Valor agregado: o que é e como aplicar nos negócios?

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Valor agregado: o que é e como aplicar nos negócios?

O pequeno comércio da esquina que conquista os clientes da região com atendimento intimista gera valor agregado ao negócio. A grande empresa que disponibiliza um pós-venda atencioso também. Com esses dois pequenos exemplos é possível afirmar que não é preciso uma estratégia gigantesca para gerar benefícios além da aquisição de um produto ou serviço. 

E é justamente este o conceito de valor agregado: oferecer uma experiência melhor a uma compra ou prestação de serviços. Mas o que o empreendimento ganha com isso? Basicamente, o cliente vai deixar de ir na concorrência porque a sua solução é mais interessante, porque ela agrega algo mais. 

E esse “algo mais” é o que o diferencia da concorrência, aumenta a percepção de qualidade do negócio, aproxima o público, gera mais recomendações e como consequência, o faturamento. 

Ao agregar valor aos produtos ou serviços, o negócio consegue se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo. O cliente, antes de concluir a compra, pesquisa, aprende sobre o precisa e nem sempre procura apenas preço. Ele quer um bom atendimento, quer comprar de uma empresa séria, que respeita suas decisões. 

 

Como agregar valor aos produtos ou serviços?

 

Na prática, o valor agregado está presente não apenas no produto ou serviço em si, mas na cadeia que ele está inserido, seja no processo de produção, atendimento, logística, entre outros pontos. 

O intuito aqui está em ter algo diferenciado em relação aos concorrentes, algo capaz de deixar o consumidor ainda mais satisfeito em relação ao que ficaria com apenas a compra. 

Mas como oferecer esse algo a mais? Vamos aos pontos-chave:

 

Conheça seu público-alvo

 

Se você não conhece para quem vender, não conseguirá oferecer esse “algo a mais” do valor agregado. Você precisa conhecer o seu consumidor: onde mora, classe social, hábitos, o que gosta, o que não gosta. Tudo isso ajuda a entender quais os benefícios que ele espera da solução que você oferece. 

Esse é o ponto de partida não só para agregar valor, mas também pautar toda sua estratégia de venda. Esse entendimento é fundamental para outros processos do cotidiano do empreendimento, como aquisições, ações de marketing, posicionamento nas redes sociais, entre outros pontos.

 

Estude o mercado e as tendências

 

Um erro muito grande de muitos empreendedores, principalmente os menores, é se fechar para o mercado. O que é um erro fatal. Todo o investimento deve estar acompanhado de um estudo minucioso do que ocorre com o setor em que a empresa está inserida. Se hoje seu cliente está propenso a comprar um determinado produto, amanhã ele pode querer algo diferente. 

Daí a necessidade de acompanhar as tendências, como elas surgiram e quanto tempo elas podem durar. O mais importante aqui é identificar quando as tendências estão surgindo e se antecipar a elas. Muitas vezes, o cliente tem algo em mente, mas você oferece uma solução melhor, ele acaba comprando a ideia. Isso é valor agregado.  

Por isso, é fundamental estudar o mercado e o público para se manter atualizado e em sintonia.

 

Entenda as razões do cliente

 

Para atender seus consumidores da melhor forma possível e criar um valor agregado é importante saber quais as razões o fazem comprar seu produto ou serviço e o que ele está disposto a pagar a mais. 

Entender esses motivos vai além do estudo comportamental. Envolve não só as necessidades básicas, mas aquilo que o fará se sentir especial. Nesse sentido, procure entender o que você tem a oferecer que vai fazer seu cliente se sentir especial. 

Busque inovar

 

Se você já conhece o público, está inserido no mercado e está a par das suas tendências já pode inovar. Quando o intuito é gerar valor agregado, inovar passa a ser uma obrigatoriedade e não necessariamente está em oferecer um produto de última geração. É possível inovar desde a cadeia de produção até o pós-venda. 

A palavra-chave aqui está em apostar. Experimentar algo novo, mesmo que seja uma pequena mudança, desde que seja uma novidade. Isso vai despertar a atenção dos consumidores, principalmente aqueles que buscam coisas novas, criativas, independente se são grandes ou pequenas. 

 

Ofereça facilidades 

 

Todo consumidor gosta de se sentir agraciado, por isso promoções, condições especiais, clubes de vantagens fazem tanto sucesso. Por isso, oferecer facilidades associadas aos seus produtos e serviços pode ser uma forma de agregar valor ao que você já oferece. 

Por exemplo, se você está procurando por uma nova companhia de TV a cabo, você escolheria a que disponibiliza filmes on demand ou a que não tem esse extra? A solução que tem o “algo a mais” geralmente ganha, visto que o público, muitas vezes, já está condicionado a optar por esse adicional. 

 

Fortaleça o relacionamento

 

O relacionamento é um dos pontos mais importantes para gerar valor agregado. Voltando ao exemplo da companhia de TV. Dessa vez vamos supor que as duas empresas oferecem os mesmos canais, pelo mesmo preço, mas em uma delas, só a opção de ser atendido pelo telefone, com ligações demoradas. Já a segunda disponibiliza WhatsApp e chatbot. 

Possivelmente, muitos clientes vão escolher a segunda pela facilidade de falar com o atendente. Isso porque os consumidores estão cada vez mais exigentes e desejam um relacionamento mais assertivo com as marcas. 

Ao estreitar a relação com o cliente, é possível: 

  • conquistar a confiança; 
  • fidelizá-lo e mantê-lo próximo com maior facilidade;
  • conseguir mais recomendações;
  • transformar os atuais consumidores em promotores da marca.

 

Ao oferecer uma experiência rica, as chances de conquistar o consumidor são maiores. Dependendo da situação, isso influencia tanto a percepção dele, que o preço acaba ficando em segundo plano, fazendo com que ele esteja disposto a pagar a mais por este valor agregado. 

Nem sempre é algo que se consegue da noite para o dia. É preciso ter entendimento de tudo que o rodeia, para assim desenvolver um planejamento assertivo, capaz de atender as demandas do mercado e do negócio. 

 

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