O que é um Plano de Negócios e como desenvolvê-lo?

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O que é um Plano de Negócios e como desenvolvê-lo?

Se você está pensando em começar a empreender, ter clareza sobre o que é um plano de negócios e entender como desenvolvê-lo é imprescindível! Isso porque, a ferramenta é responsável por nortear cada passo desse processo.

Através da metodologia é possível traçar estratégias, estabelecer as políticas e valores da empresa, estudar a viabilidade do projeto, analisar a concorrência e muito mais!

Por isso, se você quer descobrir tudo o que um plano de negócios permite que seja verificado e como ele deve ser elaborado, acompanhe este post até o final!

O que é um Plano de Negócios?

A falta de planejamento é responsável por arruinar os sonhos de muitos empreendedores no Brasil. Prova disso é que muitos deles nem sequer sabem o que é um plano de negócios.

Isso explica, por exemplo, porque o índice de empreendimentos que fracassam logo nos seus primeiros anos de vida é tão alto. 

Resumidamente, o documento visa organizar as ideias, fornecer insights e definir os rumos da nova empresa.

Sua elaboração envolve a transmissão de muitos anseios, estudos e pesquisas para o papel. A partir daí, o plano é usado como um “roteiro”.

Por que é importante seguir um Plano de Negócios?

Ter um plano de negócios para ser usado como uma “bússola” durante a abertura de uma empresa é essencial para avaliar cenários com base em informações concretas sobre o mercado.

Porém, além disso, muitos outros benefícios são promovidos a partir da elaboração desse material. 

Veja, a seguir, alguns deles:

Direcionamento e foco

Depois de entender o que é um plano de negócios, o aspirante a empreendedor que deseja iniciar um novo projeto pode enfrentar muitas dúvidas. Afinal, qualquer área de atuação oferece múltiplas possibilidades.

Logo, é comum que o profissional mude de ideia a cada semana. Entretanto, o plano de negócios bem estruturado é uma ferramenta que ajuda a manter o foco e a ter diretrizes claras e consistentes.

Entendimento sobre o negócio

Durante a elaboração do plano de negócios, é necessário que muita pesquisa seja feita, tendo como objetivo responder a uma série de questionamentos. Nesse processo, o empresário acaba se aprofundando em muitos assuntos.

Ou seja, informações sobre clientes, concorrentes, fornecedores, ambiente regulatório, estratégias de marketing, produtos ou serviços e muitos outros detalhes são colhidas. 

Comunicação facilitada

Ao compreender a fundo o que é um plano de negócios e como ele deve ser desenvolvido, é possível usar a ferramenta, por exemplo, para captar recursos financeiros de investidores.

Além disso, ela também é bastante usada para apresentar a potenciais clientes os valores da marca.

Qual é a estrutura de um Plano de Negócios?

Já deve estar ficando claro para você que o plano de negócios é indispensável às empresas que desejam prosperar.

Em geral, o documento pode ser elaborado no Business Model Canvas, uma ferramenta que apresenta uma tela única dividida em blocos que tornam o preenchimento intuitivo e organizado.

Tal estrutura é pensada para facilitar a criação do documento e torná-lo uma referência na hora de reunir ideias de negócios e orientações sobre como tudo deve funcionar.

Como fazer um Plano de Negócios?

Agora que você já sabe o que é um plano de negócios, para que ele serve e qual a sua estrutura, é hora de explicar de forma mais detalhada cada uma das 9 seções do documento:

  1. Segmentos de clientes

Neste bloco é onde ficam concentradas as informações sobre o público-alvo atingido pelo seu negócio.

  1. Proposta de valor

Aqui, será descrito o que sua empresa pretende fornecer ao mercado para gerar valor aos clientes.

  1. Canais

Onde devem ser apresentados os canais de aquisição de novos clientes. 

  1. Relação com clientes

Nesta seção você indicará como sua empresa pretende se relacionar com os diferentes segmentos de clientes.

  1. Fontes de receita

Este campo deve ser preenchido com a maneira que o negócio visa ganhar dinheiro e as diferentes fontes de renda.

  1. Principais atividades

Nesta parte ficam contidos os serviços prestados pela empresa.

  1. Recursos-chave

Diz respeito aos recursos que são necessários para a realização das atividades-chave. Podem ser recursos humanos, intelectuais, financeiros e etc.

  1. Parcerias-chave

Seguindo a lógica anterior, são as alianças que o empreendimento pretende formar para entregar seu serviço/produto com qualidade.

  1. Estrutura de custos

Por fim, neste bloco devem ser listadas as formas que você planeja obter receitas.

O que um Plano de Negócios deve apresentar?

Simplificadamente, um plano de negócios deve ser um documento que contemple as principais propostas, levantamentos, premissas e projeções da empresa.

Sua composição é baseada nos seguintes tópicos: 

  • Sumário Executivo: descrição do negócio, público-alvo, vantagens competitivas, projeções de vendas e de lucratividade; 
  • Equipe de Gestão: organograma e currículo resumido das pessoas chave;
  • Pesquisa de Mercado: indústria, clientes, fornecedores, potencial do mercado, concorrentes e dores dos clientes; 
  • Análise Econômico-Financeira: projeções de vendas, margens de lucro, custos, prazo para alcançar um fluxo de caixa positivo, cálculos de retorno (VPL, TIR e Payback)
  • Plano de Marketing: estratégias de precificação, qualidade do produto/serviço, canais de venda e propaganda;
  • Plano Operacional: fluxo de produção e processos operacionais, capacidade produtiva, regulamentações e assuntos jurídicos, localização geográfica; 
  • Plano de Implantação: (ou Análise SWOT): cronograma macro, levantamento de riscos e análise de cenários, contratações, necessidade de capital próprio e externo.

Dê o primeiro passo, saia do lugar

Para terminar, se você quer ser dono do seu próprio negócio, é preciso ter em mente que o primeiro passo precisa ser dado. A princípio, não fique buscando perfeição, não espere ter tudo como você gostaria para começar.

Saiba, de antemão, que nem sempre as coisas sairão conforme o planejado. Todavia, é óbvio que quanto maior for a capacidade de se prevenir contra imprevistos, melhor.

Encare o plano de negócios com muita dedicação e não se esqueça que quanto mais detalhes forem transmitidos a ele, menores serão as chances de se perder durante o processo de implementação.

Portanto, não tenha pressa, não pule etapas. 

Leve o tempo que precisar para pensar nos resultados que sempre sonhou em alcançar e detalhe as estratégias que pretende seguir para que isso se torne realidade!

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