Elevator Pitch: o que é e como deve ser criado?

Dois homens e duas mulheres fazem uma reunião empresarial, sentados à mesa em um escritório usando um laptop.

Elevator Pitch: o que é e como deve ser criado?

Para qualquer tipo de empresa, estratégias de divulgação são essenciais e servem para impulsionar o negócio rumo ao sucesso. Nesse sentido, existe uma ferramenta poderosa: o elevator pitch. 

O termo que vem do inglês significa “discurso de elevador“ e vem sendo usado não somente por empresas em ascensão, mas também por aquelas que procuram prosperar. 

A seguir, você vai entender melhor esse assunto!

O que é Elevator Pitch?

O conceito de elevator pitch é americano, e surgiu na década de 70, quando empresários passaram a encontrar potenciais clientes nos elevadores de prédios comerciais e ali mesmo, em pouco tempo, divulgavam seu produto ou serviço. 

Portanto, o elevator pitch é uma estratégia de marketing que consiste em um discurso rápido com o objetivo de divulgar um produto ou serviço oferecido por determinada empresa. 

Esse discurso tem como característica ser breve, objetivo, despertar a curiosidade e o interesse do interlocutor, a fim de que ele queira mais informações sobre o que se trata.

Nesse caso, a estratégia é muito eficiente para atrair investidores, parceiros e potenciais clientes.

Para que o Elevator Pitch serve?

O pitch serve, principalmente, para instigar o ouvinte a querer saber mais sobre a marca e os serviços que ela oferece, aumentando a possibilidade de retorno e contato. 

O intuito é que seja despertado o interesse e que sejam obtidas comunicações após o pitch, como pedir um cartão de visitas ou dar início a uma conversa. 

Não à toa, o elevator pitch é capaz de propiciar encontros e reuniões onde será possível apresentar, com maiores detalhes, as atuações da empresa e todos os aspectos do negócio.  

Ele também pode proporcionar entendimento dos pontos mais importantes da organização e seus fatores decisivos, além de poder ser usado em apresentações de feiras, congressos e bancas. 

É importante, porém, que se esteja muito atento às especificidades do elevator pitch. Isso porque, ele tem um “primo próximo”, que é o discurso de venda, com o qual pode ser confundido.

Discurso de Venda versus Elevator Pitch

Apesar de parecerem iguais e terem a mesma natureza, o elevator pitch é um discurso curto com o intuito de cativar o ouvinte a querer saber mais. 

Além disso, o pitch enfatiza os principais e mais importantes pontos de uma empresa. 

Por outro lado, o discurso de venda foca naquilo que será vendido para o cliente e quais são os benefícios que esse produto traz. 

Outra característica do discurso de venda é não possuir métrica. É claro que o ideal é que todos os discursos de marketing sejam curtos, mas isso não é uma regra para a fala de um vendedor. 

Em adição, um discurso de venda pode ser acompanhado de elementos visuais, como gráficos, cartões de visita, folders e banners. Enquanto isso, o elevator pitch tem como principal ferramenta o próprio discurso, e não utiliza nenhum recurso visual.

Portanto, não se engane na hora de construir a sua estratégia de marketing, esteja atento à formulação dos discursos e às características adequadas. 

A aplicação do Elevator Pitch no Networking

O pitch não é importante somente para relações com os clientes, mas também para a criação de redes de contatos. Aplicar o elevator pitch nos seus canais de networking pode ser uma ótima estratégia para atrair a atenção de novas parcerias. 

Um discurso bem moldado e feito com todos os pontos principais de uma empresa irá atrair todos os tipos de leitores, incluindo outros gestores e empresários. 

Sabendo que o networking é extremamente importante para as empresas, investir em meios de alcançar cada vez mais contatos e negócios é essencial para que o crescimento seja contínuo. 

O elevator pitch pode ser introduzido de diversas formas no networking, seja ele presencial ou online. No modelo presencial, você pode usar o seu elevator pitch durante conversas, reuniões, encontros e congressos. 

Isso é o que chamamos de “vender o seu peixe”. Com discursos rápidos, objetivos e discretos, você é capaz de induzir outros negociadores a se interessarem pela sua empresa. 

Já no modelo de negócio online, alguns exemplos de elevator pitch são as redes sociais e os perfis de networking da sua empresa, que podem ser ótimas vitrines.

Esse uso irá atrair mais pessoas interessadas para dentro da sua página ou perfil, dessa forma, é possível obter mais contatos e relações com apenas um clique. 

Afinal, como criar um Elevator Pitch?

Agora que você já compreendeu o que é um elevator pitch, sua importância e quais são as suas peculiaridades, é hora de colocar em prática e criar um “discurso de elevador” para sua empresa!

E é claro que ele não é feito de qualquer jeito, existem algumas diretrizes que devem ser seguidas para que seja possível desenvolver o elevator pitch perfeito!

Você deve começar respondendo algumas perguntas para identificar os elementos que vão estar presentes nas suas palavras:

  • Qual problema a sua empresa é capaz de resolver?
  • Qual o serviço oferecido por você para a solução do problema?
  • De que forma o seu negócio entrega a solução ao cliente?
  • Qual é o seu público-alvo?
  • Quais são os seus diferenciais?

Depois de responder todas essas questões da forma mais resumida possível, você terá em mãos todos os elementos necessários para montar o seu elevator pitch. 

A partir daí, você deve elaborar, juntamente com a sua equipe, um discurso intrigante, que contenha todos esses elementos.

Você deve se atentar para não elaborar um discurso raso, vago e sem embasamento. Sua fala deve ser completa, possuindo começo, meio e fim. 

Como fazer um Elevator Pitch dar certo?

Depois de entender como esse discurso é criado, ainda resta saber o que fazer para ter um bom elevator pitch e conseguir que ele dê certo. 

Para que ele funcione da maneira que você deseja, confira 3 dicas de ouro: 

1. Seja objetivo

O pitch não permite enrolação! Então, vá direto ao ponto e seja claro com o seu ouvinte. Seu discurso será muito mais atraente, profissional e efetivo dessa forma. 

Não se esqueça de que a essência do elevator pitch é ser um discurso rápido e direto.

2. Adapte conforme sua audiência

O seu discurso deve ser flexível. Por isso, se você está usando o seu elevator pitch em uma palestra para empresários, você pode usar um vocabulário mais técnico e profissional. 

Mas se você quiser usá-lo em uma rede social informal, talvez caiba palavras mais comuns e populares. 

3. Revise e atualize

Todo trabalho precisa de ajustes, portanto, revise o seu discurso até que seja ideal para a sua empresa e transmita todos os seus valores.

Não se esqueça também de atualizá-lo conforme o desenvolvimento da empresa. 

Com tudo isso em mente, que tal contar com o apoio de outros profissionais que podem te ajudar a desenvolver o seu elevator pitch?

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