Proteção de dados: por que ela é importante para sua empresa?

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Proteção de dados: por que ela é importante para sua empresa?

A proteção de dados deve ser uma preocupação constante para qualquer gestor de empresa. Afinal de contas, os dados são um dos ativos mais importantes de um negócio, já que eles auxiliam nas tomadas de decisão, direcionam melhor as estratégias, dentre muitos outros pontos essenciais.

Além disso, a lei geral de proteção, que dá diretrizes sobre o tratamento de dados pessoais, também define punições para o não cumprimento delas. Assim, as consequências de negligenciar a proteção de dados podem ser severas para as empresas.

Pensando nisso, hoje trouxemos um guia básico e completo sobre esse assunto, para que você entenda melhor sua importância e saiba o que fazer na prática para proteger os dados do seu negócio.

Assim sendo, continue a leitura e esclareça de vez todas as suas dúvidas.

O que é proteção de dados?

Como você sabe, os dados de que falamos aqui são informações deixadas por seus clientes e leads, que podem ser contato, preferências, necessidades, curiosidades, enfim. Todas essas informações podem ser usadas para gerar insights de valor para o seu negócio.

Porém, mesmo na Internet, é preciso garantir a privacidade e a segurança dos usuários, e é aí que entra a proteção de dados. A saber, ela consiste na necessidade de aplicar medidas técnicas e administrativas para manter guardadas as informações dos clientes da marca.

Essa necessidade não é só ética e moral, mas legal também. Isso devido à Legislação que prevê a privacidade e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais, LGPD lei n° 13.709/18. A seguir, falaremos mais sobre ela.

Saiba mais sobre a LGPD

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) foi aprovada em 2018, mas entrou em vigor em agosto de 2020. Dessa forma, essa lei foi um avanço ao Marco Civil da Internet, de 2014, que já trazia normas sobre isso.

Baseada na GDPR (General Data Protection Regulation), da União Europeia, a LGPD dispõe normas sobre o tratamento dos dados em qualquer meio, físico, online, enfim, em qualquer canal de comunicação. Assim, ela visa proteger os direitos fundamentais de liberdade em qualquer desses meios.

Além disso, ela também estabelece a obrigação de qualquer órgão de direito público ou privado, marca, instituição, pessoa, etc, de proteger os dados que lhe são confiados. Também por meio da LGPD, foi instituída a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, que garante a aplicabilidade da lei e as sanções relacionadas à ela.

De uma maneira geral, a LGPD trata dos seguintes princípios referentes aos dados:

  • Finalidade;
  • Adequação;
  • Necessidade;
  • Livre acesso;
  • Qualidade;
  • Transparência;
  • Segurança;
  • Prevenção;
  • Não Discriminação;
  • Responsabilização e prestação de contas.

Qual a importância da proteção de dados para sua empresa?

Como vimos, a lei que rege a proteção de dados já está valendo. E além das diretrizes e princípios estipulados, ela também prevê punições para quem descumpri-la, como:

  • Advertência;
  • Multa de até 2% do faturamento anual da empresa (com teto de R$50 milhões);
  • Multa diária que pode somar até R$50 milhões;
  • Divulgação pública da infração;
  • Suspensão do silo de dados do qual o vazamento aconteceu;
  • Impedimento total ou parcial de exercer as atividades relacionadas ao uso de dados.

No entanto, não são só esses problemas que sua empresa pode enfrentar por não tratar a proteção de dados com a devida importância. Afinal, você pode estar deixando de aproveitar diversos benefícios, como os que veremos a seguir.

Aumento da confiabilidade pública

Quando você estabelece uma reputação de sempre aplicar boas práticas de segurança da informação, conquista a confiança das pessoas. A saber, segundo um levantamento do site Reclame Aqui, 88,6% dos consumidores têm receio de que seus dados sejam usados de forma indevida pelas marcas.

Então, quando você demonstra que é uma marca confiável, ganha algo bastante raro e valioso.

Ajuda a mudar uma cultura nociva para o mercado

Ser uma empresa responsável com os dados dos clientes e leads é importante não só para o seu negócio em si, mas para o cenário empresarial, em geral. Afinal de contas, como vimos, as pessoas não acreditam muito que seus dados estão seguros, o que prejudica a utilização deles.

Assim, ao ser ético e cuidar das informações de seus clientes, você ajuda a mudar esse quadro.

Como proteger os dados dos seus clientes?

Agora que já vimos porque a proteção de dados é importante, vamos falar um pouco sobre como aplicá-la na prática. Acompanhe em seguida.

Tenha uma política clara de coleta de dados

O levantamento do Reclame Aqui, do qual falamos, também mostrou que apenas 43,5% dos usuários lêem os termos de coleta e utilização de dados. Então, para mudar esse quadro, é importante atuar como um canal acessível para que o consumidor saiba exatamente o que está permitindo.

Ademais, também é necessário que a política interna da sua empresa sobre proteção de dados seja conhecida e respeitada pelos colaboradores.

Utilize ferramentas eficientes

Usar meios digitais, como armazenamento em nuvem e softwares de proteção aos bancos de dados também é essencial para proteger as informações sobre seus clientes e seu negócio.

Você também pode utilizar o serviço de profissionais e empresas terceirizadas que cuidam desse aspecto. Assim, essas empresas seguem regulamentos, ou respaldadas em contratos,convênios ou instrumentos e visam identificar e conter eventuais vazamentos.

Conscientize sua equipe sobre a proteção de dados

É muito importante que toda a sua equipe seja consciente da importância da proteção de dados do seu negócio. Principalmente em tempos da popularização do home office como o que estamos vivendo agora.

É importante, inclusive, que os colaboradores que trabalham em regime remoto ou híbrido estejam cientes de que seus profissionais e empresas de TI podem fazer uma varredura nos computadores a qualquer tempo. Daí a necessidade de se deixar isso claro no momento da contratação.

Conclusão

Informação é poder. Você já deve ter ouvido essa frase antiga inúmeras vezes. Porém, ela nunca foi tão verdadeira quanto agora, quando os dados de usuários se tornaram uma grande fonte de oportunidades de negócio.

Desta forma, zelar dessa fonte para que ela nunca seque é responsabilidade de todo gestor de empresas. Tanto pelo bem dos consumidores quanto pelo próprio bom nome da marca.

Sendo assim, estabelecer a proteção de dados como prioridade em seu negócio não é só importante, mas fundamental.

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