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10 Dicas para empreendedores iniciantes atingirem o sucesso

Antes de abrir um negócio, é comum que muitas dúvidas passem pela cabeça de um aspirante a empreendedor. Afinal, a missão é desafiadora. Nessas horas, buscar dicas para empreendedores iniciantes é uma excelente estratégia!

Estando ciente de tudo o que é recomendado fazer e não fazer, fica mais simples vislumbrar o caminho a ser percorrido. Até porque, seguir a recomendação de especialistas é a melhor forma de se preparar para o que vai encontrar.

E se você está um pouco perdido, sem saber por onde começar o seu empreendimento, confira as 10 dicas que listamos neste post! 

Quais os principais desafios do empreendedor iniciante? 

Apesar do mercado sempre ter espaço para ideias inovadoras e empreendedores que estão em busca de facilitar a vida da sociedade através de produtos e serviços, não há como negar que o setor é cheio de percalços.

Entre os principais, podemos citar:

  • Administrar a inadimplência, tendo em vista que os índices no País são altos, o que demanda um planejamento financeiro consistente;
  • Lidar com a inexperiência e com as adversidades de forma um pouco solitária, procurando pessoas com quem possa fazer networking;
  • Criar estratégias, fazer estimativas, cálculos de custos, capital de giro e etc;
  • Atrair e reter clientes através de divulgação, identidade visual da marca e campanhas de marketing eficazes.

A boa notícia, porém, é que estudando, buscando conhecimento e informações sobre o assunto, todas essas barreiras podem ser transpostas.

Por isso, nada como contar com uma lista clara e objetiva de 10 dicas para empreendedores que estão começando nessa jornada, não é mesmo?

Confira 10 dicas para começar a empreender

Na sequência, você descobre quais são os 10 pontos que devem ser priorizados na hora de abrir um negócio. Não perdendo eles de vista, sua empresa tem tudo para prosperar!

Acompanhe:

1. Entenda o seu perfil

O primeiro passo é iniciar seu planejamento fazendo uma autoanálise. Ou seja, trabalhe o autoconhecimento, entenda qual é o seu perfil de empreendedor, se é mais conservador, ousado, confiante ou inseguro, por exemplo.

Sabendo disso, se torna mais simples identificar as áreas de atuação que mais combinam com você e que despertam seu interesse de forma sincera e intensa.

2. Saiba fazer de tudo um pouco

Empreendedores iniciantes, mais do que ninguém, devem estar cientes de que, principalmente no começo, é fundamental estar disposto a “cobrar o escanteio e correr para cabecear”. 

Isto é, saber fazer de tudo um pouco e ao mesmo tempo.

Afinal, é comum que no começo a equipe seja pequena — ou que você esteja sozinho — e, assim, quanto mais preparado você estiver, melhor.

3. Estude a economia do país

Estar por dentro de como anda a economia do Brasil na hora de empreender é imprescindível para saber onde está “pisando”, o que esperar nos próximos anos e quais serão as maiores dificuldades enfrentadas pelo setor que escolheu atuar.

Além disso, é primordial ter noção dos principais acontecimentos políticos a nível global, a fim de dosar as expectativas e se preparar para lidar com os desafios!

4. Analise a concorrência

Outra dica que faz toda diferença na hora de começar um negócio é conhecer e analisar com atenção seus principais concorrentes

Por isso, avalie como eles se comportam diante do mercado, as soluções que oferecem, os preços, as ofertas, os fornecedores e assim por diante. 

Dessa maneira você consegue ter uma ideia do que pode ou não funcionar para você, além, é claro, de conseguir adaptar e até melhorar algumas práticas.

5. Assuma riscos calculados

É bem verdade que todo empreendedor precisa, em algum momento, assumir alguns riscos. No entanto, isso não significa tomar decisões precipitadas, com otimismo fora da realidade e sem pensar nas possibilidades de dar errado.

Para fazer uma análise realmente precisa, é necessário estar ciente dos seus pontos fracos e fortes, identificar o que pode sair do seu controle e, principalmente, procurar sempre ter um plano B e um plano C.

6. Conheça seu potencial cliente

Mais um aspecto que é importante entender quando se está pensando em atuar por conta própria e empreender, é ter muita clareza sobre quem é seu público-alvo.

Isso pode ser feito através de um planejamento estratégico detalhado e um plano de negócios completo, elaborado com bastante cautela e dedicação. 

De tal modo, é possível traçar o perfil do seu potencial cliente e conhecer suas reais demandas.

7. Não dê o “passo maior do que a perna”

Aproveitando o tópico anterior e falando sobre riscos, no começo do negócio, mais do que em qualquer outro momento, o ideal é tentar fazer movimentos mais seguros. 

Em outras palavras, não é recomendado, por exemplo, querer oferecer todos os produtos e serviços de uma vez. Ou seja, é preciso manter a calma, ter paciência e não querer fazer mais do que consegue.

8. Organize as finanças

Outra dica que não pode, em hipótese alguma, ser deixada de lado é a atenção total que se deve ter com a gestão financeira. Afinal, qualquer negócio bem sucedido precisa priorizar a questão.

Dessa maneira, é essencial manter as contas sempre em dia, desenhar um cronograma dos pagamentos e recebimentos, ter um controle rigoroso do fluxo de caixa, além de ter o suporte de contadores e consultores financeiros qualificados.

9. Tenha preços competitivos

O preço é um fator determinante na hora de adquirir um produto ou serviço. Assim sendo, é indispensável que você tenha conhecimento quanto à margem de lucro que será adotada e quais são os valores praticados pela concorrência.

Caso contrário, todo trabalho estratégico pode ir por água abaixo e colocar todo seu planejamento a perder!

10. Estreite os laços com os clientes

A décima e última dica para empreendedores iniciantes é estar sempre atento ao relacionamento com o cliente. Ou seja, procure sempre fortalecer esse vínculo, ter um atendimento de excelência, fazer um bom pós-venda e se manter presente.

Hoje em dia isso não é difícil, pois as redes sociais facilitam que esse contato seja mantido. Então, use com inteligência essas ferramentas, a fim de se fazer lembrar, divulgar promoções e se colocar à disposição.

Por que começar seu negócio em um coworking?

Pensou que a nossa lista tinha chegado ao fim? Ainda não, porque guardamos o melhor para o final!

Quando você está se programando para abrir um negócio, o investimento inicial é um aspecto decisivo do processo. Então, toda economia é bem-vinda! 

Porém, também não dá para abrir mão da qualidade logo no início, né? Que é quando sua empresa mais precisa se destacar e começar a ganhar espaço e credibilidade no mercado.

Desse modo, contar com um coworking é a decisão mais certeira que você pode tomar! Isso porque, os espaços compartilhados possuem toda infraestrutura necessária para conferir profissionalismo e conforto à sua marca.

Os ambientes colaborativos estão equipados com tudo o que você precisa, é só chegar e trabalhar. Além disso, serviços de copa, faxina, atendimento e muitos outros já estão inclusos na locação.

Para terminar, os coworkings são ocupados por empreendedores que estão sempre em busca de novidades e que têm muito a contribuir quando o assunto é dar insights, trocar experiências e fazer networking.

Portanto, conheça detalhes desses espaços que, certamente, têm muito a contribuir com os seus primeiros passos nessa jornada!

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