Veja no post de hoje algumas dicas essenciais para otimizar a gestão comercial da sua empresa e obter melhores resultados.
O comércio está cada vez mais competitivo e o excesso de opções para o consumidor acentua ainda mais esse cenário.
Diante desse desafio, as empresas devem encontrar meios de melhorar sua gestão comercial a fim de ganhar a corrida por clientes.
Felizmente, não é tão difícil fazer isso. Com algumas práticas e estratégias, você consegue sair na frente.
No post de hoje, vamos explorar algumas dessas possibilidades.
Como melhorar a gestão comercial
Identifique entraves
A primeira coisa a fazer é identificar entraves e situações que estão bloqueando seus resultados.
Muitas vezes, os gestores não percebem isso intuitivamente e uma análise é necessária.
Faça um levantamento de todas as etapas do seu processo, desde a captação de recursos, compra de produtos ou fabricação até o momento da entrega do produto ao cliente.
Identifique quais etapas estão demorando mais, ou quais têm mais exigências para serem concluídas.
O segredo é simplificar essas etapas tanto quanto possível. Inclusive, algumas podem até ser totalmente eliminadas.
Quanto melhor fluir o processo, mais rápida será a entrega e mais rápido chegará o lucro.
Melhore a comunicação
A comunicação é uma das dicas essenciais para otimizar a gestão comercial de qualquer empresa.
Mesmo que você atue sozinho e não tenha funcionários, ainda se comunica com parceiros e fornecedores.
Busque otimizar toda e qualquer comunicação que se faça necessária.
Para isso, você pode disponibilizar mais formas de contato, incluindo o WhatsApp, que é prático e rápido.
Tenha menos etapas de comunicação entre as partes envolvidas. Ao invés de fazer um pré-atendimento, faça um atendimento completo.
Além disso, evite usar robôs que respondem mensagens automaticamente, pois isso desmotiva o comprador.
Saiba precificar
O preço dos seus produtos é um dos fatores mais importantes. Ele deve ser suficiente para cobrir as despesas e ainda sobrar lucro, mas não pode ser mais alto do que o consumidor está disposto a pagar.
Por outro lado, o preço também não pode ser baixo demais, ou o consumidor desconfiará da qualidade.
O ideal é encontrar o equilíbrio. A precificação deve respeitar uma taxa de lucro determinada por você.
O ideal é sempre conseguir, pelo menos, 100% de lucro. Ou seja, se o custo de uma caneca para você é R$ 25, ela deve ser vendida, no mínimo, a R$ 50.
Melhore o atendimento
O atendimento é tão essencial quanto qualquer outra dica que podemos te dar.
Sem um bom atendimento, você perde seus clientes e minimiza suas chances de concretizar as vendas.
Por isso, tente sempre focar no bom atendimento e oferecer soluções diferenciadas através dele.
O relacionamento com o cliente é essencial na jornada de compra de qualquer processo comercial.
É fundamental ter uma boa gestão de relacionamento para melhorar a satisfação do cliente.
Seja empático, simpático, prestativo, atencioso e cuidadoso.
Dessa forma, o cliente confiará e se identificará cada vez mais com a sua marca.
Conheça melhor os clientes
Através de um bom atendimento, você consegue conhecer cada vez melhor os seus clientes.
E essa é uma dica essencial para otimizar a gestão comercial. Todo gestor comercial deve entender exatamente o que os clientes esperam da sua marca.
Novos clientes podem ter necessidades diferentes de clientes antigos, então vale a pena manter informações sobre todos os perfis que você atende.
Basicamente, você precisa entender as dores e necessidades do seu cliente, quais soluções ele gostaria de ter, como gostaria de ser atendido e quais as suas expectativas com os resultados.
Preocupe-se com a logística
A gestão empresarial deve se preocupar não apenas com o processo de venda, mas também com a entrega e fornecimento.
Não adianta fazer seu cliente passar por todas as etapas do funil de vendas se, na hora da entrega, houver insatisfação.
Isso frustra e acaba com toda a experiência de compra, por melhor que seja o produto.
Portanto, avalie se o serviço de logística que você está contratando está valendo a pena e deixando os clientes satisfeitos.
Caso contrário, vale a pena investir em uma transportadora diferente para conseguir melhorar a satisfação e otimizar a gestão comercial.
Faça o controle de estoque
Finalmente, nenhuma empresa do setor comercial consegue fazer um bom trabalho sem uma boa gestão de estoque.
O controle de estoque ajuda a reduzir custos, entender o que comprar, quanto de cada item comprar e quando efetuar essa compra.
Além disso, ela também facilita o entendimento do que o seu cliente gosta de consumir.
Outro ponto positivo do controle de estoque é minimizar ou evitar perdas, que representam alto custo para sua empresa.
Se você quer saber como isso pode ser realizado, leia nosso artigo sobre a importância do controle de estoque para o setor comercial.