Embora muita gente pense que são sinônimos, a verdade é que existe diferença entre custos e despesas. Você sabia disso? Pois é, os termos apresentam particularidades que precisam ser consideradas no cotidiano de um negócio.
Afinal, cada detalhe importa para quem quer ter um controle efetivo do fluxo de caixa, planejar estratégias com precisão e fazer um bom gerenciamento da saúde financeira da empresa.
Ficou curioso para saber mais sobre esses dois conceitos? Então leia este post na íntegra e entenda a diferença entre eles!
O que é custo?
Podem ser chamados de custos os gastos diretamente relacionados ao produto final de um empreendimento. Em geral, eles têm a ver com a aquisição ou com a produção dessa mercadoria.
Não à toa, o custo é tido como um gasto necessário, pois se trata dos valores gastos em produtos ou serviços indispensáveis à fabricação dos bens comercializados pela corporação.
Como exemplos de custos podemos citar:
- Matéria-prima;
- Mão de obra;
- Gastos gerais com a produção;
- Embalagens;
- Manutenção de máquinas e equipamentos.
O que é despesa?
Por outro lado, podem ser chamados de despesas todos os desembolsos ligados à administração da empresa. Isto é, área comercial, marketing, qualidade e setor financeiro.
Em outras palavras, o termo está associado aos gastos com a estrutura do empreendimento.
Logo, diferente do custo, a despesa não contribui diretamente para a geração de novos produtos comercializados.
Assim, as despesas englobam todos os gastos com bens e serviços necessários ao funcionamento da empresa.
São exemplos de despesas:
- Contas de água, luz e internet;
- Aluguel de sala comercial;
- Materiais de escritório;
- Gastos com funcionários.
Como classificar os custos e as despesas?
Depois de entender a diferença básica entre os dois conceitos, é importante que alguns detalhes sobre custos e despesas sejam destacados.
Um aspecto relevante, por exemplo, é que eles são classificados em fixos e variáveis.
Fixos
Os custos e despesas fixos são aqueles que não variam conforme o volume produzido ou vendido. Isso quer dizer que todos os meses eles serão cobrados e os valores não mudarão, independentemente do desempenho da empresa.
Um bom exemplo de despesa fixa é o aluguel ou a conta de água. Enquanto isso, um custo fixo é o salário bruto dos funcionários.
Variáveis
Quanto aos custos e despesas variáveis, não é difícil prever que, como o nome indica, variam com a quantidade de produtos ou serviços comercializados.
É um gasto que pode variar, como por exemplo, a contratação de colaboradores temporários e alimentação extra para a festa de final de ano da firma.
Enquanto isso, uma despesa variável seria um brinde dado à equipe devido aos bons resultados atingidos. Repare que os gastos não são recorrentes, não acontecem todos os meses, apenas em situações específicas.
Por que é importante diferenciar custo de despesa?
Diferentes fatores podem comprovar a importância de definir custos e despesas de maneira clara. Porém, a distinção é fundamental à análise da margem de contribuição por produto.
Isso nada mais é do que o valor que resta da venda de um produto ao subtrair os gastos com deduções e com produção. Basicamente, essa margem indica se a fabricação (ou compra) da mercadoria em questão está compensando.
Entretanto, a verificação só pode ser feita conhecendo as despesas administrativas separadas dos custos de produção.
Através do processo, é possível melhorar a precificação e, consequentemente, os lucros.
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Para encerrar, apesar de custos e despesas serem coisas diferentes, o fato é que ambos são gastos. E para realizar uma gestão financeira eficiente, é primordial que eles sejam reduzidos o quanto possível.
Contudo, descobrir aquilo que pode ser cortado nem sempre é uma tarefa fácil, já que qualquer equívoco pode comprometer a qualidade dos serviços, a produtividade e os resultados do negócio.
De tal modo, uma análise muito criteriosa é exigida nessas circunstâncias, a fim de identificar aquilo que, de fato, pode ser eliminado ou minimizado.
Acompanhe algumas dicas do que pode ser feito para que sua empresa gaste menos:
- Tenha um comitê responsável pelo controle de custos e despesas;
- Analise cada gasto a fundo;
- Defina os custos que são estratégicos e precisam ser priorizados;
- Reavalie contratos, serviços e investimentos;
- Invista em uma boa equipe de planejamento;
- Adote ferramentas tecnológicas para otimizar as análises;
- Corte as despesas com aluguel, conta de água, internet, etc.
Todas as medidas citadas, com certeza, surtirão um grande impacto nos gastos do final do mês. Porém, no caso do aluguel, especificamente, a diferença pode ser surpreendente!
Uma excelente dica nesse caso é trocar uma sala comercial por uma sala privativa dentro de um coworking.
Os espaços compartilhados possuem um excelente custo-benefício e serviços de limpeza, água, luz e internet estão inclusos no pagamento de uma taxa mensal única.
Portanto, faça um bom gerenciamento do seu negócio e invista seu dinheiro do jeito certo.