Dicas essenciais para otimizar a gestão comercial

dicas essenciais para otimizar a gestão comercial

Dicas essenciais para otimizar a gestão comercial

Veja no post de hoje algumas dicas essenciais para otimizar a gestão comercial da sua empresa e obter melhores resultados.

 

O comércio está cada vez mais competitivo e o excesso de opções para o consumidor acentua ainda mais esse cenário.

Diante desse desafio, as empresas devem encontrar meios de melhorar sua gestão comercial a fim de ganhar a corrida por clientes.

Felizmente, não é tão difícil fazer isso. Com algumas práticas e estratégias, você consegue sair na frente.

No post de hoje, vamos explorar algumas dessas possibilidades.

 

Como melhorar a gestão comercial

Identifique entraves

A primeira coisa a fazer é identificar entraves e situações que estão bloqueando seus resultados.

Muitas vezes, os gestores não percebem isso intuitivamente e uma análise é necessária.

Faça um levantamento de todas as etapas do seu processo, desde a captação de recursos, compra de produtos ou fabricação até o momento da entrega do produto ao cliente.

Identifique quais etapas estão demorando mais, ou quais têm mais exigências para serem concluídas.

O segredo é simplificar essas etapas tanto quanto possível. Inclusive, algumas podem até ser totalmente eliminadas.

Quanto melhor fluir o processo, mais rápida será a entrega e mais rápido chegará o lucro.

 

Melhore a comunicação

A comunicação é uma das dicas essenciais para otimizar a gestão comercial de qualquer empresa.

Mesmo que você atue sozinho e não tenha funcionários, ainda se comunica com parceiros e fornecedores.

Busque otimizar toda e qualquer comunicação que se faça necessária.

Para isso, você pode disponibilizar mais formas de contato, incluindo o WhatsApp, que é prático e rápido.

Tenha menos etapas de comunicação entre as partes envolvidas. Ao invés de fazer um pré-atendimento, faça um atendimento completo.

Além disso, evite usar robôs que respondem mensagens automaticamente, pois isso desmotiva o comprador.

 

Saiba precificar

O preço dos seus produtos é um dos fatores mais importantes. Ele deve ser suficiente para cobrir as despesas e ainda sobrar lucro, mas não pode ser mais alto do que o consumidor está disposto a pagar.

Por outro lado, o preço também não pode ser baixo demais, ou o consumidor desconfiará da qualidade.

O ideal é encontrar o equilíbrio. A precificação deve respeitar uma taxa de lucro determinada por você.

O ideal é sempre conseguir, pelo menos, 100% de lucro. Ou seja, se o custo de uma caneca para você é R$ 25, ela deve ser vendida, no mínimo, a R$ 50.

 

Melhore o atendimento

O atendimento é tão essencial quanto qualquer outra dica que podemos te dar.

Sem um bom atendimento, você perde seus clientes e minimiza suas chances de concretizar as vendas.

Por isso, tente sempre focar no bom atendimento e oferecer soluções diferenciadas através dele.

O relacionamento com o cliente é essencial na jornada de compra de qualquer processo comercial.

É fundamental ter uma boa gestão de relacionamento para melhorar a satisfação do cliente.

Seja empático, simpático, prestativo, atencioso e cuidadoso.

Dessa forma, o cliente confiará e se identificará cada vez mais com a sua marca.

 

Conheça melhor os clientes

Através de um bom atendimento, você consegue conhecer cada vez melhor os seus clientes.

E essa é uma dica essencial para otimizar a gestão comercial. Todo gestor comercial deve entender exatamente o que os clientes esperam da sua marca.

Novos clientes podem ter necessidades diferentes de clientes antigos, então vale a pena manter informações sobre todos os perfis que você atende.

Basicamente, você precisa entender as dores e necessidades do seu cliente, quais soluções ele gostaria de ter, como gostaria de ser atendido e quais as suas expectativas com os resultados.

 

Preocupe-se com a logística

A gestão empresarial deve se preocupar não apenas com o processo de venda, mas também com a entrega e fornecimento.

Não adianta fazer seu cliente passar por todas as etapas do funil de vendas se, na hora da entrega, houver insatisfação.

Isso frustra e acaba com toda a experiência de compra, por melhor que seja o produto.

Portanto, avalie se o serviço de logística que você está contratando está valendo a pena e deixando os clientes satisfeitos.

Caso contrário, vale a pena investir em uma transportadora diferente para conseguir melhorar a satisfação e otimizar a gestão comercial.

 

Faça o controle de estoque

Finalmente, nenhuma empresa do setor comercial consegue fazer um bom trabalho sem uma boa gestão de estoque.

O controle de estoque ajuda a reduzir custos, entender o que comprar, quanto de cada item comprar e quando efetuar essa compra.

Além disso, ela também facilita o entendimento do que o seu cliente gosta de consumir.

Outro ponto positivo do controle de estoque é minimizar ou evitar perdas, que representam alto custo para sua empresa.

Se você quer saber como isso pode ser realizado, leia nosso artigo sobre a importância do controle de estoque para o setor comercial.

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