Café na empresa: comodidade ou benefício estratégico?

café na empresa

Café na empresa: comodidade ou benefício estratégico?

A importância do intervalo para o café no trabalho pode ser vista nos indicadores de produtividade, foco, satisfação profissional, motivação e criatividade. Muitos estudos comprovam a importância desses pequenos intervalos em benefício de resultados bons.

De acordo com especialistas, o nosso cérebro tem a capacidade de se concentrar por apenas noventa minutos sem interrupção. Após isso, o nível de qualquer produção, efetividade e eficácia das atividades feitas não tem o mesmo nível de qualidade.

A importância do intervalo para o café no trabalho

O melhor modo de lidar com essa situação é programar intervalos de 15 minutos, mais ou menos, a cada 90 minutos de trabalho. Desse modo, o cérebro relaxa, fazendo com que o indivíduo volte renovado para o próximo período de atividade.

Porém, nesse caso, qual a importância do café? A ingestão de cafeína durante a jornada de trabalho auxilia na concentração, aumentando a capacidade cognitiva dos funcionários e evitando erros.

O efeito do café no intervalo é considerado parecido ao de um momento de descanso ou ao de um cochilo. Ou seja, é a oportunidade que profissionais têm para organizar as ideias, desse modo, encontrar soluções novas e corrigir erros, se for esse o caso.

Hora do café sem procrastinar: saiba organizar o momento

Deve haver convenção coletiva que a pausa para o café no trabalho não tem a intenção de ser um intervalo adicional, além daqueles previstos em lei, nem mesmo estimular procrastinação. Trata-se, na verdade, de uma pausa planejada e calculada para estimular um desempenho mais efetivo.

Por causa disso, definir boas regras é praticamente obrigatório. Estabelecer o limite de 15 minutos para esta parada e, caso necessário, montar uma escala para que o setor não fique completamente vazio é uma boa recomendação. 

Por fim, cabe analisar se a proposta está surtindo os efeitos esperados e se os colaboradores estão respeitando as regras. Caso o modelo de pausa a cada 90 minutos não se adeque a sua empresa, ainda assim vale ter um momento para essa pausa, mesmo que seja feito individualmente. 

Leia mais: Valor agregado: o que é e como aplicar nos negócios?

Um espaço adequado ajuda no resultado

É ideal que exista um espaço e um tempo à disposição da empresa para a “pausa do café”. Seja individualmente ou em grupos, esta é a hora que o profissional tem que sair do posto de trabalho e desligar-se das funções que está realizando e realmente espairecer.

A ideia de que isso deve ser feito em grupo, com colaboradores do mesmo setor ou intercalando entre diferentes áreas, contribui para que, além da pausa, haja uma interação entre colegas de trabalho, algo que favorece a troca de experiências. 

Relembrando que isso pode funcionar bem para aqueles que estão trabalhando de forma remota e querem organizar o cotidiano no home office. A pausa para o café, além de desconectar as pessoas de suas atividades, contribui para reduzir a ansiedade.

Leia mais: 10 Dicas para empreendedores iniciantes atingirem o sucesso

Como ter um espaço bom para a pausa do café

Até agora, descobrimos que:

  • Pausas de 15 minutos a cada 90 minutos de trabalho são primordiais para manter a concentração e o bom nível de efetividade no trabalho;
  • Beber café nesses momentos, além de revigorante, é operacionalmente positivo, pois ele aumenta o estado de atenção;
  • Ter um lugar para esse momento é muito importante para que os efeitos benéficos sejam sentidos e para promover a interação entre os colaboradores.

Por fim, tão importante quanto ter um lugar para recolher todos esses benefícios é assegurar que, nele, haja café. Em outras palavras, o café é um elemento que promove a integração entre os colaboradores. Empresas que procuram integrar os setores devem, sem dúvida, posicionar uma máquina de café em um local estratégico do ambiente de trabalho, como nos corredores ou em uma sala de convivência geral de todos.

Com essa máquina de café, encher a caneca torna-se um processo quase imediato, o que faz valer aquela dica de um intervalo curto, de até 15 minutos. Qualquer outra maneira de preparar a bebida exigiria muito mais tempo e poderia ser insuficiente para atender à demanda. Uma cafeteira ou uma garrafa cheia não têm capacidade ilimitada, certo?

Leia mais: Descubra todas as vantagens de trabalhar no MyCW

Nosso site usa cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência de navegação. Para mais informações, consulte abaixo nossa Política de Privacidade.
Aceitar