Entenda a influência do empreendedorismo e inovação no mercado de trabalho e como esses conceitos transformam o mundo corporativo.
Ao investirem em inovação, empresas e clientes caminham juntos para alcançar o sucesso em um modelo de negócio.
A inovação é uma forma de criação de novos processos, produtos e serviços que visam suprir novas necessidades.
Cada vez mais está em alta o chamado design thinking, uma estratégia para abordagem de abordagem de problemas, análise de conhecimento e proposta de soluções.
Portanto, é fundamental entender o impacto do empreendedorismo e inovação no mercado e como o seu próprio negócio pode se beneficiar ao entrar nesse mesmo ritmo.
Empreendedorismo e inovação: qual o seu impacto?
Ideias transformadoras
Todo negócio é capaz de proporcionar uma transformação na vida de seus clientes.
Entretanto, é necessário ser inovador para operar transformações em todo o mercado.
Um bom exemplo foi o surgimento dos aplicativos de entrega de refeições. Uma vez que surgiram, eles transformaram todo o mercado de delivery de comida.
Agora, empresas que não estão cadastradas em aplicativos como o iFood já não são mais tão bem aceitas.
Frequentemente surgem ideias que transformam não apenas a vida de seus clientes, mas o seu meio como um todo.
Evolução do pensamento coletivo
A abordagem aos vários aspectos de um negócio também pode se transformar conforme surgem novas marcas e empresas que fazem as coisas de forma diferente.
Um bom exemplo disso foi quando as grandes marcas de cosméticos começaram a dar visibilidade para comunidades que, antes, eram colocadas em segundo plano, como a comunidade negra e a comunidade LGBTQIA+.
Depois disso, houve uma expansão e as empresas que, antes, não prestavam atenção à diversidade, foram forçadas a prestar.
Hoje, já se tornou inadmissível uma empresa não abrir espaço para a diversidade dentro de suas dependências.
Novas formas de divulgação
Conforme o mercado evolui, também evolui a forma dele se comunicar com os clientes, parceiros e fornecedores.
Surgem novos processos e otimização de ações que facilitam as formas de se tornar um empreendedor de sucesso.
Um dos exemplos que foi implementado muitos anos atrás é a pesquisa de mercado, através da qual as empresas começaram a entender melhor o que o consumidor espera delas, bem como os seus concorrentes.
Além disso, o marketing digital é outro grande exemplo, que hoje faz parte das principais estratégias de marketing de todas as empresas.
Relacionamento com o cliente
Ainda nessa linha de pensamento, o relacionamento com o cliente foi aprimorado para conseguir não apenas a satisfação, mas também a fidelização.
A filosofia da empresa deve estar alinhada com as expectativas dos clientes para poder satisfazê-las e superá-las.
É importante, também, garantir um atendimento mais humanitário, exclusivo e dedicado a cada cliente específico.
Dessa forma, cada um se sente único e tem suas necessidades verdadeiramente atendidas.
O relacionamento com o cliente começou a explorar também outros canais de comunicação, como redes sociais, e-mail e WhatsApp.
Novos problemas e novas soluções
Ao coletar informações sobre as expectativas dos clientes, surgem novos problemas que a empresa não tinha percebido anteriormente.
Consequentemente, surgem também novos produtos e serviços para suprir essas necessidades.
Ou seja, novos problemas demandam novas soluções. Isso se torna um ciclo de inovação, de forma que estão sempre surgindo novas ideias para dar conta de novas situações, que geram outros problemas e soluções, e assim por diante.
Quanto mais a empresa aderir ao estilo de vida da inovação e da otimização de processos, mais atualizada ela estará em relação ao mercado.
Torna-se possível, inclusive, sair na frente dos concorrentes e lançar alguma solução totalmente inovadora e pioneira.
Bem-estar profissional
Outro ponto agraciado pelo empreendedorismo e inovação é o bem-estar dos próprios colaboradores de uma empresa.
Antigamente, não se dava importância a isso. Pensava-se que, uma vez que os colaboradores estavam recebendo um salário, eles não tinham voz para reivindicar condições melhores de trabalho e de tratativa.
Hoje, porém, com todas as mudanças já mencionadas, o cenário é bem diferente.
A empresa que não se preocupa com o bem-estar de seus profissionais pode perdê-los para os concorrentes.
Assim, é cada vez mais importante investir em melhorias no ambiente de trabalho, na liderança e na forma como as pessoas são tratadas e ouvidas.
Tecnologia da informação
Indubitavelmente uma das inovações que mais transformou o mercado de trabalho foi o surgimento da tecnologia da informação.
Ela causou, gradativamente, o abandono de práticas arcaicas com documentos e processos feitos à mão para dar lugar a processos mais confiáveis, completos e acessíveis através dos sistemas informatizados e da internet.
Logo, essa inovação tomou conta do mundo todo, de tal forma que, hoje, a maioria das empresas já conta com softwares de gerenciamento que aumentam drasticamente as suas capacidades.
Ações operacionais e administrativas ganharam muito mais eficiência, confiabilidade e praticidade, com algumas indo até o patamar da automação e sendo feitas de forma totalmente automática.
Trabalho remoto
O surgimento da pandemia da COVID-19 forçou as empresas a encontrarem novas soluções para um novo problema.
O trabalho remoto foi quase que instantaneamente implementado, mesmo sem a devida estrutura para isso.
Então, ao longo dos meses, as empresas foram adaptando seu trabalho a essa nova realidade.
O resultado disso é um grande número de empresas que, mesmo após o fim do isolamento, ainda mantêm boa parte de seus profissionais trabalhando remotamente.
Além disso, o trabalho remoto abriu possibilidades de expansão que, antes, eram exploradas por poucos.
Já não há mais a barreira da distância para fazer negócios com alguém que está em outra cidade ou estado, e até outros países.
Trabalho em coworking
Por fim, o coworking é um excelente exemplo de empreendedorismo e inovação.
Com um espaço compartilhado por várias empresas e profissionais que trabalham lado a lado, foi possível oferecer uma infraestrutura premium por um preço muito mais baixo do que o convencional.
Empresas começaram a migrar para o coworking simplesmente porque é mais vantajoso do que ter unidades próprias.
Até mesmo quem trabalhava em home office começou a perceber que, trabalhando em um coworking, o profissional se torna mais produtivo, tem melhores oportunidades e alcança o crescimento muito mais rapidamente.
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