, nesse caso, se trata de empresas, e relações mais formais.

Essa rede de contatos pode ser construída de diversas formas, seja buscando oportunidades em eventos comerciais como feiras e congressos, ou então virtualmente, com portais destinados a isso, como o LinkedIn.

Para que serve e qual a importância das Redes de Contatos?

Manter uma boa rede de contatos é a chave para o sucesso, pois permite a evolução do negócio a partir da troca de experiências com outras organizações do mercado. 

Se souber aplicar os conhecimentos trocados, uma boa gestão é capaz de fazer as escolhas certas para o empreendimento, baseando-se nos resultados obtidos por outras empresas.

Outro benefício da rede de contatos é abrir portas para novas possibilidades, negociações e parcerias comerciais, permitindo a expansão e o desenvolvimento.

Não existe regra para um networking, isso significa que você pode fazer trocas valiosas com empresas de diversos ramos, mesmo que não sejam do mesmo setor. 

Ter uma rede de contatos também é um meio de se manter atualizado, informado e com novas pautas a serem discutidas. Essa é uma maneira de estar ciente das novidades e dos interesses das outras pessoas. 

4 Passos para criar uma Rede de Contatos

Criar uma rede profissional não é assim tão fácil como em uma rede social pessoal, é preciso atenção e cuidado para isso. 

Para criar uma rede sólida e segura você precisará se atentar a alguns pontos:

1. Comece por contatos já existentes

Toda empresa possui ao menos um contato em sua lista desde o começo, seja ele empresarial ou pessoal. Esse é um ótimo ponto de partida para iniciar a construção da sua rede. 

Converse com os contatos que você possui e peça indicações e sugestões. Eles podem te ajudar a dar o pontapé inicial para esse feito. 

2. Faça networking presencial

Sabemos que “quem não é visto, não é lembrado”, certo? Por isso, participe de eventos destinados ao networking ou então à sua área de atuação. 

A presença física é interessante para praticar a oratória e criar possibilidades de contatos mais firmes, podendo realizar trocas até mesmo no próprio evento. 

Uma boa conversa cara a cara transmite mais objetivamente os seus interesses, além de ser mais convincente e confiável.

3. Faça um bom networking virtual 

Utilize estratégias virtuais para divulgar a sua empresa, ou seja, saiba que é preciso adotar o uso das tecnologias para inovar e se reinventar, atraindo mais olhares.

As redes sociais são ótimas ferramentas para buscar contatos, basta saber utilizá-las da forma correta. Assim, é possível obter vários parceiros, criando uma rede extensa de trocas. 

4. Invista em marketing

O marketing não serve apenas para atrair clientes, ele também serve para atrair parcerias. 

Se você entregar o cartão de visitas da sua empresa para alguém que conheceu em um evento, ele irá pesquisar sobre ela.

Você se sente confiante com o que ele irá encontrar na página da sua empresa? 

Se a resposta é incerta, é hora de começar a trabalhar nisso, afinal de contas, um bom marketing atrai novas oportunidades em todos os âmbitos do negócio. 

Como nutrir e preservar sua Rede de Contatos?

Criar uma rede não é tudo, você também precisará nutrí-la e mantê-la. Redes de contatos são voláteis e podem mudar facilmente, se você pretende manter um contato fixo deve trabalhar nisso. 

Relacionamentos comerciais que são estagnados e oferecem trocas pouco interessantes são rapidamente cortados de uma empresa com gestão inteligente.

Isso porque, entende-se que aquele contato não está agregando valor à empresa, e pode ser substituído por outro que tem mais a oferecer. 

Se você não quer enfraquecer sua rede, deve adotar algumas medidas: 

Esteja atualizado

Manter-se atualizado é essencial para nutrir uma rede de contatos. Todo parceiro gosta de ter ao seu lado alguém antenado e em dia com as novidades e notícias do mercado. 

Mostrar o quanto você se interessa pela evolução do negócio e pode trabalhar para implementar novas técnicas e ideias atrai muitas parceiras. 

Seja proativo

Lembre-se de estar sempre à disposição para os seus parceiros, uma vez que a troca deve acontecer de ambos os lados. 

Se ofereça para dar algumas dicas e compartilhar experiências que sejam requisitadas, isso criará uma ótima impressão.

Transmita confiança 

Utilize a linguagem correta e dados para transmitir confiança aos seus contatos. Em hipótese alguma compartilhe informações sem embasamento ou errôneas, isso criará uma péssima imagem para você.

É importante que seus contatos se sintam à vontade e seguros em compartilhar todas as suas experiências. 

Procure interesses em comum

É mais vantajoso quando compartilhamos conhecimentos e experiências com quem possui os mesmos interesses que nós, portanto, busque assuntos relevantes. 

Essa é uma maneira de mostrar ao seu contato a sua importância para o networking dele, uma vez que compartilham os mesmos interesses e podem mostrar, um ao outro, visões diferentes sobre o mesmo tema.

Gerencie os relacionamentos

Não se esqueça de gerenciar os seus contatos. Exclua aqueles que já não agregam experiência ou conhecimento para a sua empresa e parta em busca de outros. 

Você não deve se prender à primeira rede de contatos que obtiver, mas sim, deve atualizá-la sempre, para manter sua empresa funcional.

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