Quais os tipos de pesquisa de mercado e como realizá-las?

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Quais os tipos de pesquisa de mercado e como realizá-las?

Conhecer — e colocar em prática —  os principais tipos de pesquisa de mercado é imprescindível para marcas que desejam alavancar seus resultados. Isso porque, novos produtos, serviços e estratégias de marketing podem surgir daí. 

Inclusive, segundo uma matéria da O Povo, mais de 1 milhão de empresas foram abertas no primeiro trimestre de 2022. Com tanta concorrência, conhecer o seu cliente se torna cada vez mais essencial.

De tal modo, se você empreende e ainda não domina nada sobre o assunto, saiba que seu negócio corre o risco de desmoronar! 

Portanto, confira este conteúdo na íntegra para entender melhor o tema e reverter essa situação.

O que é pesquisa de mercado?

Uma pesquisa de mercado pode ser definida como uma abordagem que tem como finalidade coletar dados e informações sobre determinado tópico. 

Por exemplo, se uma empresa deseja saber se os clientes estão satisfeitos com seu produto ou serviço, através de uma pesquisa de mercado ela pode colher essas respostas e, o mais importante, definir melhores estratégias.

Entretanto, o método pode ser aplicado com outras finalidades, como analisar a concorrência, conhecer características comportamentais e os hábitos do público e etc. 

Quais os objetivos das diferentes pesquisas de mercado?

Antes de fazer uma pesquisa de mercado, é primordial que se estabeleça qual será o seu intuito. Afinal, como vimos anteriormente, ela pode servir para diferentes fins. 

Veja a seguir alguns dos principais objetivos dessas pesquisas:

Análise da concorrência

Um dos tipos de pesquisa de mercado mais comuns tem como propósito identificar quais são os erros e acertos da concorrência.

Ao colher informações sobre onde, como, quando e por que uma determinada campanha funcionou (ou não), a marca pode fazer um estudo minucioso e desenvolver um modelo de negócio mais próximo possível do ideal.

Porém, um aspecto que costuma ser um empecilho para o processo é a dificuldade de ter acesso aos dados sobre o desempenho de uma empresa concorrente. Afinal, o conteúdo não costuma ser disponibilizado ao público.

Hábitos de consumo

Além de entender o que a concorrência tem feito, também é fundamental saber, com clareza, quais são as expectativas, dores e demandas dos clientes finais

Por isso, se você tem um negócio e pretende aumentar seu faturamento, não dá para deixar de lado as preferências do público. Logo, para obter tais informações, será necessário aplicar uma pesquisa de mercado.

Satisfação dos clientes

Depois de conseguir entender os desejos do seu público, vender mais e alcançar melhores resultados, é hora de cuidar do pós-venda. Afinal, fidelizar clientes é muito mais barato do que captar novos.

Para isso, é essencial descobrir como seu empreendimento é visto pelo consumidor. 

Nesse caso, a aplicação de uma pesquisa de satisfação é indispensável para levantar quais são os pontos fortes e fracos apontados pelo público

De tal modo, será possível aprimorar serviços, indicadores-chave de performance como Tempo Médio de Atendimento (TMA), Best Time to Call, Tempo Médio de Espera (TME) ou Net Promoter Score (NPS).

Como fazer uma pesquisa de mercado?

Embora ainda não tenhamos citado os principais tipos de pesquisa de mercado, podemos dizer que a maioria delas é baseada em questionários que podem ser respondidos através de entrevistas, sejam elas físicas ou virtuais.

Para elaborar um tipo específico, o princípio costuma ser o mesmo. Por isso, defina: 

  • Objetivo: qual o intuito da pesquisa? Ex.: avaliar qualidade dos produtos da marca, otimizar preços, conhecer a concorrência, aumentar os lucros, etc;
  • Público-alvo: quem ela deve atingir? Ex.: fornecedores, concorrentes, clientes ou consumidores em geral;
  • Amostragem: quantas pessoas serão entrevistadas?;
  • Roteiro: quais perguntas serão feitas no formulário?;
  • Aplicação: como e onde a pesquisa será realizada?;
  • Análise: o que se pode concluir a partir dos dados obtidos?

Conheça os 3 principais tipos de pesquisa de mercado

Enfim, chegamos ao ponto que, provavelmente, mais te interessa neste post. Portanto, vamos aos 3 tipos de pesquisa de mercado mais implementados pelas empresas:

1. Pesquisa exploratória

A pesquisa exploratória é caracterizada por ter objetivos mais amplos, sem limitações quanto àquilo que se pretende descobrir. Em outras palavras, sua finalidade não é obter dados estatísticos conclusivos.

Basicamente, ela atua como uma espécie de sondagem inicial que servirá de base para direcionar pesquisas futuras mais específicas. Não à toa, este modelo é frequentemente usado na etapa inicial de um negócio.

2. Pesquisa descritiva

Por outro lado, a pesquisa descritiva tem como ponto de partida insights e informações já obtidas previamente, mas que ainda não foram colocadas em prática.

Seu principal objetivo é validar hipóteses e identificar possíveis falhas no planejamento de uma ação. Alguns dos pontos abordados aqui são: classe social, idade, região e gênero.

A partir desses dados o negócio é capaz de traçar um perfil mais detalhado e criar com maior precisão, por exemplo, a sua persona ou investir em outras estratégias de divulgação, como redes sociais ou e-mail.

Dessa maneira, um dos tipos de pesquisa de mercado mais utilizados, sem dúvida, é a descritiva, pois traz uma análise mais profunda e precisa sobre determinado assunto.

3. Pesquisa causal

A pesquisa causal, por fim, visa estabelecer relações de causa e efeito entre determinadas situações ou comportamentos

Usando como base outros tipos de pesquisa de mercado, como a exploratória e a descritiva, questionários ainda mais elaborados podem ser desenvolvidos. Para tanto, você enquanto gestor precisará conhecer quem é seu público-alvo.

Através disso, será possível entender por que os clientes buscam seus serviços e estipular, por exemplo, qual a verba será destinada à campanha de marketing x ou y, além de realizar testes para verificar a efetividade de cada estratégia.

Por que é vantajoso realizar pesquisas de mercado?

Agora que você já conhece as principais pesquisas de mercado, fica fácil entender quais são os maiores benefícios proporcionados por todas elas:

  • Identificação de melhores oportunidades;
  • Conhecimento sobre a concorrência;
  • Redução dos riscos em investimentos equivocados;
  • Melhor relacionamento com o cliente;
  • Maior clareza para tomada de decisões;
  • Geração de leads qualificados;
  • Aumento da autoridade da marca;
  • Identificação das necessidades do mercado;
  • Maior chances de resultados satisfatórios.

Diante de tantas vantagens, se torna evidente a importância que as pesquisas de mercado têm para uma empresa, não é mesmo? 

Talvez você esteja despendendo muito esforço onde seu negócio nem precisa e deixando a desejar em outro setor.

E como ter certeza sobre isso? Aplicando uma pesquisa eficiente!

Portanto, conheça sua marca a fundo, pare de “enxugar gelo” e evite prejuízos investindo na elaboração de pesquisas detalhadas e recorrentes.

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