Se você está pensando em começar a empreender, ter clareza sobre o que é um plano de negócios e entender como desenvolvê-lo é imprescindível! Isso porque, a ferramenta é responsável por nortear cada passo desse processo.
Através da metodologia é possível traçar estratégias, estabelecer as políticas e valores da empresa, estudar a viabilidade do projeto, analisar a concorrência e muito mais!
Por isso, se você quer descobrir tudo o que um plano de negócios permite que seja verificado e como ele deve ser elaborado, acompanhe este post até o final!
O que é um Plano de Negócios?
A falta de planejamento é responsável por arruinar os sonhos de muitos empreendedores no Brasil. Prova disso é que muitos deles nem sequer sabem o que é um plano de negócios.
Isso explica, por exemplo, porque o índice de empreendimentos que fracassam logo nos seus primeiros anos de vida é tão alto.
Resumidamente, o documento visa organizar as ideias, fornecer insights e definir os rumos da nova empresa.
Sua elaboração envolve a transmissão de muitos anseios, estudos e pesquisas para o papel. A partir daí, o plano é usado como um “roteiro”.
Por que é importante seguir um Plano de Negócios?
Ter um plano de negócios para ser usado como uma “bússola” durante a abertura de uma empresa é essencial para avaliar cenários com base em informações concretas sobre o mercado.
Porém, além disso, muitos outros benefícios são promovidos a partir da elaboração desse material.
Veja, a seguir, alguns deles:
Direcionamento e foco
Depois de entender o que é um plano de negócios, o aspirante a empreendedor que deseja iniciar um novo projeto pode enfrentar muitas dúvidas. Afinal, qualquer área de atuação oferece múltiplas possibilidades.
Logo, é comum que o profissional mude de ideia a cada semana. Entretanto, o plano de negócios bem estruturado é uma ferramenta que ajuda a manter o foco e a ter diretrizes claras e consistentes.
Entendimento sobre o negócio
Durante a elaboração do plano de negócios, é necessário que muita pesquisa seja feita, tendo como objetivo responder a uma série de questionamentos. Nesse processo, o empresário acaba se aprofundando em muitos assuntos.
Ou seja, informações sobre clientes, concorrentes, fornecedores, ambiente regulatório, estratégias de marketing, produtos ou serviços e muitos outros detalhes são colhidas.
Comunicação facilitada
Ao compreender a fundo o que é um plano de negócios e como ele deve ser desenvolvido, é possível usar a ferramenta, por exemplo, para captar recursos financeiros de investidores.
Além disso, ela também é bastante usada para apresentar a potenciais clientes os valores da marca.
Qual é a estrutura de um Plano de Negócios?
Já deve estar ficando claro para você que o plano de negócios é indispensável às empresas que desejam prosperar.
Em geral, o documento pode ser elaborado no Business Model Canvas, uma ferramenta que apresenta uma tela única dividida em blocos que tornam o preenchimento intuitivo e organizado.
Tal estrutura é pensada para facilitar a criação do documento e torná-lo uma referência na hora de reunir ideias de negócios e orientações sobre como tudo deve funcionar.
Como fazer um Plano de Negócios?
Agora que você já sabe o que é um plano de negócios, para que ele serve e qual a sua estrutura, é hora de explicar de forma mais detalhada cada uma das 9 seções do documento:
- Segmentos de clientes
Neste bloco é onde ficam concentradas as informações sobre o público-alvo atingido pelo seu negócio.
- Proposta de valor
Aqui, será descrito o que sua empresa pretende fornecer ao mercado para gerar valor aos clientes.
- Canais
Onde devem ser apresentados os canais de aquisição de novos clientes.
- Relação com clientes
Nesta seção você indicará como sua empresa pretende se relacionar com os diferentes segmentos de clientes.
- Fontes de receita
Este campo deve ser preenchido com a maneira que o negócio visa ganhar dinheiro e as diferentes fontes de renda.
- Principais atividades
Nesta parte ficam contidos os serviços prestados pela empresa.
- Recursos-chave
Diz respeito aos recursos que são necessários para a realização das atividades-chave. Podem ser recursos humanos, intelectuais, financeiros e etc.
- Parcerias-chave
Seguindo a lógica anterior, são as alianças que o empreendimento pretende formar para entregar seu serviço/produto com qualidade.
- Estrutura de custos
Por fim, neste bloco devem ser listadas as formas que você planeja obter receitas.
O que um Plano de Negócios deve apresentar?
Simplificadamente, um plano de negócios deve ser um documento que contemple as principais propostas, levantamentos, premissas e projeções da empresa.
Sua composição é baseada nos seguintes tópicos:
- Sumário Executivo: descrição do negócio, público-alvo, vantagens competitivas, projeções de vendas e de lucratividade;
- Equipe de Gestão: organograma e currículo resumido das pessoas chave;
- Pesquisa de Mercado: indústria, clientes, fornecedores, potencial do mercado, concorrentes e dores dos clientes;
- Análise Econômico-Financeira: projeções de vendas, margens de lucro, custos, prazo para alcançar um fluxo de caixa positivo, cálculos de retorno (VPL, TIR e Payback);
- Plano de Marketing: estratégias de precificação, qualidade do produto/serviço, canais de venda e propaganda;
- Plano Operacional: fluxo de produção e processos operacionais, capacidade produtiva, regulamentações e assuntos jurídicos, localização geográfica;
- Plano de Implantação: (ou Análise SWOT): cronograma macro, levantamento de riscos e análise de cenários, contratações, necessidade de capital próprio e externo.
Dê o primeiro passo, saia do lugar
Para terminar, se você quer ser dono do seu próprio negócio, é preciso ter em mente que o primeiro passo precisa ser dado. A princípio, não fique buscando perfeição, não espere ter tudo como você gostaria para começar.
Saiba, de antemão, que nem sempre as coisas sairão conforme o planejado. Todavia, é óbvio que quanto maior for a capacidade de se prevenir contra imprevistos, melhor.
Encare o plano de negócios com muita dedicação e não se esqueça que quanto mais detalhes forem transmitidos a ele, menores serão as chances de se perder durante o processo de implementação.
Portanto, não tenha pressa, não pule etapas.
Leve o tempo que precisar para pensar nos resultados que sempre sonhou em alcançar e detalhe as estratégias que pretende seguir para que isso se torne realidade!
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