Para muitas pessoas, evitar o estresse no trabalho é uma tarefa quase impossível. A rotina, cobrança, prazos, relacionamento com pessoas e clientes, metas, tudo isso faz com que mais profissionais estejam se sentindo cansados e pior, estressados.
O problema maior do estresse é que ele afeta diretamente a saúde física e emocional da pessoa e diminui a sua qualidade de vida.
Além disso, gera uma série de outros desconfortos pelo corpo como dores musculares, estado de tensão e em casos mais graves, pode causar até acidentes de trabalho.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) nos últimos vinte anos, aumentaram os casos de burnout, depressão e crises de pânico no trabalho em ambientes corporativos. Ou seja, o estresse no trabalho pode te fazer muito mal!
Saiba como evitar o estresse no trabalho
No entanto, esse é um problema que pode ser trabalhado e até evitado. Confira abaixo algumas atitudes que você pode colocar em prática na sua vida.
1.Identifique a causa do estresse
Pode parecer óbvio, mas ao ser engolido pela rotina de trabalho, não pensamos no que pode estar gerando todo o desgaste em nós. Então, em primeiro lugar, busque identificar o principal fator que está te estressando.
Esteja atento aos detalhes. Pode ser relacionamento com a equipe, com a liderança, a gestão de pessoas, excesso de trabalho, prazos apertados e muitas outras coisas.
Ao identificar a raiz do problema você pode buscar soluções para que aquela questão não seja mais um incômodo na sua rotina de trabalho.
2. Saiba respeitar os seus limites
Nesse processo busque respeitar os seus limites no ambiente de trabalho. Saiba dizer não. Saiba delegar tarefas e não levar tudo para si.
Quando acumulamos demandas em excesso corremos dois riscos: ou ficamos estressados para fazer a entrega no prazo, ou nos sentimos frustrados por ter entregado toda a tarefa, mas com uma qualidade inferior à que julgamos adequada.
Tudo isso contribui para prejudicar a sua saúde mental e emocional.
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3. Planeje-se bem
Um bom planejamento irá te salvar de várias situações difíceis, acredite. Então, busque sempre manter seu calendário bem estruturado com todas as atividades, tarefas e demandas que você precisa entregar anotadas.
Existem maneiras inteligentes de se planejar bem. Dentre elas estão organizar o setor de uma forma que funcione melhor, trabalhar com cronogramas, dividir responsabilidades e outras pequenas ações que envolvam mais pessoas.
Tudo isso a curto prazo irá mostrar resultados no seu desempenho, no desempenho do seu time e, principalmente, na sua saúde física e emocional.
4. Estabeleça prioridades
Aqui vem um ponto relevante: estabelecer prioridades em nosso trabalho. Nossa dica é: determine o que é importante e o que é urgente para você. Essa é uma ótima forma de evitar estresse no trabalho.
Não é raro nos esforçarmos tanto em algo que poderia ser resolvido de forma simples e no fim, quem sai prejudicado somos nós.
Nesse processo de estabelecer prioridades, tenha em mente que as pessoas podem ter em suas concepções ideias de prazos diferentes e cobrarem por isso. Afinal, elas podem estar esperando aquilo para prosseguir com outra atividade!
Mas cabe a você e ao seu gestor delimitar o que é realmente urgente e qual a ordem de resolução de todas as demandas do setor.
5. Não leve trabalho para casa
Essa é outra dica valiosa! Levar trabalho para casa é prejudicial e a longo prazo pode afetar diretamente a sua saúde e seu bem-estar. É importante que sua mente entenda que o horário do trabalho acabou e ela precisa descansar.
Busque se desligar da rotina profissional e ter um momento de descanso e de lazer. Ter a habilidade de sair do trabalho e deixá-lo para trás exige maturidade da nossa parte, mas é possível adquirir.
Há também o caso de quem trabalha em home office. Nesse cenário, diferenciar o trabalho do restante da vida fica ainda mais complicado no dia a dia.
Com a carga de trabalho acumulada, sintomas de estresse no trabalho podem surgir e ser difíceis de lidar, porque não há uma barreira física que separe a vida profissional da pessoal.
Nesses casos, o ideal é trabalhar com horários bem definidos, ou com algo que limite claramente que você está trabalhando somente naquele momento, como trabalhar em um cômodo totalmente dedicado apenas a isso.
Para tanto, quando sair da empresa ou finalizar o expediente, procure se distrair com algo para aliviar sua mente. Pode fazer algum esporte, praticar um hobby, ou mesmo fazer as compras da casa. O importante é você investir na sua vida pessoal.
Entenda que quando se trata de evitar o estresse, é muito importante que você dedique um tempo a si mesmo!
Atuar em um ambiente colaborativo pode diminuir o estresse
Ao longo de todo o texto citamos atitudes que você pode ter que poderão te ajudar a diminuir o seu estresse no trabalho.
Mas você pode procurar também por ambientes de trabalho que contribuem com a sua saúde e o seu melhor desempenho.
Estamos falando do ambiente de trabalho compartilhado, também conhecido como Coworking.
O ambiente colaborativo é formado por um espaço em que empresas, profissionais liberais, autônomos e microempreendedores compartilham as mesmas áreas.
Isso faz com que a troca de conhecimento seja intensa e contribua para o desenvolvimento não só do profissional, mas do seu trabalho.
Pense no quão positivo pode ser para você estar trabalhando com sua equipe, tendo no espaço ao lado um outro profissional que pode auxiliá-lo tirando alguma dúvida sobre um assunto de sua especialidade, por exemplo.
É essa troca de conhecimento que faz com que o ambiente coworking seja tão agradável para tantas pessoas. Aqui na MyCW, nós incentivamos a troca de expertise e convidamos você a vir nos conhecer mais.
Aproveite e entenda melhor quais as vantagens de trabalhar em um coworking.