Como o Endereço Comercial influencia na imagem da empresa?

endereço comercial influencia na imagem da empresa

Como o Endereço Comercial influencia na imagem da empresa?

Embora possa parecer óbvio num primeiro momento, será que você realmente sabe o quanto e como um endereço comercial influencia na imagem da empresa?

Quando surge a ideia de empreender, é imprescindível pensar em diversas questões, como a qualidade dos produtos ou serviços  ofertados, o planejamento financeiro, o nome da marca, a logo usada nas redes sociais e etc.

No entanto, garantir um ponto de venda prestigiado e localizado em uma região movimentada comercialmente é igualmente fundamental para que qualquer negócio possa prosperar!

Por isso, hoje você vai descobrir o impacto que o endereço de um empreendimento tem na sua reputação.

Confira!

Mas o que é Endereço Comercial?

Resumidamente, o endereço comercial diz respeito ao local onde uma empresa funciona. Em outras palavras, é a cidade, o bairro e a rua que são usados para divulgação dos serviços prestados ou produtos vendidos.

Sendo assim, é o endereço adotado para ser apresentado em cartões de visita, site, redes sociais e outros tipos de propagandas. De tal modo, é interessante que o local transmita credibilidade.

Portanto, é onde os clientes devem ir para fazer uma compra ou um fornecedor precisa visitar para tentar fazer uma venda.

Vale frisar que o endereço comercial não precisa ser, necessariamente, onde o negócio realiza suas atividades operacionais ou onde recebe documentos fiscais (endereço fiscal).

Quem precisa ter um Endereço Comercial?

Antes de entender como o endereço comercial influencia na imagem da empresa, é preciso saber para quem ele é indicado.

Em geral, o endereço comercial é solicitado a empreendedores que já têm CNPJ registrado e querem um espaço físico para receber clientes com segurança e profissionalismo.

Acompanhe quem costuma compor a lista:

  • Profissionais liberais;
  • Empresas de pequeno, médio ou grande porte;
  • Colaboradores em regime de trabalho remoto;
  • Empresas que recebem visitas frequentes;
  • Profissionais que viajam constantemente;
  • Empresas de fora que precisam de atendimento local.

Como o Endereço Comercial interfere na imagem da empresa?

Agora sim, é hora de descobrir em quais sentidos o endereço comercial influencia na imagem da empresa.

Veja, na sequência, 5 aspectos intimamente relacionados ao ponto comercial e que podem impactar na reputação do negócio:

1. Localização geográfica

Para começar, vamos àquilo que parece mais óbvio, afinal, tratando-se de endereço, não dá para não pensar na localização geográfica, certo?

Dessa forma, antes de abrir as portas de um empreendimento em qualquer lugar, é essencial realizar uma boa pesquisa de mercado e analisar se a região possui pessoas interessadas no serviço ou produto da marca.

Obviamente, isso deve ser feito quando já se tem identificado o público-alvo, o que facilita a avaliação.

Além disso, é primordial verificar a reputação do bairro onde se pretende estabelecer a empresa, a fim de atrair mais clientes.

 

Leia também:

Quais os tipos de pesquisa de mercado e como realizá-las?

Você sabe o que é persona? Encontre a sua!

 

2. Facilidade de acesso

Outro fator que deve ser considerado quando falamos em endereço comercial é a facilidade de acesso. 

Isso significa que é preciso avaliar a disponibilidade de transporte público, estacionamento, sinalização, condições de trânsito e presença de ciclovia, por exemplo, na área onde se deseja instalar uma empresa.

Afinal, o tempo é um recurso cada vez mais escasso e, consequentemente, valorizado pelas pessoas. Logo, facilitar o deslocamento delas, sem dúvida, faz uma marca ganhar muitos pontos! 

Por outro lado, negócios localizados em regiões afastadas dos grandes centros comerciais e que são de difícil acesso costumam ser ignorados pelos clientes. 

Até porque, “quem não é visto, não é lembrado”, não é mesmo?

3. Infraestrutura

Normalmente, a infraestrutura de uma determinada região também diz muito sobre a percepção que o público tem da empresa ali localizada. 

Desse modo, este outro ponto é muito importante de ser analisado ao escolher o endereço comercial.

Procure priorizar, portanto, locais onde há:

  • Boa iluminação pública;
  • Saneamento básico;
  • Abastecimento de água;
  • Ruas uniformes;
  • Área verde, como praças e parques;
  • Acesso à internet de qualidade e telefone;
  • Outros recursos fundamentais ao bom funcionamento do negócio.

4. Credibilidade

Diante de todos os tópicos mencionados até aqui, não é difícil prever que o endereço comercial de um empreendimento impacta diretamente na sua credibilidade.

Muitos potenciais clientes, investidores e parceiros podem acabar desistindo de apostar em uma empresa localizada em áreas consideradas menos nobres, afastadas, de acesso restrito ou com infraestrutura precária.

Assim, fica bastante evidente que o ponto de venda pode fazer toda diferença no sucesso do negócio!

5. Marketing

Por fim, se o assunto é cuidar da imagem de uma marca, não dá para não falar sobre marketing.

Nesse sentido, o endereço comercial tem o potencial de passar para o público aquilo que uma empresa valoriza. 

Ou seja, não faz sentido, por exemplo, um negócio voltado à dieta vegetariana estar cercado de açougues. Isso pode, inclusive, afastar parte do público que procura se manter afastado de ambientes onde há animais mortos.

De tal modo, é fundamental buscar lugares que estejam alinhados com os princípios e propósitos da organização e do seu plano de marketing.

O que fazer para ter um Endereço Comercial de prestígio?

Bom, agora que você entendeu melhor como o endereço comercial influencia na imagem da empresa, resta saber: será que existe uma maneira de economizar e ainda assim estabelecer a marca em um bom lugar?

Felizmente, sim!

Contar com um coworking é uma excelente estratégia para quem deseja instalar sua empresa em uma região nobre sem gastar muito dinheiro.

Isso porque, os espaços compartilhados estão localizados em grandes centros comerciais, áreas de prestígio e que realmente conferem seriedade e profissionalismo às empresas.

Outra vantagem dos coworkings é que eles oferecem serviços de recepção, gestão de chamadas telefônicas e correspondências, limpeza, manutenção, salas equipadas e diferentes recursos que garantem a credibilidade do negócio.

Portanto, se você está em busca de um endereço comercial capaz de favorecer a imagem da sua instituição e alavancar seus resultados, conheça o MyCW Coworking!

Nosso site usa cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência de navegação. Para mais informações, consulte abaixo nossa Política de Privacidade.
Aceitar