Inseridos num contexto onde passar horas à frente do computador é comum, os profissionais têm cada vez mais necessidade de aprender sobre a posição correta para sentar à mesa.
Afinal de contas, sem ergonomia, além da saúde, a produtividade do trabalhador também acaba prejudicada.
Mas como será que a simples maneira de se sentar impacta em aspectos tão vitais do dia a dia?
É isso o que vamos descobrir neste post! Acompanhe o conteúdo até o final e aprenda, inclusive, como deve ser a postura corporal ao se sentar.
Quais as consequências da má postura para a saúde?
Resumidamente, para garantir que está se sentando da forma adequada, é preciso observar se a espinha está alinhada, respeitando as três curvaturas anatômicas: cervical, torácica e lombar.
A postura correta também exige que as costas estejam eretas, os ombros para trás e os glúteos próximos ao encosto da cadeira.
Quando uma ou mais dessas orientações não são seguidas, a postura é considerada incorreta, desencadeando ou agravando sérios problemas de saúde. Isso porque, toda a estrutura muscular acaba sendo afetada.
Algumas das principais consequências são: enfraquecimento ou encurtamento dos músculos, lesões nas articulações e na coluna, dores nas costas, nos ombros, no pescoço e muito mais!
Além disso, quando incorreta, a postura sentada inibe o fluxo de ar principal. Segundo um estudo da revista Real Simple, o consumo de oxigênio pode aumentar em torno de 30% quando nos sentamos em linha reta.
Como a ergonomia impacta no rendimento profissional?
Agora que você conhece a posição correta para sentar e sabe quais são os impactos da má postura na saúde, é hora de entender a relação que tudo isso tem com a produtividade.
Ao se sentar de maneira adequada, sua caixa torácica se abre, facilitando a passagem do oxigênio até o cérebro. Consequentemente, o organismo percebe um ganho de energia.
De tal modo, manter uma postura correta, em linha reta, faz com que o profissional sinta maior motivação durante o expediente.
Outro ponto muito positivo ao garantir a ergonomia é o aumento do foco e da concentração, decorrente da maior oxigenação cerebral e da redução do estresse.
Por fim, não podemos deixar de citar a diminuição do risco de lesões, dores, incômodos e outros tipos de doenças ocupacionais.
Como resultado do corpo e da mente saudáveis, o bem-estar aumenta e o profissional é capaz de produzir mais e melhor. Em outras palavras, o rendimento acaba sendo diretamente favorecido.
O que fazer para manter a boa postura no trabalho?
Conhecer a posição correta para sentar à frente do computador não basta! Isso porque, é necessário contar com algumas dicas que ajudem a tornar natural a boa postura no cotidiano:
- Faça exercícios: comece a fazer alongamentos e exercícios físicos diariamente, a fim de fortalecer a musculatura corporal e ter mais disposição;
- Mude os hábitos: no trabalho, procure usar mais as escadas em vez do elevador. Se possível, vá trabalhar caminhando e procure ficar alguns minutos em pé a cada 1 hora sentado;
- Alongue-se: faça pausas frequentes ao longo do dia, estique os braços, as pernas, o pescoço e as mãos por alguns segundos para aliviar as tensões;
- Ergonomia é tudo: mantenha as pernas ligeiramente afastadas, com os pés no chão, cotovelos apoiados na cadeira, coluna ereta, queixo a 90º e monitor na altura dos olhos.
Dica de ouro: ambiente de trabalho adequado
Sabendo que a postura é decisiva quando se trata de produtividade, o grande segredo do alto rendimento é ter uma estação de trabalho apropriada.
Portanto, a mesa e a cadeira devem ser adequadas e o ambiente precisa ter a estrutura necessária para desempenhar as atividades com conforto e excelência. Nada de distrações e incômodos.
Nesse sentido, se você quer realmente ter um ganho significativo de qualidade de vida e produtividade, trabalhar em um coworking é uma excelente alternativa!
Os espaços compartilhados são pensados para estimular e motivar os profissionais. Cada sala é equipada com tudo o que você precisa para ser mais criativo, focado e produtivo: mobília, decoração, iluminação e serviços.
Além de tudo, os coworkings ainda funcionam perfeitamente nas estratégias de redução de custos.
Quer saber detalhes sobre esses locais? Então leia mais:
Quais as vantagens de trabalhar em um coworking?