Veja 5 ideias para empreender que vão te inspirar.
Empreender tornou-se a palavra do momento, principalmente com as oportunidades oferecidas pelo meio digital. Hoje, é possível conquistar clientes que estão do outro lado do mundo e gerar renda com coisas que antes era algo impensado.
A mudança de hábitos do consumidor foi determinante para a criação de vários mercados, mas ainda assim só se destacam aqueles com estratégias eficientes. Veja algumas ideias para empreender e sugestões de como alcançar o sucesso. Acompanhe!
1. Dropshipping
Basicamente é ter uma loja virtual sem um estoque seu. Esse tipo de gestão logística, você não mantém um produto em estoque, mas sim oferta esses produtos que estão no estoque do seu fornecedor. Quando efetua uma venda, o revendedor solicita para o fornecedor que faz a entrega diretamente para o comprador.
A ideia aqui é não precisar de um estoque físico, seu, nem se preocupar com trâmites como espaço, atualização, ciclo, enfim.
Algumas empresas já possuem planos para revenda, mas você pode montar o seu próprio, negociando com os revendedores e montando seu próprio espaço para venda. Pode usar um site próprio, blog, perfil nas redes sociais, enfim, a plataforma que mais se sentir à vontade para criar sua estratégia de venda.
Entre os nichos mais interessantes para se vender na web estão (base nos dados da Webshoppers 46, que listou os segmentos com mais vendas na internet):
- Casa e decoração;
- Cosméticos e Perfumaria;
- Eletroeletrônicos;
- Alimentos e bebidas;
- Esporte e lazer;
- Saúde;
- Telefonia.
2. Venda de Infoprodutos
A venda de infoprodutos é um tipo de negócio que tem crescido nos últimos tempos devido a facilidade de oferecer os infoprodutos e do número crescente de interessados. Basicamente um infoproduto é produto digital, muitas vezes, algo que ensina alguém a fazer alguma coisa. Pode ser um curso, um workshop, uma apostila, enfim, o que não falta é material para a venda.
Além disso, o empreendedor pode ganhar dinheiro de duas formas: criando seu próprio conteúdo ou vendendo o infoproduto de terceiros. Os dois podem ser lucrativos, mas vai depender do perfil do empreendedor. É mais fácil para você criar um infoproduto ou vendê-lo?
A grande vantagem é que não faltam plataformas em que o empreendedor pode incluir o seu material ou encontrar infoprodutos para a venda, ganhando por comissão. Cada um pode desenvolver sua estratégia e utilizar os métodos de divulgação mais assertivos, conforme o público.
3. Produção de conteúdo
Esse é um campo muito mais amplo do que muita gente imagina. A produção de conteúdo vai além do trabalho dos youtubers. Em geral, todo o conteúdo encontrado em blogs, sites de notícias, plataformas de mídia digital, entre outras formas de comunicação são produzidos por alguém.
Temos o marketing digital, cujo conteúdo é produzido por redatores, diretores de arte, filmmakers, editores, as notícias, o conteúdo dos influenciadores, além do social media, de quem planeja, negocia espaços de mídia, etc. São muitas funções e profissionais trabalhando para que a internet tenha conteúdo rico e eficaz.
A produção de conteúdo está cada vez mais profissional, então não ache que basta “fazer uns videozinhos” no Instagram, Tik Tok ou outra rede social será o suficiente para ganhar dinheiro. É necessário se especializar para conquistar sua audiência.
4. Tecnologia da Informação
Essa possivelmente não é a primeira vez que você é aconselhado a empreender na área de TI, mas porque? Atualmente é uma das áreas mais promissoras, que nem sempre exige um curso superior, mas que vai exigir competência, mesmo que o profissional tenha aprendido sozinho a programar.
O mais importante aqui é trabalhar com as linguagens de programação mais atuais, entender as mudanças e tendências do mercado. Entre elas podemos destacar:
- SaaS (Software as a Service);
- Big Data;
- Hardware;
- Blockchain;
- Desenvolvimento de software;
- Especialista em Analytics.
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5. Mercado financeiro
Se antes, investir em ações ou fundos imobiliários era algo inacessível ao grande público, hoje vários tipos de investimentos estão disponíveis na palma da mão pelo celular ou na tela do computador. São várias opções como fundos imobiliários, forex, criptomoedas, ações, etc.
Mas assim como os demais itens anteriores, é preciso aprender muito antes de dar os primeiros passos neste campo. Assim como tem gente que ganha muito dinheiro, também tem aquelas que perdem por não compreenderem o mercado ou por tomarem decisões precipitadas.
O que você precisa saber antes de empreender
Agora vamos a algumas dicas para quem quer abrir um negócio inovador:
Empreenda naquilo que se identifica
Nem sempre você vai comprar um curso de algo que conhece minimamente e vai ganhar dinheiro logo em seguida. Antes de tudo é preciso gostar daquela área ou ter um grande interesse em aprender.
Como visto, há várias frentes que você pode empreender, mas o sucesso só vem quando você atua com algo que desperte sua vontade de vencer, de conquistar o seu espaço e em se manter atualizado.
Dedicação é a chave
Não basta começar a empreender, é preciso ter comprometimento com aquilo que se propôs a fazer. Por isso não adianta começar um negócio se você não tem interesse em seguir em frente ou “quer deixar para outra pessoa fazer”. É preciso dedicar um tempo ao seu projeto. Será tempo integral? Meio período? Isso vai ser determinante para o próximo passo.
Planejamento também
Um ponto importante para quem quer empreender é entender que não há uma receita mágica para o sucesso, mas sim um caminho, pautado em uma estratégia eficiente. O mais importante aqui é ter conhecimento sobre o nicho que vai atuar, suas necessidades e a partir daí oferecer soluções para elas.
Seu produto ou serviço precisa atender bem a esse nicho e só será feito com um plano de negócios eficiente. Escolha um modelo que tenha mais facilidade (Model Canva, 5W2H, etc) e a partir daí coloque tudo no papel, além de fazer projeções de como gostaria de estar nos próximos meses.
Tenha as ferramentas certas
Pode ser uma métrica para mensurar os resultados, uma plataforma, anúncios, enfim, tudo aquilo que fará você “vender seu peixe” da melhor forma. Independente da escolha, é importante ter as ferramentas adequadas para atuar com aquele nicho. Isso só será possível quando você conhece o mercado e as oportunidades que ele oferece.
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