Como cativar o cliente e aumentar seu sucesso nos negócios?

como cativar o cliente - mulher e homem se cumprimentando com um aperto de mão

Como cativar o cliente e aumentar seu sucesso nos negócios?

Aprenda como cativar o cliente e conseguir melhorar seu relacionamento de negócios, otimizando como o mercado enxerga sua empresa.

 

Muito se fala em encantar o cliente, criando uma relação de confiança e respeito.

Porém, nem sempre as empresas se lembram de fazer isso, e o relacionamento acaba sendo prejudicado.

Além disso, cada vez mais cuidar de antigos clientes é tão importante quanto atrair novos.

No post de hoje, você aprenderá a cativar e atrair clientes com algumas dicas essenciais.

 

Dicas para cativar o cliente

1 – Conheça seu cliente

Para que você possa vender um produto ou serviço, primeiro é necessário conhecer quem precisa dele.

A empresa pode até pular esse passo, mas se fizer isso, estará perdendo toda a essência da excelência.

Saiba quem são as pessoas que mais compram de você, o que elas pensam, o que elas precisam e o que elas querem.

Novos clientes só se sentirão atraídos pela sua marca se você oferecer algo que eles estejam procurando.

E, muitas vezes, isso está na forma como você se vende, e não na solução ou produto em si.

Pense no consumidor e em como ajudá-lo em suas necessidades.

 

2 – Experiência

Continuando a linha de raciocínio acima, você precisa se preocupar com a experiência que sua empresa proporciona ao cliente.

Desde o momento da descoberta da empresa até o pós-venda, tudo faz parte de um fluxo de relacionamento.

Algo que pode ajudar é pensar como você gostaria que fosse sua própria experiência caso estivesse comprando de sua empresa.

Tente estruturar um processo claro e sólido, diminuindo as margens para insatisfações e melhorando a experiência.

Muitas vezes, um detalhe que, para você, não tem importância, pode fazer a diferença. Então, fique atento a todo o processo.

 

3 – Atendimento

É inegável que um bom atendimento muda a percepção de quem está sendo atendido.

Uma das melhores formas de cativar o cliente é fornecendo o melhor atendimento possível.

E isso não se resume apenas a simpatia e respeito (que são os pontos mais essenciais), mas também ao que sua empresa está disposta a fazer pelo cliente.

Muitas empresas acabam se fechando atrás de processos tão inflexíveis que espantam seus melhores clientes.

Ao invés disso, busque ser mais flexível e adaptar os processos às necessidades de cada um, tanto quanto possível.

Pode ser mais trabalhoso, mas não é exatamente isso o que você está procurando?

Afinal, para cativar o cliente, é necessário fazer diferente, fazer algo que os outros não fazem!

 

4 – Facilidade na compra

Dificultar ou colocar impedimentos ao processo de compra é a mesma coisa que apresentar um concorrente ao seu cliente.

Ele procurará um lugar onde possa efetuar sua compra com mais facilidade.

Então, certifique-se de facilitar os processos e diminuir a burocracia. Simplifique ao invés de complicar.

Vale a pena fazer pelo seu cliente algo que ele não queira fazer, mas que é essencial para concretizar a venda.

Ofereça mais, ofereça melhor e ofereça sempre.

 

5 – Valor agregado

O valor agregado é o quão valioso seu produto ou serviço se torna para o cliente após a aquisição.

Ele representa o grau de satisfação, a conveniência e o número de soluções que você está entregando em um único pacote.

Quanto maior for o seu valor agregado, melhor você conseguirá cativar o cliente.

Por exemplo, é muito melhor comprar um antivírus e receber junto um gerenciador de senhas e uma ferramenta de VPN do que receber somente o antivírus.

Pense no que você pode fazer a mais pelo seu cliente e faça!

 

6 – Confiança

Para que o cliente confie na sua empresa, você precisa estabelecer uma relação sólida ao longo do tempo.

A integridade, a sinceridade e a qualidade são pontos centrais nesse quesito.

Quanto mais consistente for a experiência do cliente, mais ele confiará na sua marca.

Consequentemente, ele se tornará um cliente fiel, retornando sempre que precisar de você, além de recomendar voluntariamente sua empresa para outras pessoas.

E, quanto mais ele perceber que pode confiar em você, mais sólido se tornará esse relacionamento.

Por isso, seja sempre sincero, não omita, preste suporte e não tente induzir o cliente a uma compra que ele não quer fazer.

 

7 – Inovação

Tudo fica ainda melhor se você conseguir inovar em cima de todos os outros tópicos.

Se sua empresa for a primeira a oferecer uma nova solução, você já estará cativando o cliente.

Muitas vezes a inovação acontece por meio de terceiros, como foi o caso recente do PIX, uma solução bancária que muitas empresas adotaram para poder oferecer descontos aos seus clientes.

Em outras situações, a inovação só depende de você. Vale a pena fazer uma análise para descobrir novas formas de melhorar processos, serviços e produtos.

Pense no que sua empresa pode fazer de diferente que seria atrativo para o mercado.

 

8 – Marketing

Por fim, vamos falar sobre o marketing. Para cativar o cliente, você precisa se certificar de que sua comunicação está sendo feita da forma correta.

Hoje, a maioria das ações de marketing acontecem na internet, que é onde todo mundo está.

O cliente poderá entrar em contato com você pelas redes sociais, por e-mail, por telefone ou até mesmo WhatsApp.

Independentemente do canal de comunicação, avalie se a abordagem está sendo feita da maneira como o cliente gostaria que fosse.

Lembre-se da experiência de compra e também de conhecer o cliente.

Aproveite o poder das mídias sociais para entender o que ele busca e como transmitir uma oferta.

Aproveite e veja nosso post sobre 7 dicas de negociação para melhorar seus resultados.

 

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