Sem dúvida alguma, um dos maiores desejos de qualquer gestor é saber como aumentar o faturamento da empresa administrada por ele. E se for possível fazer isso sem investir muito dinheiro… melhor ainda!
Porém, a falta de planejamento e domínio do próprio negócio, acredite ou não, costuma ser a maior razão para que grande parte dos empreendedores deixe de aumentar o seu faturamento.
Felizmente, existem algumas dicas que podem ajudar nessa missão! Aumentar o número de clientes e, consequentemente, os lucros, não precisa ser tão complicado assim.
Acompanhe, a seguir, 8 dicas do que fazer para atingir melhores resultados financeiros!
1. Controle bem o faturamento
Antes de pensar em medidas para aumentar o faturamento de um negócio, é imprescindível que alguns indicadores sejam conhecidos. De tal modo, calcular, dentro de um período, o quanto a empresa vendeu e qual foi o lucro é fundamental.
Além disso, é preciso conhecer o ticket médio, calculando o quanto cada cliente compra. Para tanto, obviamente, é necessário saber também o número de clientes que são atendidos.
Sem essas informações mínimas fica impossível adotar estratégias que corrijam, por exemplo, falhas em produtos ou serviços. Afinal, como adivinhar onde está a falha se não existem dados?
Essa é a receita para a saúde financeira degringolar!
2. Conheça quem é o seu cliente
Outro fator que não pode ser negligenciado é o ICP — sigla em inglês que significa “Perfil de Cliente Ideal”. Sem essa informação, será praticamente impossível atrair novos clientes e, até mesmo, manter os clientes antigos.
Por outro lado, tendo o indicador claro e bem definido, sua empresa poderá traçar estratégias decisivas para direcionar campanhas publicitárias e atender de forma satisfatória (ou até superar) às expectativas do público que chega até você.
3. Crie programas de fidelidade
É bem verdade que entender como aumentar o faturamento da empresa não é uma tarefa simples. Todavia, não é algo, nem de longe, impossível.
Uma alternativa que traz resultados surpreendentemente positivos é a criação de um programa de fidelidade. Ou seja, um serviço que ofereça vantagens para clientes que realizem compras com frequência em seu estabelecimento.
Quando bem aplicada, a ação possibilita que o consumidor seja fidelizado, estreitando os laços entre vocês e fortalecendo o relacionamento!
4. Tenha foco em fidelizar clientes
Falando em fidelização de clientes, é essencial que você, como bom gestor, saiba que atrair novos clientes é mais caro do que manter os atuais. Em outras palavras, se dedique de corpo e alma ao pós-venda.
Ademais, é importantíssimo estar sempre buscando melhorar o atendimento e causar no cliente a sensação de serviço personalizado. Isso pode ajudar, e muito, no desempenho do negócio.
Também não podemos esquecer de citar a importância do feedback!
Deixar o cliente à vontade para expressar a sua opinião a respeito da experiência que ele teve com a marca, estimula o senso de pertencimento e favorece a fidelização.
5. Elabore estratégias de precificação
Não é novidade para ninguém que o preço é um fator decisivo na hora de comprar um produto ou fechar um serviço. Por isso, não descuide da análise de mercado, conheça sua concorrência e estabeleça estratégias de precificação.
Até porque, não adianta nada ficar quebrando a cabeça pensando em como aumentar o faturamento da empresa se sua percepção de preços estiver distorcida em relação à realidade.
Uma diminuição dos preços (ou um acréscimo, se for o caso), pode trazer vantagens e alavancar os ganhos. Contudo, é preciso estar atento à margem de lucro e agir com parcimônia, evitando variações bruscas nos valores.
6. Invista em Marketing Digital
Na era da internet, quem fica de fora dos principais meios de comunicação e divulgação está perdendo dinheiro. Mesmo as lojas físicas devem marcar presença no universo digital.
Afinal, como já dizia o ditado “quem não é visto não é lembrado”, não é mesmo?
Investir em um site de qualidade, manter as redes sociais sempre atualizadas e disponibilizar canais de contato via web são atitudes que não podem ser relegadas.
Além do mais, não “coloque todos os ovos na mesma cesta” (olha aí outro bom e velho ditado, hein!). Os clientes estão em diversas plataformas diferentes e possuem gostos distintos entre si.
Por isso, aposte em pelo menos três das principais opções: Facebook, Instagram, Twitter, Google, LinkedIn e WhatsApp.
7. Reduza os custos
Descobrir como aumentar o faturamento da empresa será em vão se os custos aumentarem proporcionalmente. Levando isso em consideração, trate de economizar e fazer o possível para cortar gastos.
Tire um tempo para:
- Rever valores de contratos ativos;
- Avaliar o que está sendo pago a funcionários e fornecedores;
- Solicitar sempre três orçamentos, no mínimo, para qualquer compra;
- Verificar equipamentos e mobiliários que podem afetar a produtividade;
- Elaborar uma planilha detalhada com todas as despesas da empresa.
Tome consciência sobre quais são os maiores custos envolvidos nas operações do seu negócio. Lembre-se sempre que economizar no papel higiênico não compensa os gastos exorbitantes com, por exemplo, retrabalho e falta de planejamento.
8. Opte por espaços compartilhados
Seguindo a linha de raciocínio voltada à redução de custos, optar por estabelecer sua empresa em um coworking pode ser decisivo quando se pensa em como aumentar o faturamento da empresa.
De acordo com uma estimativa realizada por um projeto que visa elucidar quanto à economia gerada a partir espaços compartilhados, uma pequena empresa situada na Grande São Paulo, com dez colaboradores gasta, em média:
- R$ 1.500,00/mês com insumos coletivos (produtos de limpeza, café, açúcar, sabonetes, etc.);
- R$ 2.500,00/mês com contas fixas (luz, água, telefone, internet, profissional para limpeza do local, etc.);
- R$ 5.000,00/mês com locação de uma sala empresarial.
Os custos mensais da empresa de pequeno porte chegam, assim, a R$ 9.000,00 para se manter funcionando. Ainda de acordo com a simulação, em um coworking a mesma empresa desembolsaria, por mês, cerca de R$ 2.000,00.
Isso acontece porque todos os serviços citados (e muitos outros) estão inclusos na taxa fixa paga pela locação de espaços compartilhados.
Portanto, se você quer ver o faturamento crescer, entenda quais as vantagens de trabalhar em um coworking!