Resiliência no trabalho: por que é necessária aos advogados?

resiliência no trabalho

Resiliência no trabalho: por que é necessária aos advogados?

Diante de um mercado cada vez mais exigente e competitivo, existem algumas características que são indispensáveis aos profissionais que desejam ter sucesso. Uma delas se trata da resiliência no trabalho e é sobre isso que falaremos hoje!

A capacidade de perseverar mesmo em meio às dificuldades e se adaptar rapidamente às mudanças é uma qualidade visada por muitas empresas, principalmente quando se trata do universo jurídico!

Para saber como desenvolver essa competência e entender por que ela é tão valorizada, confira o conteúdo na íntegra.

O que é resiliência no trabalho?

De modo geral, uma pessoa resiliente é definida como alguém flexível e persistente. 

Quando levamos o conceito para dentro das corporações, dizemos que a resiliência é uma característica de quem dribla ou se adapta a situações adversas e ainda consegue atingir resultados satisfatórios.

A resiliência permite que alguém se destaque por ser:

  • Determinado;
  • Confiante;
  • Persistente;
  • Proativo;
  • Empático;
  • Controlado. 

Conheça os principais desafios como Advogado

Obviamente, todo profissional enfrenta os desafios referentes à área de atuação que escolheu. No caso dos advogados, listamos as 5 principais dificuldades que costumam exigir muita resiliência para que sejam superadas:

1. Dar o primeiro passo

Assim que se forma, o Advogado já se vê pressionado a escolher a carreira que deseja seguir. Porém, a insegurança e a falta de experiência podem fazer com que o recém-formado se auto sabote e permaneça em sua zona de conforto.

2. Entrar no mercado de trabalho

O segundo cenário mais desafiador depois de tomar coragem e acreditar no próprio potencial é conseguir uma oportunidade. Após muitos anos estudando, infelizmente, ainda pode ser complicado ter uma primeira chance.

3. Morosidade da Justiça

A partir da perspectiva de quem já atua, um grande revés é a lentidão da Justiça quanto ao andamento dos processos. Embora a tecnologia venha proporcionando alguns avanços, tudo ainda acontece de forma muito morosa.

4. Burocracia

Outro empecilho que segue a lógica do tópico anterior é a burocracia envolvida em grande parte dos processos. Tudo acontece através de muitas fases até que possa ser concluído e exige muitos papéis, assinaturas, documentos e etc.

5. Conquistar clientes 

Por fim, também presente no “Top 5 Maiores Desafios” dos Advogados que decidem empreender está a dificuldade de encontrar e converter clientes. E isso não está, necessariamente, atrelado aos anos de experiência do profissional.

Qual a importância de ser resiliente no trabalho?

Depois de apresentarmos alguns dos maiores obstáculos da Advocacia, você entenderá por que a resiliência no trabalho faz toda diferença! Acompanhe as habilidades que se fortalecem através da característica:

Administrar problemas e conflitos

Os conflitos encarados pelos Advogados podem gerar muito desgaste e desânimo. Por isso, ser capaz de gerenciar as demandas (inclusive emocionais) dos clientes, enquanto lida com a Justiça é imprescindível.

A resiliência no ambiente corporativo permite ao profissional seguir em frente dia após dia, mesmo diante de resultados negativos.

Ressignificar erros e derrotas 

Falando em resultados que não são satisfatórios ou em erros que acabam sendo cometidos, a resiliência no trabalho também desempenha um papel fundamental no cotidiano de um Advogado.  

Isso porque, profissionais resilientes têm a capacidade de ressignificar as derrotas, extraindo aprendizados da experiência ruim. Afinal, não dá para ganhar sempre, certo?

Superar momentos difíceis

O profissional resiliente consegue passar por um momento de estresse ou pressão intensa com equilíbrio. Logo, é mais fácil para ele enxergar a situação de forma racional e encontrar a solução mais adequada para reverter a adversidade.

Mas será que resiliência pode ser desenvolvida?

Agora que já falamos sobre o que é e qual a importância da resiliência no Direito, você deve estar se perguntando: “não sou resiliente, o que faço? Será que dá para desenvolver resiliência no trabalho?”.

Felizmente, a resposta é sim! Dá para treinar a resiliência, sim!

Veja o que fazer para exercitar esse “músculo” do seu cérebro:

1. Pense no seu propósito

A primeira dica para se tornar alguém mais resiliente é ter em mente o seu propósito. Pense no que te fez escolher essa profissão: ajudar pessoas? Servir à Justiça? Ter estabilidade financeira? Não perca suas metas de vista!

2. Cuide da sua saúde

Não negligencie sua saúde física e mental, tenha bons hábitos e não se sobrecarregue. Para ser um profissional resiliente é primordial estar em harmonia consigo mesmo e zelar pela própria qualidade de vida.

3. Seja paciente com você

Duvidar da sua capacidade não ajuda em nada. Por isso, lembre-se que a resiliência é treinada em momentos que exigem que você seja resiliente. Não tenha medo de lidar com erros, derrotas e situações difíceis. 

E, claro, quando falhar, não se culpe e não se cobre demais! Claro, aprenda, estude mais, se prepare mais, mas seja paciente e generoso com você e com o seu ritmo!

Não confunda resiliência com…

Para encerrar, não podemos deixar de falar sobre a ilusão que envolve a resiliência no trabalho atualmente. Portanto, esteja atento e saiba, antes de qualquer coisa, que resiliência não é:

  • Suportar tudo o tempo todo;
  • Encarar excesso de trabalho;
  • Aturar chefes insensíveis e abusivos;
  • Aguentar pressão psicológica e emocional;
  • Distorcer a realidade com excesso de otimismo;
  • Ser incapaz de se colocar no lugar do outro.

Todos os comportamentos citados acima não podem, em hipótese alguma, serem confundidos ou “disfarçados” de resiliência. 

Em síntese, se você chegou até aqui e entendeu que a resiliência no trabalho é essencial para ter uma carreira de sucesso e, mais do que isso, ter um cotidiano emocionalmente estável, é hora de começar a treinar!

Então, se seu objetivo é desenvolver suas habilidades, você vai gostar de ler também:

  1. 9 Dicas para sair da zona de conforto e alcançar o sucesso
  2. Entenda qual a importância da confiança no trabalho
  3. Redução de custos na advocacia: 5 dicas imperdíveis
Nosso site usa cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência de navegação. Para mais informações, consulte abaixo nossa Política de Privacidade.
Aceitar