Escritório próprio ou coworking? Qual compensa mais?

Escritório próprio ou coworking

Escritório próprio ou coworking? Qual compensa mais?

Hoje em dia, muitas empresas começam online: O empreendedor tem ideias digitais, as coloca em prática e cresce aos poucos. Quando a equipe aumenta, é comum sentir a necessidade de ter um endereço físico. E é nessas horas que as pessoas se questionam sobre escolher entre um escritório próprio ou coworking.

O endereço físico da empresa pode decidir seu futuro. O ideal é que esteja em uma região comercial, de fácil acesso e com transporte público.  

Ao mesmo tempo, trabalhando remotamente, a empresa pode ter um local para receber correspondências e atender ao cliente, ainda permitindo que a equipe atue em casa. Para este caso, um espaço de trabalho coworking seria a melhor opção. 

Para lhe ajudar a escolher, separamos algumas características do coworking e do escritório próprio. Confira e decida o melhor para sua empresa.

 

Escritório Próprio

Antes de se decidir entre as duas escolhas, é preciso pensar nos investimentos e seus custos. É indicado considerar também a mão de obra que será contratada para manter o escritório aberto.

Afinal, precisa-se de alguém para receber o cliente, cuidar da segurança, fazer a limpeza, atender o telefone, etc. Tudo isso é custo para o escritório próprio. Na hora de decidir o que mais compensa, considere:

  • Aluguel / Construção;
  • Condomínio;
  • Energia elétrica;
  • Internet / telefonia;
  • Móveis;
  • IPTU;
  • Climatização e instalação;
  • Secretaria, benefícios e encargos;
  • Profissionais de limpeza;
  • Manutenção;
  • Decoração;
  • Salas de reunião;
  • Café e água, entre outros.

 

Além desses gastos, no geral, o aluguel é feito por tempo maior, às vezes por três anos. Caso a empresa mude antes, ela precisará pagar multa contratual, sendo assim mais um custo.

Além disso, é um espaço limitado. Se a empresa crescer muito em um ano, e o escritório for pequeno, pode ser que falte espaço para receber toda a equipe.

 

Leia também:

Quais as vantagens de trabalhar em um coworking?

Os 4 maiores desafios do home office e como solucioná-los

 

Coworking

É flexível e oferece exatamente o que a empresa pode precisar. Você consegue alugar salas totalmente mobiliadas, com toda a infraestrutura, como internet, climatização, manutenção, limpeza, entre outros.

Há também outras opções para quem não pretende alugar uma sala mensalmente no coworking, mas ainda precisa de algumas das facilidades que ele pode oferecer.

Suponha que a equipe trabalha remotamente, mas a empresa precisa de um endereço físico. 

Pode contar com a facilidade do escritório virtual. Com ele, a empresa terá endereço e contará com atendimento telefônico, entre outras facilidades. Caso precise realizar uma reunião presencial, basta reservar a sala de reuniões do coworking.

 Se alguém quiser trabalhar no local, pode-se pagar apenas pelas horas usadas, dentro do coworking. Assim, todos os custos de manutenção, contratação de atendimento, limpeza, entre outros, não serão mais de interesse. Afinal, tudo faz parte da estrutura do coworking.

É possível contratar o serviço por menos tempo e adequar o uso das salas de acordo com as necessidades da empresa.

Por fim, lembre-se de que o coworking é geralmente instalado em um endereço estratégico da cidade. Assim, a sua empresa também conta com um bom endereço comercial.

 

Conclusão

O Coworking é uma tendência de mercado que não voltará atrás. O compartilhamento é atualmente utilizado em várias áreas da vida pessoal e não é atoa que também atinge o ambiente de trabalho.

De fato, a Europa e os Estados Unidos avançaram muito mais na experiência de compartilhamento, e por lá, a tendência se tornou fato consumado. Contudo, o Brasil já conta com ótimos espaços de coworking muito bem estruturados.

Aproveite e conheça as salas privativas do MyCW, um coworking no coração de São Paulo que tem tudo o que você precisa!

Nosso site usa cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência de navegação. Para mais informações, consulte abaixo nossa Política de Privacidade.
Aceitar