Fluxo de caixa: como manter as finanças da empresa em ordem?

A mulher sentada à frente de seu computador analisa gráficos impressos em folhas.

Fluxo de caixa: como manter as finanças da empresa em ordem?

Realizar controles financeiros não é uma tarefa fácil, quando se trata de um negócio, pode ser ainda mais desafiador. O fluxo de caixa é a principal ferramenta que uma empresa pode ter para administrar seus ganhos. 

Associar os lucros com os custos e despesas de uma empresa pode parecer desafiador, mas existem diversas maneiras de facilitar essa atividade, a começar pelo fluxo de caixa. 

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é uma ferramenta usada para acompanhar a situação financeira da sua empresa. Consiste na soma de todas as entradas e todas as saídas de caixa. 

A diferença entre o que sua empresa faturou e o que gastou será o seu saldo disponível. Esse saldo servirá para garantir que sempre haverá capital de giro disponível para custear a operação. 

Para quê serve? 

O fluxo de caixa da empresa permitirá uma ampla visão da situação financeira do negócio, tanto no presente quanto no futuro. A análise irá colaborar para que sejam adotadas estratégias financeiras. 

O fluxo de caixa pode ajudar a gestão financeira da empresa a tomar decisões antecipadas de organização e planejamento, a fim de evitar problemas financeiros previstos na análise de caixa. 

Quais informações o fluxo de caixa deve conter?

A elaboração do fluxo de caixa da sua empresa não precisa começar em um programa ou software auto-suficiente, você pode realizar os primeiros relatórios em uma folha ou caderno, por exemplo. 

No entanto, para que se tenha um fluxo bem documentado, é necessário adicionar algumas informações básicas.

Recebimentos

Inclua em seu registro todos os seus ganhos financeiros. Isso não diz respeito somente às vendas da empresa, todo e qualquer tipo de renda que tenha gerado ganho no período documentado deve estar presente em seu relatório.

Resultados de aplicações financeiras também entram na conta, desde que estejam atrelados à sua empresa. 

Pagamentos

Aqui, seguimos a mesma lógica do tópico anterior. Todos os pagamentos e saídas que forem realizadas devem entrar como descontos da sua empresa. 

Isso inclui compras de insumos, impostos, despesas bancárias e outras despesas que o negócio teve naquele período. 

Previsões

Inclua suas previsões em seu relatório. Assim como fazemos na vida pessoal, é possível ter uma previsão de gastos e ganhos dentro de uma empresa. 

Podemos incluir em gastos as contas fixas da empresa como aluguel, água, luz, internet e salários dos funcionários. 

Já em recebimentos é possível incluir vendas que já estejam planejadas para o futuro, clientes fixos com demanda mensal, parcelamentos a receber, entre outros.

Você pode realizar a análise das movimentações financeiras da sua empresa diariamente, semanalmente ou mensalmente. Para um maior controle, o fechamento diário do caixa é a melhor opção. 

Tipos de fluxo de caixa

Existem diversas modalidades de fluxo de caixa, capazes de atender os mais diversos tipos de negócios, podemos citar algumas das mais importantes. 

Fluxo de caixa operacional

É o fluxo onde são listadas as receitas e despesas da empresa em um período determinado, com o intuito de mostrar os resultados financeiros e a variação do capital de giro da empresa.

Nesse modelo, investimentos e demanda de capital não entram na conta. O principal objetivo do fluxo operacional é apontar possíveis cortes de custos nas atividades operacionais.

Fluxo de caixa direto

O fluxo de caixa direto contabiliza todos os recebimentos e pagamentos provenientes das atividades da empresa, sem considerar os descontos e gastos externos. 

Nesse modelo, ganhos e gastos são separados por categorias para conferir maior precisão na análise. 

Fluxo de caixa indireto

Esse fluxo tem como enfoque as informações contábeis da empresa, e não considera as suas entradas e saídas de caixa. Tem como objetivo ajudar a compreender o desempenho econômico de acordo com a modalidade financeira utilizada.

O fluxo indireto é mais comumente usado como uma ferramenta de controle contábil dentro das empresas. 

Fluxo de caixa projetado

Esse é um modelo de permite ao gestor projetar, a partir dos dados lançados, ações futuras. Baseando-se nos dados obtidos, podem ser realizadas projeções com três finalidades:

  • Correção: projetar mudanças para diminuir perdas financeiras;
  • Organização: projetar pagamentos e recebimentos futuros;
  • Afirmação: é a projeção do crescimento e expansão do negócio.

A análise do fluxo de caixa permite essa projeção pois é capaz de evidenciar se há capital imobilizado, se o tempo de entrada e saída de capital é sincronizado e se as saídas são maiores do que as entradas.

Fluxo de caixa livre

Esse tipo de fluxo permite medir a geração de capital em curto, médio e longo prazos. O modelo irá indicar o saldo positivo após a realização dos descontos.

No fluxo de caixa livre, o gestor irá precisar de dois tipos de relatório, um realizando a projeção de 60 à 90 dias e outro com prazo de 2 à 5 anos. 

Dessa forma, será permitido à gestão financeira analisar a forma como a empresa se comporta em diferentes prazos e realizar alterações para mudar o seu futuro financeiro. 

Se a análise apresentar resultados positivos é possível prever novos investimentos, se mostrar dados negativos, medidas poderão ser tomadas para impedir que isso aconteça. 

Como garantir uma boa organização financeira?

Se você precisa de um planejamento financeiro para lidar com o fluxo de caixa da sua empresa, aqui vão algumas dicas essenciais.

Realize o controle financeiro diário

Você deve anotar diariamente tudo o que entrou e saiu do seu caixa, controlar suas despesas e ganhos é muito importante para que tudo seja monitorado e controlado da melhor forma possível.

Um registro diário não permitirá confusões e perda de dados no final das contas, e poderá ajudar na projeção futura. 

Se seu saldo for negativo, analise o capital de giro

Quando você estiver em déficit, procure realizar uma projeção e análise do capital de giro da sua empresa. É necessário realizar um empréstimo para melhorar a situação financeira? 

A solução para um saldo negativo pode estar, muitas vezes, dentro do próprio negócio. Basta analisar com cautela a situação e todos os seus parâmetros. 

Se seu saldo for positivo, invista

Está com um saldo positivo satisfatório na sua empresa? Então porque não investir esse dinheiro nela? 

Um saldo positivo pode ser usado para realizar uma reforma do seu espaço, a compra de um novo material, a adesão de um novo produto ou insumo. 

Saldo positivo investido gera resultado positivo, por isso, não se prenda muito à guardar o excedente, a menos que tenha um objetivo maior para ele. 

Faça uma projeção financeira

Não se esqueça de projetar seus gastos e recebimentos futuros, isso será muito importante para que você possa trabalhar ciente das condições financeiras da sua empresa e ter maior liberdade.

Tenha uma boa gestão

A gestão é tudo dentro de uma empresa, ter uma boa gestão financeira é fundamental para controlar as finanças e realizar a análise do fluxo de caixa do seu negócio. 

Tenha em mente que, uma boa parceria se faz de laços com quem tem os mesmos objetivos que você, portanto, busque sempre uma aliança conectada aos princípios do seu negócio. 

Que tal saber um pouco mais sobre as maneiras de conquistar o sucesso? Então descubra as vantagens de trabalhar em coworking.

Nosso site usa cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência de navegação. Para mais informações, consulte abaixo nossa Política de Privacidade.
Aceitar