Você sabe o que é persona? Encontre a sua!

O que é persona

Você sabe o que é persona? Encontre a sua!

Saber o que é persona é algo primordial não só para quem trabalha com marketing, mas também para qualquer pessoa do ramo empresarial.

Afinal de contas, saber quem é seu cliente ideal facilita chegar até ele, além de ajudar a oferecer as melhores soluções para suas dores.

Por isso, é essencial entender o conceito e como definir esse perfil para trabalhar em sua empresa. Pensando nisso, hoje trouxemos muitas informações, dicas e tudo o mais sobre esse assunto. Desse modo, você vai poder compreender a importância de se ter um perfil de cliente ideal bem estruturado e as vantagens que isso pode trazer para o seu negócio.

Continue acompanhando para saber mais a respeito do tema.

O que é persona?

Podemos definir como persona a representação do seu cliente ideal. E isso vai muito além de uma mera “silhueta” de alguém que poderia vir a se tornar seu cliente.

Uma persona é alguém fictício, com nome, idade, ocupação, aspirações, preferências e outras características que forem relevantes.

Essas características são atribuídas à sua persona por meio de dados reais, obtidos através de pesquisas e de análises de comportamento do seu público alvo.

Por meio da análise desses dados coletados, você identifica padrões, preferências, queixas e outras tendências comuns entre seus clientes, as quais você pode usar como norte para direcionar suas estratégias de marketing e aprimorar sua oferta de produtos ou serviços.

Diferença entre público alvo e persona

É muito importante que você entenda a diferença entre persona e público alvo. Afinal, embora eles façam parte do mesmo universo, as abordagens e estratégias aplicadas a eles são completamente diferentes.

Público alvo é uma parcela bastante abrangente da sociedade para quem você vende. Já a persona, é o cliente ideal da sua empresa.

Por exemplo, vamos supor que você tenha um negócio de hospedagem para pets. Seu público alvo seriam tutores de pets que gostam de viajar e não tem com quem deixar seus bichinhos.

Agora, compare com isso: Aline, 26 anos, solteira, sem filhos, trabalha em um banco e tem dois cães da raça beagle. Aline mora em São Paulo, mas veio do interior do estado. Ela acaba de tirar férias e quer viajar para as praias do Nordeste para desestressar, mas não tem com quem deixar seus amados cãezinhos.

Viu a diferença? Você ainda pode ir mais fundo, acrescentar mais informações sobre Aline, dar nome aos cães, por exemplo, e deixar sua persona ainda mais refinada.

Parece exagero, mas lembre-se que essas características servem com base em dados reais.

Além disso, criar uma persona bem definida traz uma série de vantagens, como veremos a seguir.

Qual a importância de se definir uma persona?

Agora que já vimos o que é persona e suas diferenças com o público alvo, vamos te mostrar porque é importante ter um perfil de cliente ideal bem definido.

Tudo o que você usa como base para criar a sua persona, vem do estudo do seu público alvo, de quem já é seu cliente e das experiências vividas por eles em sua jornada de compra.

Então, usar esses dados reais, que podem ajudar a conhecer melhor seu cliente, também contribui em diferentes áreas do seu negócio.

Melhor direcionamento do marketing de conteúdo

Para entender melhor o que é persona e como é importante ter uma bem definida, vamos voltar ao exemplo anterior.

Pense em Aline, sua persona: ela gosta de animais, então, em suas redes sociais, ela deve fazer parte de grupos com essa temática. Portanto, na hora de pensar em estratégias de marketing para chegar até ela, você pode fazer postagens nesses grupos, falando sobre a importância da adoção consciente, fazendo campanhas pelo não abandono dos bichinhos, etc.

Com isso, você ganha a atenção de Aline, constrói uma relação de credibilidade e, posteriormente, vai ser mais fácil fazê-la confiar seus beagles ao seu negócio.

Percebe como saber informações e preferências do seu cliente ideal ajudam a direcionar suas estratégias para chegar até ele?

Oferecer o melhor serviço possível

Sabendo do que seu cliente ideal precisa, fica mais fácil oferecer a melhor solução possível para ele.

Imagine outro exemplo: você tem uma escola de idiomas. Sua persona é André, 31 anos, trabalha em uma grande empresa do ramo de energia há 6 anos. André ambiciona ser promovido em um futuro próximo e sabe que, para isso, precisa aprender novas línguas.

Entretanto, André tem uma rotina corrida e não tem tempo para estudar em horários comerciais. Partindo daí, você pode oferecer aulas em horários alternativos, com metodologias que visam a aprendizagem rápida, que é exatamente o que André precisa.

Evita o desperdício de recursos

Quem é gestor de empresas sabe como o custo de aquisição de clientes pode ser alto.

Principalmente se você não souber o que é persona e qual a sua. Afinal, se você não tem um foco bem definido, pode direcionar seus esforços para pessoas que nunca vão se tornar seus clientes.

Usando nossos exemplos de personas, imagine se você não tem um cliente ideal e não sabe nada sobre Aline e André.

Você poderia gastar muito dinheiro e tempo espalhando conteúdos que seriam vistos por pessoas que nem tem pets ou que não se interessam em aprender novos idiomas.

Ou pior ainda, tentando prospectar ativamente essas pessoas, que não precisam dos seus serviços e que não trazem lucro nenhum para sua empresa.

Percebe como ter uma persona pode criar um alvo nítido e bem definido, além de mostrar o melhor caminho para acertá-lo em cheio?

Afinal, com seu público bem segmentado, você consegue separar o “joio do trigo” e não desperdiça energia com quem não está interessado nos seus serviços.

Como criar uma persona?

Como vimos, as características das personas devem vir de uma base real de dados e não de meras suposições.

Portanto, é muito importante investir em pesquisas de mercado, incentivar o feedback entre seus clientes e estudar a fundo o comportamento do seu consumidor.

Para isso, você pode usar as redes sociais, ter um follow up eficiente e até oferecer recompensas para quem participa das suas pesquisas de opinião.

Hoje, com a internet, não é difícil manter um relacionamento próximo com seus clientes e com seu público alvo. E tanto os dados obtidos por meio presencial quanto online ajudam a definir quem é essa pessoa ideal.

Agora que você já sabe o que é persona, sua importância e como encontrar a sua, leia também:

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